quarta-feira, 4 de maio de 2022

PROPOSTA DIFERENCIADA DE TRABALHAR COM O TEMPO COMUNIDADE EM CURSO LEdoC/CN - CSHNB DA UFPI


  Com o surgimento da  pandemia do coronavírus (Corona Virus Disease - COVID-19) diversos setores da sociedade foram submetidos a mudanças. Com a educação não foi diferente. Professores e estudantes tiveram de se adequar  de forma inesperada ao ensino remoto e assim desenvolver habilidades e competências até então não desconhecidas. Embora na Universidade, alguns curso e docentes, fizessem uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), essa prática não era amplamente explorada no meio acadêmico, o que de certa forma, pode ter contribuído para a resistência da comunidade acadêmica em se adequar ao novo cenário educacional.
 Frente a isso, projetos de Extensão foram submetidos e aprovados com a finalidade de contribuir para minimizar a carência identificada ao longo do momento pandêmico. Assim como estratégias metodológicas diferenciadas tiveram de ser adotadas no desenvolvimento de algumas disciplinas acadêmicas. Aqui trouxemos o relato da disciplina de Bioquímica para o Ensino de Ciências (BEC), do curso de Licenciatura em Educação do Campo área Ciências da Natureza (LEdoC/CN) da Universidade Federal do Piauí. 
      A professora responsável pelo desenvolvimento da referida disciplina, vem buscando a cada período letivo, inserir ferramentas digitais em suas aulas ao passo que propõe atividades aos licenciandos que os estimule ao uso das mesmas, possibilitando que os estudantes se aproximem e façam uso recorrente dessas TDICs, tanto no que se refere à sua formação acadêmica quanto profissional. 
    Nesse período, a professora manteve a abordagem da disciplina, na perspectiva alimentar e acrescentou o uso de Livros Paradidáticos com a finalidade de ampliar o arcabouço teórico dos discentes quanto a associação dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina como os fatos do cotidiano. Para tanto, tendo duas turmas, a docente trabalhou os volumes 1 e 2 do Livro O QUE EINSTEIN DISSE AO COZINHEIRO, MAIS CIÊNCIA NA COZINHA, de Robert L. Wolker, Editora ZAHAR, 2005. Para cada turma, um volume, e atividades específicas. 
       Por exemplo: a turma 01 ficou com o volume 1 do livro citado. Com a turma reduzida, foi possível trabalhar PodCast e Padlet. Já a turma 02, que trabalhou o volume 2, fez uso exclusivo de Padlet, uma vez que o quantitativo de capítulos correspondia ao número de discentes na disciplina. Com a execução da atividade referente ao Tempo Comunidade do curso, a professora pode ouvir relatos dos acadêmicos do quão importante, ainda que desafiador, foi esse momento, uma vez que, segundo eles, ao longo do curso, em disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, essa foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de associar o conhecimento acadêmico como as ferramentas digitais de modo que a criatividade de cada um foi exaltada e valorizada, além dos aspectos teórico próprios da disciplina. 

     A apresentação das atividades propostas em cada turma, está disponível no EdQuímica EdBem, o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano! no link: https://www.youtube.com/watch?v=eeKm6gTvpSs
     Convidamos a todos/as para nos visitarem no canal, se inscreverem e divulgarem, para que outras pessoas se sintam estimuladas a desenvolver e aplicar formas mais dinâmicas em sala de aula, ainda que no formato híbrido, mas que potencializem a formação daqueles que estão em processo formativo, seja inicial ou continuado. 
Abraços e até breve com mais notícias do que estamos desenvolvendo.




quinta-feira, 3 de março de 2022

O QUE SÃO ÁTOMOS?

 

Você sabia que a menor unidade da matéria se chama ÁTOMO?

A palavra átomo vem do grego e significa “aquilo que não pode ser dividido”. Por exemplo, se você dividir um objeto de metal em um zilhão de partes, o menor pedaço que ainda estiver conservando as propriedades do metal será chamado ÁTOMO, ou seja, a menor unidade da matéria.

O livro “50 ideias de Química que você precisa conhecer” trás como primeira ideia, algumas concepções acerca do átomo. Inicia com breve relato sobre o químico inglês John Dalton, que foi um dos primeiros cientistas a proporem que os elementos são compostos de átomos indestrutíveis.

Ele disse, em essência, que elementos diferentes são feitos de átomos diferentes, os quais podem se combinar para formar compostos, e que reações químicas envolvem um rearranjo desses átomos (BIRCH, 2018, p. 10).

 

Sendo assim, os átomos são compostos de partículas menores. As mais conhecidas são:

PRÓTONS – Partículas de carga positiva.


NÊUTRONS – Partículas eletricamente neutras,

ou seja, que não têm carga elétrica.

ELÉTRONS – Partículas de carga negativa e massa

muito pequena.

O NÚCLEO incrivelmente denso e pequeno contém prótons carregados positivamente e nêutrons neutros, orbitados por elétrons carregados negativamente.

   

MODELOS ATÔMICOS


MODELO DE DALTON (1803): O químico inglês John Dalton foi um dos primeiros cientistas a proporem que os elementos são compostos de átomos indestrutíveis.


MODELO DE THOMSON (1898): Joseph John Thomson descobriu a existência de partículas negativas (elétrons) nos átomos e as imaginou distribuídas no interior de uma esfera de carga positiva, como passas incrustadas num bolinho.

 


MODELO DE RUTHERFORD (1911): Ernest Rutherford concluiu que todo átomo possui uma parte central, pequena e densa, de carga positiva, a qual chamou de núcleo. Descobriu que os elétrons giram em torno do núcleo num espaço quase vazio e batizou as partículas positivas do núcleo de prótons.

 
MODELO DE RUTHERFORD – BOHR (1913): O modelo de Rutherford foi complementado com descobertas realizadas pelo físico Niels Bohr em 1913. Bohr chegou à conclusão de que os elétrons orbitam a eletrosfera em camadas de diferentes níveis energéticos.

 


 REFERÊNCIAS

BIRCH, H. 50 ideias de Química que você precisa conhecer. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2018.

FULFARO, M.; THENÓRIO, I. O grande livro de Ciências do Manual do Mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

 

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Abraços em tod@s e se possível, FIQUEM EM CASA!!!



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

DICA DE LIVRO: 50 DICAS DE QUÍMICA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


Livro: 50 Ideias de Química que você precisa conhecer

Autora: Hayley Birch

Tema: Química

Número de páginas: 216

Editora: Planeta

Ano de publicação: 2018


Olá, tod@s bem?

Essa semana estamos passando para sugerir a leitura do livro: 50 Ideias de Química que você precisa conhecer". A obra lançada em 2018, pela editora Planeta, sob autoria de Hayley Birch. Esse livro aborda a Química e vários conceitos que aprendemos em sala de aula, mas de forma leve.

SINOPSE

Quais os combustíveis do futuro? Como aproveitar produtos naturais para combater doenças? É possível criar músculos artificiais? O que é "Química Verde"? Em 50 ideias de Química, que você precisa conhecer, a autora Hayley Birch responde a essas e outras tantas perguntas relacionadas. Parte da premiada série inglesa 50 ideias, este livro aborda os conhecimentos centrais da Química, introduzindo desde os seus conceitos mais antigos até as pesquisas mais modernas. Átomos, reações químicas, DNA, o processo Haber, enzimas na indústria, espectros, cristalografia, astroquímica, entre outros, são discutidos. Um guia completo para o mundo da Química - ciência fundamental para a compreensão da natureza e que nos fornece insights fascinantes sobre nossas origens, além de continuar revolucionando a vida como a conhecemos.

Você conhecia essa obra? Interaja conosco e compartilhe sua opinião. Vamos adorar a interação. Esperamos que tenham gostado da nossa indicação.

Abraços em tod@s e se possível, FIQUEM EM CASA!!!




terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O retorno das atividades acadêmicas em 2021.1

Fonte: https://www.facebook.com/cederjibbc/


 Olá....antes tarde do que nunca, não é mesmo?

Você é novo/a por aqui? Em caso afirmativo, torcemos para que você continue e nos indique para que possamos alcançar outras pessoas, que assim como você, se mostram interessadas pelo conhecimento. Com essa mensagem, iniciamos nossa primeira postagem de 2022 com votos de que em breve possamos está registrando o fim da pandemia do coronavírus (Corona Virus Disease - COVID-19).


Além disso, estamos aqui para registrar o inicio da disciplina de Bioquímica para o Ensino de Ciências (BEC) no formato remoto para o período de 2021.1. O conteúdo da disciplina seguirá o proposto na EMENTA (apresentada no inicio do período) e as atividades do tempo comunidade serão desenvolvidas a partir da leitura de livros que estabelecem vínculo com o conteúdo a ser trabalhado. 

Dessa forma, as duas turmas de BEC (A = terças-feira; B = quartas-feira) deverão realizar as leituras indicadas abaixo e acompanhar o desenvolvimento da disciplina para as orientações sobre o trabalho que será desenvolvido.

BEC A

BEC B

Até mais!



quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Como usar o Padlet nas aulas de Bioquímica? Uma sugestão interessante

 Olá pessoal, a quanto tempo, não é?

    Estamos em atividade remota e, ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, demanda tanto ou até mais tempo para planejamento e execução do que no ensino presencial. Mas vamos ao assunto de hoje. Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive numa disciplina de BIOQUÍMICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, no Curso em que trabalho. O material da disciplina é produzido por mim, através da indicação de colegas da Biologia, pesquisas em sites, livros, artigos, de modo que a cada período a disciplina é reformulada. Dificilmente trabalhamos com o mesmo material, ainda que o conteúdo seja fixo. 


    Nesse período estou com duas turmas, uma relativamente pequena e outra um pouco maior e por isso resolvi trabalhar de forma diferente em cada turma. Na menor, entrego ROTEIRO contendo aspectos que acredito ser interessante investigar e vou com eles realizando a construção do material. Com o advento do ensino remoto e pela necessidade de usar ferramentas digitais diversificadas* estou trabalhando com o Padlet (https://youtu.be/Pni1X1-NMsM). Usei o modelo MURAL e a partir da pesquisa realizada previamente pelos discentes, fomos em sala de aula construindo o material. Dessa forma, iniciei o Padlet com um texto sobre o tipo de açúcares (CARBOIDRATOS), e trabalhei o texto em sala de aula virtual. 

    Na sequência, coloquei tópicos sobre cada tipo de açúcar e pedi a contribuição dos presentes. Abaixo, disponibilizo o link para que vocês possam vê o resultado final, pois uma das funcionalidades dessa ferramenta é a possibilidade de salvar em diversos formatos (imagem, PDF, CSV, Planilha EXCEL, ou mesmo imprimir). Espero que gostem da ideia e quem sabe, possam montar seus Padlets.

Padlet AÇÚCARES

Até breve e não esqueçam de nos visitar em outras mídias:

no YouTube: EdQuímica EdBem- o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!

no Instagram:@edquimicaedbem e @quimicast

quarta-feira, 30 de junho de 2021

DICA DE LIVRO: O GRANDE LIVRO DE CIÊNCIAS DO MANUAL DO MUNDO

 Livro: O grande livro de Ciências do Manual do Mundo

Autor: Mari Fulfaro e Iberê Thenório

Organizado por: Workman Publishing

Gênero: Ciências

Número de páginas: 518

Editora: Sextante

Estamos passando para sugerir a leitura do livro: O GRANDE LIVRO DE CIÊNCIAS DO MANUAL DO MUNDO. A obra lançada em 2020, pela editora Sextante, sob autoria de Mari Fulfaro e Iberê Thenório, conta com um milhão de exemplares vendidos no mundo. Seu diferencial é o registro de INCRÍVEIS e DIVERTIDAS anotações para se aprender sobre a Vida e o Universo.


Supercolorido, rabiscado de marca-texto e com ilustrações engraçadas, o livro é repleto de informação e muita diversão. Nele, os autores trazem macetes de memória, definições simples, tabelas práticas e testes de conhecimento.

Nele, o leitor vai encontrar assuntos vinculados a Ciência como: universo e sistema solar; reações químicas; estrutura da Terra; sistemas corpóreos; teoria celular; clima; evolução e fósseis; ecossistemas, por exemplo.

Como esses assuntos nos interessam bastante, resolvemos partilhar com vocês e dessa forma divulgar tanto o livro quanto os assuntos, para que assim possamos combater falsas informações vinculadas nos meios de comunicação.

Você conhecia essa obra? Interaja conosco e compartilhe sua opinião. Vamos adorar a interação.

terça-feira, 29 de junho de 2021

De live em live vamos nos aprimorando II


Olá, há quanto tempo. Hoje vim pessoalmente conversar com vocês. Faz pouco mais de um ano, que escrevi "DE LIVE EM LIVE VAMOS NOS APRIMORANDO" e de lá pra cá, não fiz nenhum outro registro das inúmeras lives que participei e/ou assisti. Tempo, disponibilidade, ..., poderia usar qualquer uma dessas justificativas, mas para os que estão mais próximos, logo iriam perceber que o motivo mesmo foi falta de interesse em registrar tudo o que vi e ocorreu. Confesso que frente a finalização do texto da tese e outras demandas, acabei não mais tendo como me dedicar a vocês. No entanto, mesmo não escrevendo diretamente, todas as postagens passaram por mim e foram bem selecionadas pela bolsista do Projeto de Extensão e de Pesquisa, Juliana Farias.

Porém, nas últimas semana, ainda que esteja em período letivo, com aulas remotas, acompanhando Estágios Remotos, escrevendo e desenvolvendo ações no grupo dos Projetos, tenho assistido a algumas lives e uma delas me inspirou profundamente a redigir esse texto pra vocês. Vou contar como tudo começou....

Em uma bela tarde de sábado, eis que estava rolando as notificações do YOUTUBE quando encontrei um canal denominado "Química em Sintonia". Me chamou a atenção principalmente por ser uma ação vinculada a UFC, local aonde conclui o curso de Especialização e Mestrado. De imediato cliquei e lá encontrei uma MARAVILHOSA PALESTRA de um ex-professor na graduação (que não concluí) Prof. Dr. Francisco Belmino Romero. Imediatamente, comecei a assistir e rememorar as aulas maravilhosas que tive no curto período que cursei Química Bacharelado na instituição.

Após essa fantástica experiência me inscrevi no canal. No último sábado, 26 de Junho, não podendo assistir a live, o fiz na segunda feira, 28, onde tive a oportunidade de assistir a fala do Prof. Antonio Florencio, discorrendo sobre Divulgação Científica. Vocês sabem que esse assunto é o alicerce de todo o trabalho que desenvolvo na UFPI e portanto, me interessa bastante ouvir quem também investiga o tema.

 Em sua fala, o Prof. Florencio, que também é cearense, citou assuntos de muita importância no cenário atual e que em muito contribuem para entendermos como a comunidade científica permitiu chegarmos até aqui. Uma de suas citações foi sobre a Síndrome de Cassandra, a partir de onde o mesmo ainda faz referência ao trabalho e palestra da Profa. Natalia Pasternak. Logo após a live, fui em busca da palestra citada e localizei também o texto escrito pela Profa. Natália, onde é possível localizarmos questões atualíssimas e que nos provocam reflexões e sacodem o terreno de inércia no qual estamos calmamente a andar. Dito isso, e inundada por forte sentimento de que devemos nos fazer ouvir e que não é possível permanecermos sem voz, escrevo essas poucas linhas, mas acima disso, compartilho com vocês os links da live do Prof. Florencio,  da palestra da Profa. Natália Pasternak bem como o link de um texto escrito pela professora que contempla a sua fala na palestra.

A todos e todas, meus sinceros abraços e se possível, fiquem em casa. E não esqueçam que, caso já tenham sido imunizados/as CONTINUEM USANDO MÁSCARA.

Live 

Palestra

Texto 

 

 

 

 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

A QUÍMICA DA COR

 A Terra é azul!

Essa foi a exclamação do primeiro homem ao ver o nosso planeta do espaço, o russo Yuri Gagarin. O astronauta poderia ter dito qualquer outra frase, mas o que de fato impressionou, foi a cor do nosso planeta. Nem mesmo o formato da Terra despertou tanto interesse em Gagarin quanto a sua coloração.

A exclamação de Gagarin é reveladora do fascínio que a cor exerce sobre a humanidade. A cor desperta nossas emoções, dá nova dimensão aos objetos, modifica espaços, altera formas. O azul visto por Gargarin, é resultado da refração da luz solar, um fenômeno natural. Contudo, muito do azul e também das outras cores que enxergamos tem sua origem na Química, mais especificamente nos pigmentos e corantes.


A maioria dos objetos com os quais convivemos no nosso dia a dia possui cores, como as frutas, flores, roupas, os cabelos. O que os exemplos citados têm em comum é que suas cores são formadas pela absorção de comprimentos de onda complementares, por compostos orgânicos. 

Foi por meio da Química que o homem conseguiu reproduzir os magníficos tons e cores gerados pela natureza, além de criar novas e infinitas tonalidades. O processo de síntese para a produção de corantes e pigmentos foi desenvolvido no século XIX.

Antes dessa inovação, o homem utilizava minérios, como os óxidos de ferro e de manganês, ou extratos vegetais para dar cor a artigos e objetos, o que limitava muito a produção e a criatividade dos artistas.

As mais importantes categorias de pigmentos são os orgânicos e os de óxidos de ferro. Os pigmentos são aplicados em todos os tipos de substratos, dando cor aos produtos. Eles estão presentes em tintas e vernizes, plásticos, embalagens, fibras sintéticas, impressões gráficas, tecidos, couros, na área farmacêutica e na indústria alimentícia, por exemplo.

Há milhares de corantes e pigmentos químicos. Alguns têm nomes bem difíceis de pronunciar, como o tetrabromofluoresceína, utilizado para colorir líquidos em geral. Mas a complexidade dos nomes químicos é uma outra questão. É mais simples e poético utilizar nomes populares. Imaginem se Gagarin tivesse dito: "A terra tem a tonalidade do 1-(2-hidroxietilamino) 4-metilaminoantraquinona"? Azul é bem melhor!!!

Esperamos que vocês tenham gostado desse post.

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quarta-feira, 28 de abril de 2021

28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

 


No dia 28 de abril comemora-se o DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO e, este ano, mais do que nunca, merece ser celebrado. A data, que foi estabelecida há 21 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação, simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030. O acordo procurava, sobretudo, encorajar a construção de uma sociedade mais justa através da educação e da participação da família. Coincidentemente, mais de duas décadas após essa data se firmar no calendário, a educação mundial vive um processo de reformação.

O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância da educação para a formação de todos os indivíduos, incluindo a educação escolar, social e familiar. A educação contribui não somente para o desenvolvimento das pessoas, mas também para a aquisição de valores que são essenciais para o convívio e desenvolvimento da autonomia e do senso crítico.

Hoje não é oficialmente Dia do Professor, mas não faria sentido falar em Dia Mundial da Educação sem falar daqueles que a escolhem como modo de vida.

É importante relembrarmos que já faz um ano que o ensino remoto entrou nas nossas rotinas (daqueles que possuem acesso à internet, vale ressaltar) e revelou os obstáculos dos métodos de aprendizagem e a desigualdade social no Brasil. A educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo, impossibilitando a formação dos professores diante do novo normal imposto pelo sistema remoto e o apoio às famílias na hora de direcionar os alunos durante este processo.

Os educadores serão lembrados como guerreiros valentes que em meio a essa batalha contra o inimigo invisível, encararam as dificuldades de forma corajosa e aprenderam a usar as novas ferramentas, lutando contra os desafios digitais na busca da melhor maneira de ensinar e se relacionar com os alunos.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

RADIOACTIVE, NOVO TÍTULO DISPONÍVEL AOS QUE CURTEM CIÊNCIA

 Olá pessoal, tod@s bem?

Estamos passando hoje para indicar o filme RADIOACTIVE, disponível na NETFLIX. O filme é inspirado no livro "Radioactive - Marie e Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout", de 2010. Escrito por Lauren Redniss, o autor conta a história de amor dos cientistas, cercada com importantes descobertas do casal Curie, para a humanidade e honra de Rosamund Pike, que deu vida a Marie Curie, única mulher a ser laureada com dois (2) prêmios Nobel.

O enredo intenciona apresentar a vida pessoal e profissional de Marie Curie, frente aos desafios da época em que uma mulher não tinha os mesmos direitos que os homens. A cientista teve história de vida trágica. Perdeu o marido ainda jovem, atropelado por uma carroça, ao mesmo tempo em que sofria as ações degradantes das radiações sob o organismo. A cientista morreu aos 66 anos da mesma situação.

O casal foi pioneiro no campo da radioatividade. Primeiro, por conta da pesquisa na área, venceram o Prêmio Nobel de Física em 1903. Após a morte de Pierre, Marie Curie seguiu as pesquisas e descobriu os elementos RÁDIO (Ra) e POLÔNIO (Po). Com isso, venceu o Prêmio Nobel de Química em 1911, se tornando a única mulher a ter dois troféus e a única pessoa com essa conquista em áreas diferentes.

É importante ressaltar que no filme houve algumas mudanças, por exemplo, a trama do romance de Marie e Pierre Curie tem momentos criados para ficar mais cinematográfico. E ao mesmo tempo, o filme deixa de fora alguns momentos que aconteceram, como a rejeição da Marie ao pedido inicial de casamento que Pierre a fez.

E então, o que acharam da nossa sinopse?

Nos conte nos comentários se vocês já assistiram a esse filme ou se ainda irão assistir.

Não se esqueçam de nos acompanhar nas nossas redes sociais.

Se você gostou, compartilhe com outras pessoas e continue contribuindo conosco na divulgação do nosso trabalho.

REFERÊNCIAS

TOMÉ, B. Radioactive: veja o que filme mudou sobre história de Marie Curie. Observatório do Cinema, 2021. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2021/04/radioactive-veja-o-que-filme-mudou-sobre-historia-de-marie-curie>. Acesso em: 18 de Abr. de 2021.