quarta-feira, 25 de maio de 2022

DICA DE LIVRO: Ciência Picareta

Livro: Ciência Picareta

Autor: Ben Goldacre

Editora: Civilização Brasileira

Ano de publicação: 2015 

Edição:

Olá tod@s bem?

Essa semana estamos passando para sugerir a leitura do livro "Ciência Picareta". Questionamentos sobre como a mídia promove os equívocos do público sobre a ciência? Por que pessoas inteligentes acreditam em tolices? Essas perguntas foram a motivação para o livro Ciência Picareta e são devidamente respondidas ao longo da obra. A autoria é do escritor Ben Goldacre, que é também radialista e médico, conhecido por escrever a coluna Bad Science no Jornal The Guardian.

Essa obra se mostra atual neste momento de pandemia da Covid-19, em que nem sempre é uma tarefa fácil discernir o que é ciência baseada em evidências e o que é pseudociência. O autor ainda explica o que é efeito placebo, alerta para os riscos da homeopatia, como identificar se uma estatística esta errada e faz uma reflexão sobre os medos da sociedade em relação à saúde. Destaque para o capítulo que aborda como a mídia promove os equívocos do público sobre a ciência.

De acordo com Ben Goldacre, as histórias sobre ciência geralmente se enquadram em uma dentre três categorias: (i) histórias excêntricas; (ii) descobertas revolucionárias e (iii) histórias de terror. Cada categoria, afirma ele, sabota e distorce a ciência a seu próprio modo.

Dessa forma, disponibilizamos o livro em pdf. Clique a seguir para abri-lo em uma nova aba e aproveite a sua leitura! -> CLIQUE AQUI PARA ABRIR O LIVRO CIÊNCIA PICARETA <-

Esperamos que com a leitura deste livro, você possa amadurecer e mudar a visão sobre o que é divulgado nos noticiários, despertando um senso mais crítico sobre as informações que são veiculadas nos meios de comunicação. Mas antes, nos responda se você já conhecia essa obra? Vamos adorar a sua interação. 

E esperamos que tenham gostado da nossa indicação. Abraços em tod@s!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.