segunda-feira, 30 de novembro de 2020

I WEBNÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO: Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais

Olá pessoal, como dissemos na postagem anterior, hoje estamos apresentando o resumo do I Webnário do Programa de Extensão: Divulgação e Alfabetização Científica por meio das Mídias Digitais, que ocorreu no último dia 17. A mediação do evento esteve sob a responsabilidade da também coordenadora do Projeto, a Profa. Dra. Edneide Silva e contou com a participação dos estudantes/bolsistas voluntários: Antônio Marcelo, Fernando Barros, Iêda Batista, Juliana Silva e Poliana Carvalho.

Os estudantes/bolsistas voluntários foram os palestrantes do evento, uma vez que o PAINEL do I Webnário foi: Como as mídias digitais podem contribuir no Ensino de Química, e os mesmos desenvolvem ações específicas para cada mídia trabalhada. Assim, a mediadora fez uma apresentação geral de como e porque surgiu o projeto e fazendo relação com sua trajetória profissional.

Dessa forma, a partir do uso de slides organizados pelos responsáveis por uma dada ação,  o evento foi gravado via Plataforma Google Meet e transmitido ao vivo pelo canal do You Tube: EdQuímica EdBem-ocanal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!, que também é uma ação e mídia trabalhada no Projeto.

Os primeiros painelistas apresentaram a mídia podcast e explicaram como surgiu o Quimicast: o podcast que tem Química!, seu formato, produção e edição. De modo que vincularam sua existência a temática "Podcast como ferramenta de divulgação científica", e como utilizam essa ferramenta para promover a divulgação científica e apresentar os conteúdos de Química presente no nosso cotidiano de forma simples e acessível, tanto para as pessoas que possuem educação formal, quanto para as que não possuem.

O Quimicast está disponível nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, Overcast, Breaker, Radio Public e Anchor. Esse Podcast está vinculado ao Instagram @Quimicast, onde são publicadas informações sobre os episódios, assuntos científicos, sugestões culturais e atualidades científicas.

 


A segunta painelista relatou sobre o tema "Vinculando o conhecimento químico ao cotidiano pelas plataformas digitais: Blogger e Instagram”. Explicou as ações realizadas no Instagram @EdQuimicaEdBem e nos blogs www.edquimicaedbem.blogspot.com e www.qualopapeldoprofessorcoordenador.blogspot.com, bem como  expôs os objetivos dos blogs e do Instagram, e apresentou exemplos de postagens já realizadas.


O painelista posterior trouxe a temática "Desmistificando a Química através do YouTube”, relacionando ao Canal EdQuímica EdBem-o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano! Em sua fala, mostrou a importância do uso do YouTube como ferramenta que aproxima e desmistifica a Química, vinculando sempre ao nosso cotidiano. Apresentou também exemplos de publicações já realizadas e explicou o processo de criação de um mascote, batizado pelo grupo como “NANDINHO”, onde para a sua criação foram usados recursos de edição e movimentos mais aprimorados.

A última painelista trouxe a temática "Clubes de Ciências como estratégias de ensino de Ciências da Natureza: perspectivas e projeções".  Essa apresentação foi bem singular, tendo em vista que está iniciando e que se configura em ações de pesquisa bibliográfica para depois partir para a experimental e quiçá implementação de Clubes de Ciências na macrorregião de Picos. 

Não esqueçam que vocês podem assistir a transmissão completa do I Webnário, que está disponível no canal do You Tube EdQuímica EdBem- o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano! Passem lá, se inscrevem e ativem as notificações. Temos certeza de que vocês vão gostar.

Além disso, disponibilizamos abaixo os links de todas as mídias que trabalhamos no Projeto. Nos sigam, curtam e nos ajudem a divulgar nosso trabalho.

Para acessar: https://www.youtube.com/watch?v=N5dmekAhTOg&t=7449s




Esperamos que vocês tenham gostado do resumo.

BOA LEITURA e FIQUEM EM CASA!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.