quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Conhecimentos de Química e Biologia consolidados na disciplina de Bioquímica para o Ensino de Ciências (BEC)

Em uma busca rápida pelos sítios eletrônicos, ou mesmo no início de livros textos que tratam sobre Bioquímica, é fácil encontrarmos a sua definição. Aqui, trago o conceito disponível no dicionário Oxford, que diz: é a ciência (ou ramo) interdisciplinar que utiliza princípios e métodos da Química na investigação das transformações que ocorrem nas substâncias e moléculas provenientes de seres vivos e de seus processos metabólicos; química biológica, química fisiológica. Dessa forma, é possível compreendermos que trata-se de uma área que necessita de conhecimentos da Química e da Biologia. 
No curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciência da Natureza, a disciplina é Bioquímica para o Ensino de Ciências e sua EMENTA deixa evidente, a forma como se faz necessário o conhecimento das duas disciplinas na composição da BEC, de modo que a cada período em que trabalhamos com essa disciplina, vamos aperfeiçoando-a e direcionando para a abordagem alimentar, tendo em vista que se torna mais atrativa e os educandos têm a possibilidade de compreender melhor os processos metabólicos realizados no e pelo organismo. 
Disto isso, para o período de 2022.1, a nossa proposta é trabalhar com o livro de Robert L. Wolke, A química dos alimentos: A ciência na cozinha. Nele, o autor aborda assuntos do tipo: qual a diferença entre fermento em pó e bicarbonato de sódio? Ajinomoto faz mal à saúde? Como é feito o vinagre? O texto é um ensaio esclarecedor e divertido sobre a Química na cozinha. Com linguagem acessível e inteligente, o autor que também é químico esclarece cientificamente o que crescemos ouvindo nossos pais falar mas que não compreendíamos. No entanto, também descarta informações e mitos ultrapassados sobre alimentos. O texto é parte integrante do livro O que Einstein disse a seu cozinheiro, publicado pela mesma editora. 
Tendo em vista a apresentação da disciplina e a proposta que a ministrante vem desenvolvendo em suas pesquisas, a leitura do livro se faz necessária para o desenvolvimento das atividades acadêmicas que serão apresentadas ao longo da disciplina. Por isso, abaixo segue link de acesso ao texto. 
Boa leitura e até breve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.