quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Como usar o Padlet nas aulas de Bioquímica? Uma sugestão interessante

 Olá pessoal, a quanto tempo, não é?

    Estamos em atividade remota e, ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, demanda tanto ou até mais tempo para planejamento e execução do que no ensino presencial. Mas vamos ao assunto de hoje. Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive numa disciplina de BIOQUÍMICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, no Curso em que trabalho. O material da disciplina é produzido por mim, através da indicação de colegas da Biologia, pesquisas em sites, livros, artigos, de modo que a cada período a disciplina é reformulada. Dificilmente trabalhamos com o mesmo material, ainda que o conteúdo seja fixo. 


    Nesse período estou com duas turmas, uma relativamente pequena e outra um pouco maior e por isso resolvi trabalhar de forma diferente em cada turma. Na menor, entrego ROTEIRO contendo aspectos que acredito ser interessante investigar e vou com eles realizando a construção do material. Com o advento do ensino remoto e pela necessidade de usar ferramentas digitais diversificadas* estou trabalhando com o Padlet (https://youtu.be/Pni1X1-NMsM). Usei o modelo MURAL e a partir da pesquisa realizada previamente pelos discentes, fomos em sala de aula construindo o material. Dessa forma, iniciei o Padlet com um texto sobre o tipo de açúcares (CARBOIDRATOS), e trabalhei o texto em sala de aula virtual. 

    Na sequência, coloquei tópicos sobre cada tipo de açúcar e pedi a contribuição dos presentes. Abaixo, disponibilizo o link para que vocês possam vê o resultado final, pois uma das funcionalidades dessa ferramenta é a possibilidade de salvar em diversos formatos (imagem, PDF, CSV, Planilha EXCEL, ou mesmo imprimir). Espero que gostem da ideia e quem sabe, possam montar seus Padlets.

Padlet AÇÚCARES

Até breve e não esqueçam de nos visitar em outras mídias:

no YouTube: EdQuímica EdBem- o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!

no Instagram:@edquimicaedbem e @quimicast

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.