quinta-feira, 3 de março de 2022

O QUE SÃO ÁTOMOS?

 

Você sabia que a menor unidade da matéria se chama ÁTOMO?

A palavra átomo vem do grego e significa “aquilo que não pode ser dividido”. Por exemplo, se você dividir um objeto de metal em um zilhão de partes, o menor pedaço que ainda estiver conservando as propriedades do metal será chamado ÁTOMO, ou seja, a menor unidade da matéria.

O livro “50 ideias de Química que você precisa conhecer” trás como primeira ideia, algumas concepções acerca do átomo. Inicia com breve relato sobre o químico inglês John Dalton, que foi um dos primeiros cientistas a proporem que os elementos são compostos de átomos indestrutíveis.

Ele disse, em essência, que elementos diferentes são feitos de átomos diferentes, os quais podem se combinar para formar compostos, e que reações químicas envolvem um rearranjo desses átomos (BIRCH, 2018, p. 10).

 

Sendo assim, os átomos são compostos de partículas menores. As mais conhecidas são:

PRÓTONS – Partículas de carga positiva.


NÊUTRONS – Partículas eletricamente neutras,

ou seja, que não têm carga elétrica.

ELÉTRONS – Partículas de carga negativa e massa

muito pequena.

O NÚCLEO incrivelmente denso e pequeno contém prótons carregados positivamente e nêutrons neutros, orbitados por elétrons carregados negativamente.

   

MODELOS ATÔMICOS


MODELO DE DALTON (1803): O químico inglês John Dalton foi um dos primeiros cientistas a proporem que os elementos são compostos de átomos indestrutíveis.


MODELO DE THOMSON (1898): Joseph John Thomson descobriu a existência de partículas negativas (elétrons) nos átomos e as imaginou distribuídas no interior de uma esfera de carga positiva, como passas incrustadas num bolinho.

 


MODELO DE RUTHERFORD (1911): Ernest Rutherford concluiu que todo átomo possui uma parte central, pequena e densa, de carga positiva, a qual chamou de núcleo. Descobriu que os elétrons giram em torno do núcleo num espaço quase vazio e batizou as partículas positivas do núcleo de prótons.

 
MODELO DE RUTHERFORD – BOHR (1913): O modelo de Rutherford foi complementado com descobertas realizadas pelo físico Niels Bohr em 1913. Bohr chegou à conclusão de que os elétrons orbitam a eletrosfera em camadas de diferentes níveis energéticos.

 


 REFERÊNCIAS

BIRCH, H. 50 ideias de Química que você precisa conhecer. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2018.

FULFARO, M.; THENÓRIO, I. O grande livro de Ciências do Manual do Mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

 

Você gostou desse conteúdo? Interaja conosco e nos dê sua opinião. Vamos adorar receber seu feedback. Esperamos que tenham gostado.

Abraços em tod@s e se possível, FIQUEM EM CASA!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.