sexta-feira, 31 de julho de 2020

Livro: Substâncias Químicas a história de um devir

Essa semana passamos para sugerir a leitura do livro: Substâncias Químicas a história de um devir, sob a autoria de João Roberto Ratis Tenório da Silva, pela Editora Appris, no ano de 2017.
Na obra o autor relata que mesmo o assunto tendo sido trabalhado por ele há algum tempo, nessa obra houve "mergulho em algumas fontes historiográficas, além de uma análise sobre as implicações sobre as concepções encontradas na aprendizagem".
Ainda segundo o autor, no livro há a proposição de "apresentação e discussão sobre os diversos modos de pensar o conceito de substância, identificados ao longo da história da Química, levantando alguns pontos de cunho historiográfico".
João Roberto afirma que "o objetivo central do livro é traçar um percurso histórico do conceito de substância, mostrando sua polissemia em um domínio sóciocultural, desde sua gênese na Filosofia Clássica, até os dias atuais, na forma como ele é trabalhado nas salas de aula de Química". Entretanto alerta para o fato de que a obra não se aprofunda "em discussões filosóficas ou epistemológicas", muito embora faça indicações de referências para essa finalidade.
A obra está dividida em 6 capítulos e conta no total de 95 páginas, das quais 75 estão distribuídas com a temática. O capítulo 1, intitulado PRICÍPIO, trata sobre a composição do Universo, a matéria, os planetas, as primeiras substâncias químicas que foram identificadas, abordadas num contexto histórico que nos proporciona verdadeira viagem nas civilizações antigas, de modo mais aproximado do Egito à Grécia. O capítulo 2, de nome OUSIA, que tem como tradução ser um substantivo da lígua grega, formado a partir do feminino do particípio presente do verbo "ser" e é traduzido para o potuguês como substância ou essência. A partir desse capítulo o autor inicia a sua discussão sobre o tema. No capítulo 3 a abordagem segue o caminho DA ALQUIMIA À QUÍMICA, e tem esse título. É nesse capítulo que o autor cita e nos convida a conhecer a obra de Goldfarb, sob o mesmo título. No capítulo 4, DO ELEMENTAR À DECOMPOSIÇÃO, o autor dá sequência a ideia iniciada no capítulo 3 e nos conduz a conhecer as contribuições "de vários estudiosos que, empiricamente, foram refutando algumas ideias que perduraram toda a Alquimia". Em sequência, o capítulo 5, trata sobre SUBSTÂNCIA COMO DEVIR, fazendo uma abordagem das contribuições científicas do casal Curie, Einstein, Lavoisier, dentre tantos outros nomes e suas considerações sobre o assunto. No último capítulo, CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES, o autor finaliza sua obra apresentando suas concepções sobre o assunto transpondo para os tempos atuais.
Essa foi a nossa interpretação do livro sugerido e considerando que a escrita é linear, a leitura torna-se agradável e envolvente, e por isso está como nossa indicação de leitura. Quem sabe se vocês não aproveitam o final de semana para lê e passam depois para dividir conosco.
Abraços a todos e se possível, FIQUEM EM CASA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.