terça-feira, 29 de junho de 2021

De live em live vamos nos aprimorando II


Olá, há quanto tempo. Hoje vim pessoalmente conversar com vocês. Faz pouco mais de um ano, que escrevi "DE LIVE EM LIVE VAMOS NOS APRIMORANDO" e de lá pra cá, não fiz nenhum outro registro das inúmeras lives que participei e/ou assisti. Tempo, disponibilidade, ..., poderia usar qualquer uma dessas justificativas, mas para os que estão mais próximos, logo iriam perceber que o motivo mesmo foi falta de interesse em registrar tudo o que vi e ocorreu. Confesso que frente a finalização do texto da tese e outras demandas, acabei não mais tendo como me dedicar a vocês. No entanto, mesmo não escrevendo diretamente, todas as postagens passaram por mim e foram bem selecionadas pela bolsista do Projeto de Extensão e de Pesquisa, Juliana Farias.

Porém, nas últimas semana, ainda que esteja em período letivo, com aulas remotas, acompanhando Estágios Remotos, escrevendo e desenvolvendo ações no grupo dos Projetos, tenho assistido a algumas lives e uma delas me inspirou profundamente a redigir esse texto pra vocês. Vou contar como tudo começou....

Em uma bela tarde de sábado, eis que estava rolando as notificações do YOUTUBE quando encontrei um canal denominado "Química em Sintonia". Me chamou a atenção principalmente por ser uma ação vinculada a UFC, local aonde conclui o curso de Especialização e Mestrado. De imediato cliquei e lá encontrei uma MARAVILHOSA PALESTRA de um ex-professor na graduação (que não concluí) Prof. Dr. Francisco Belmino Romero. Imediatamente, comecei a assistir e rememorar as aulas maravilhosas que tive no curto período que cursei Química Bacharelado na instituição.

Após essa fantástica experiência me inscrevi no canal. No último sábado, 26 de Junho, não podendo assistir a live, o fiz na segunda feira, 28, onde tive a oportunidade de assistir a fala do Prof. Antonio Florencio, discorrendo sobre Divulgação Científica. Vocês sabem que esse assunto é o alicerce de todo o trabalho que desenvolvo na UFPI e portanto, me interessa bastante ouvir quem também investiga o tema.

 Em sua fala, o Prof. Florencio, que também é cearense, citou assuntos de muita importância no cenário atual e que em muito contribuem para entendermos como a comunidade científica permitiu chegarmos até aqui. Uma de suas citações foi sobre a Síndrome de Cassandra, a partir de onde o mesmo ainda faz referência ao trabalho e palestra da Profa. Natalia Pasternak. Logo após a live, fui em busca da palestra citada e localizei também o texto escrito pela Profa. Natália, onde é possível localizarmos questões atualíssimas e que nos provocam reflexões e sacodem o terreno de inércia no qual estamos calmamente a andar. Dito isso, e inundada por forte sentimento de que devemos nos fazer ouvir e que não é possível permanecermos sem voz, escrevo essas poucas linhas, mas acima disso, compartilho com vocês os links da live do Prof. Florencio,  da palestra da Profa. Natália Pasternak bem como o link de um texto escrito pela professora que contempla a sua fala na palestra.

A todos e todas, meus sinceros abraços e se possível, fiquem em casa. E não esqueçam que, caso já tenham sido imunizados/as CONTINUEM USANDO MÁSCARA.

Live 

Palestra

Texto 

 

 

 

 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

A QUÍMICA DA COR

 A Terra é azul!

Essa foi a exclamação do primeiro homem ao ver o nosso planeta do espaço, o russo Yuri Gagarin. O astronauta poderia ter dito qualquer outra frase, mas o que de fato impressionou, foi a cor do nosso planeta. Nem mesmo o formato da Terra despertou tanto interesse em Gagarin quanto a sua coloração.

A exclamação de Gagarin é reveladora do fascínio que a cor exerce sobre a humanidade. A cor desperta nossas emoções, dá nova dimensão aos objetos, modifica espaços, altera formas. O azul visto por Gargarin, é resultado da refração da luz solar, um fenômeno natural. Contudo, muito do azul e também das outras cores que enxergamos tem sua origem na Química, mais especificamente nos pigmentos e corantes.


A maioria dos objetos com os quais convivemos no nosso dia a dia possui cores, como as frutas, flores, roupas, os cabelos. O que os exemplos citados têm em comum é que suas cores são formadas pela absorção de comprimentos de onda complementares, por compostos orgânicos. 

Foi por meio da Química que o homem conseguiu reproduzir os magníficos tons e cores gerados pela natureza, além de criar novas e infinitas tonalidades. O processo de síntese para a produção de corantes e pigmentos foi desenvolvido no século XIX.

Antes dessa inovação, o homem utilizava minérios, como os óxidos de ferro e de manganês, ou extratos vegetais para dar cor a artigos e objetos, o que limitava muito a produção e a criatividade dos artistas.

As mais importantes categorias de pigmentos são os orgânicos e os de óxidos de ferro. Os pigmentos são aplicados em todos os tipos de substratos, dando cor aos produtos. Eles estão presentes em tintas e vernizes, plásticos, embalagens, fibras sintéticas, impressões gráficas, tecidos, couros, na área farmacêutica e na indústria alimentícia, por exemplo.

Há milhares de corantes e pigmentos químicos. Alguns têm nomes bem difíceis de pronunciar, como o tetrabromofluoresceína, utilizado para colorir líquidos em geral. Mas a complexidade dos nomes químicos é uma outra questão. É mais simples e poético utilizar nomes populares. Imaginem se Gagarin tivesse dito: "A terra tem a tonalidade do 1-(2-hidroxietilamino) 4-metilaminoantraquinona"? Azul é bem melhor!!!

Esperamos que vocês tenham gostado desse post.

Deixe sua opinião nos comentários, iremos adorar a interação.

BOA LEITURA, E NÃO ESQUEÇAM DE COMPARTILHAR ESSE POST COM SEUS CONHECIDOS e se possível, FIQUEM EM CASA!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2021

28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

 


No dia 28 de abril comemora-se o DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO e, este ano, mais do que nunca, merece ser celebrado. A data, que foi estabelecida há 21 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação, simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030. O acordo procurava, sobretudo, encorajar a construção de uma sociedade mais justa através da educação e da participação da família. Coincidentemente, mais de duas décadas após essa data se firmar no calendário, a educação mundial vive um processo de reformação.

O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância da educação para a formação de todos os indivíduos, incluindo a educação escolar, social e familiar. A educação contribui não somente para o desenvolvimento das pessoas, mas também para a aquisição de valores que são essenciais para o convívio e desenvolvimento da autonomia e do senso crítico.

Hoje não é oficialmente Dia do Professor, mas não faria sentido falar em Dia Mundial da Educação sem falar daqueles que a escolhem como modo de vida.

É importante relembrarmos que já faz um ano que o ensino remoto entrou nas nossas rotinas (daqueles que possuem acesso à internet, vale ressaltar) e revelou os obstáculos dos métodos de aprendizagem e a desigualdade social no Brasil. A educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo, impossibilitando a formação dos professores diante do novo normal imposto pelo sistema remoto e o apoio às famílias na hora de direcionar os alunos durante este processo.

Os educadores serão lembrados como guerreiros valentes que em meio a essa batalha contra o inimigo invisível, encararam as dificuldades de forma corajosa e aprenderam a usar as novas ferramentas, lutando contra os desafios digitais na busca da melhor maneira de ensinar e se relacionar com os alunos.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

RADIOACTIVE, NOVO TÍTULO DISPONÍVEL AOS QUE CURTEM CIÊNCIA

 Olá pessoal, tod@s bem?

Estamos passando hoje para indicar o filme RADIOACTIVE, disponível na NETFLIX. O filme é inspirado no livro "Radioactive - Marie e Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout", de 2010. Escrito por Lauren Redniss, o autor conta a história de amor dos cientistas, cercada com importantes descobertas do casal Curie, para a humanidade e honra de Rosamund Pike, que deu vida a Marie Curie, única mulher a ser laureada com dois (2) prêmios Nobel.

O enredo intenciona apresentar a vida pessoal e profissional de Marie Curie, frente aos desafios da época em que uma mulher não tinha os mesmos direitos que os homens. A cientista teve história de vida trágica. Perdeu o marido ainda jovem, atropelado por uma carroça, ao mesmo tempo em que sofria as ações degradantes das radiações sob o organismo. A cientista morreu aos 66 anos da mesma situação.

O casal foi pioneiro no campo da radioatividade. Primeiro, por conta da pesquisa na área, venceram o Prêmio Nobel de Física em 1903. Após a morte de Pierre, Marie Curie seguiu as pesquisas e descobriu os elementos RÁDIO (Ra) e POLÔNIO (Po). Com isso, venceu o Prêmio Nobel de Química em 1911, se tornando a única mulher a ter dois troféus e a única pessoa com essa conquista em áreas diferentes.

É importante ressaltar que no filme houve algumas mudanças, por exemplo, a trama do romance de Marie e Pierre Curie tem momentos criados para ficar mais cinematográfico. E ao mesmo tempo, o filme deixa de fora alguns momentos que aconteceram, como a rejeição da Marie ao pedido inicial de casamento que Pierre a fez.

E então, o que acharam da nossa sinopse?

Nos conte nos comentários se vocês já assistiram a esse filme ou se ainda irão assistir.

Não se esqueçam de nos acompanhar nas nossas redes sociais.

Se você gostou, compartilhe com outras pessoas e continue contribuindo conosco na divulgação do nosso trabalho.

REFERÊNCIAS

TOMÉ, B. Radioactive: veja o que filme mudou sobre história de Marie Curie. Observatório do Cinema, 2021. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2021/04/radioactive-veja-o-que-filme-mudou-sobre-historia-de-marie-curie>. Acesso em: 18 de Abr. de 2021.

terça-feira, 30 de março de 2021

I CICLO DE PAINÉIS TEMATÍCOS do Projeto de Extensão: Divulgação e Alfabetização Científica por meio das Mídias Digitais

 

Agradecimentos

Com o encerramento do I CICLO DE PAINÉIS TEMÁTICOS, a Comissão Organizadora vem carinhosamente agradecer e parabenizar aos painelistas, estudantes e comunidade em geral, pela participação e apoio no evento.

O I Ciclo de Painéis Temáticos do Projeto de Extensão: Divulgação e Alfabetização Científica por meio das Mídias Digitais, foi um sucesso, e mostrou-se como  espaço profícuo de conhecimentos! Na oportunidade, parabenizamos ainda aos moderadores e intérpretes pelo empenho e dedicação em nos Webnários, pois sem vocês, nosso evento não teria alcançado os mais diversos públicos, como desejávamos.

Ainda agradecemos aos Gestores da Universidade Federal do Piauí, de modo particular ao Diretor do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Prof. Dr. Gleidson Monteiro, e sua vice-diretora, Profa. Socorro; ao Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo área Ciências da Natureza, Prof. Dr. Alexandre Leite; aos Professores Fabrícia, Fabio, Susana e a Técnica Daniela Rosa, pelas participações e contribuições. Ainda agradecemos aos familiares que sempre compareceram para nos prestigiar.

Com o V Webnário, encerramos o I CICLO DE PAINÉSIS TEMÁTICOS, e em breve retornaremos com novidades.

Não esqueçam de acompanhar nossas diversas mídias:

Blogs: www.edquimicaedbem.blogspot.com

 www.qualopapeldoprofessorcoordenador.blogspot.com

Instagram: @EdQuímicaEdBem

        @Quimicast

Podcast: Quimicast – O podcast que tem Química!

YouTube: EdQuímica EdBem – O canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!




terça-feira, 9 de março de 2021

O QUARTETO DA FELICIDADE

 SEROTONINA

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir de um aminoácido, o triptofano. Pode está relacionada com várias funções no organismo, como regulação do sono e da temperatura corporal, promoção do bom humor e da sensação de bem estar e melhora das funções cognitivas

A atuação da substância é responsável por coordenar diversos quesitos, incluindo o humor, apetite e até mesmo a frequência cardíaca.

Algumas formas de aumentar a serotonina:

·    Praticar a gratidão;

·    Praticar atividades físicas, que tragam a sensação de bem-estar;

·    Desfrutar de bons momentos;

·    Ser positivo;

·    Alimentação rica em triptofano.


ENDORFINA

É uma substância natural (neuro-hormónio) produzida pelo cérebro (glândula hipófise). Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). A endorfina se liga às partes do sistema nervoso que se ligam a morfina, promovendo o alívio da dor.

Algumas formas naturais de liberar endorfina (e ser mais feliz):

·    Praticar atividades físicas;

·    Gargalhar;

·    Dançar;

·    Cantar;

·    Fazer contato com a natureza.


DOPAMINA

A dopamina é um neurotransmissor importante no cérebro e auxilia a desenvolver muitas funções. Algumas são recompensa, motivação, memória, atenção e até regulação dos movimentos corporais. Quando a dopamina é liberada em grandes quantidades, proporciona sentimentos de prazer e recompensa, o que motiva a repetição de um comportamento específico.

Quando os níveis estão baixos, por outro lado, há redução da motivação e do entusiasmo por coisas que excitariam a maioria das pessoas.

Algumas formas de aumentar a dopamina:

·    Dormir bem;

·    Praticar exercícios físicos;

·    Fazer meditação;

·    Comer proteínas;

·    Consumir probióticos;

·    Evitar gordura saturada;

·    Ouvir músicas animadas;

·    Tomar sol.


OXITOCINA

Oxitocina, também chamada de ocitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados receptores de oxitocina em células de todo o corpo. Esse hormônio exerce importantes funções no organismo e é responsável pelas sensações de prazer e afeto.

Conhecido como hormônio do amor, costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros. Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo.

Algumas formas de aumentar a oxitocina naturalmente:

·    Contato físico;

·    Praticar boas ações;

·    Ter uma alimentação equilibrada.


REFERÊNCIAS

LEGNAIOLI, Stella. Como aumentar a dopamina com 11 dicas naturais. eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/7279-dopamina-como-aumentar.html>. Acesso em: 09 mar. 2021.

PIMENTA, Tatiana. Ocitocina: 10 efeitos interessantes do hormônio do amor. Vittude, 2019. Disponível em: < encurtador.com.br/rPV56>. Acesso em: 09 mar. 2021.

REIS, Manuel. 5 formas de aumentar a serotonina. Tua Saúde. 2020. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/serotonina-como-aumentar/>. Acesso em: 09 mar. 2021.

TUBARÃO, Leo. O que é ENDORFINA e como ela funciona no seu corpo. Blog Léo Tubarão. 2014. Disponível em: <encurtador.com.br/jnsTZ>. Acesso em: 09 mar. 2021.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

II WEBNÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO: Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais

 


O PAINEL do II Webnário foi
“Retorno às aulas - COM ou SEM vacina?”. Os painelistas foram o Prof. Dr. Heleonardo Dantas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Picos e o Prof. Dr. Lauro Mota, da Universidade Federal do Piauí – do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, campus Picos.Olá pessoal, estamos passando para apresentar o resumo do II WEBNÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO: Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais, que ocorreu no dia 18 de dezembro. A mediação do evento esteve sob a responsabilidade da Profa. Dra. Edneide Silva e do bolsista voluntário Antônio Marcelo, além da participação dos demais estudantes/bolsistas voluntários do projeto na assistência e transmissão do evento. Aproveitamos para pedir desculpas a todos e todas pelos problemas técnicos na transmissão do evento, e dizer que por isso esse Webnário ficou dividido em 3 partes. No final do resumo estamos disponibilizando o link de todas as transmissões.

O Prof. Dr. Lauro Mota abordou a seguinte temática: “Os desafios do retorno as aulas em 2021”, com questões relacionadas ao retorno presencial frente ao cenário pandêmico atual. Em sua fala, o painelista pontuou que estamos vivenciando um momento de grande transformação, que nos demanda desafios e nos mobiliza a usar uma série de recursos externos (tecnológicos) e internos (de ordem emocional) no enfrentamento dessas condições adversas e que a instituição escolar, as Universidades, a educação como um todo, necessita e exige que os professores se mobilizem velozmente no atendimento das necessidades de seus alunos/as, na tentativa de minimizar os prejuízos causados, uma vez que esse período que está sendo desconhecido para todos/as.

O grande desafio é pensar no retorno das atividades escolares tanto na educação infantil, no ensino fundamental, médio e superior. Propor atividades de reencontro, a retomada dessas atividades com alternativas de enfrentamento diante das condições que estamos vivendo na atualidade.

Ainda foi destacado pelo Prof. Dr. Lauro, a importância de garantir a segurança de todos da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), criar condições para assegurar que as pessoas possam retornar sem ser contaminadas, muito embora saibamos que essa ação deve ser pensada e estruturada pelo Estado. Acredita-se que a situação mais indicada é que as aulas presenciais só ocorressem após campanha de vacinação em massa da população.

Nesse contexto também existe o desafio do retorno de forma remota, na qual precisa-se garantir que as pessoas tenham condições de terem acesso ao ensino remoto, visto que, existem dificuldades tanto dos estudantes como dos professores, em se adequarem a situação.

Destaca-se ainda a falta de condições docente, visto que a maioria não tinha os recursos necessários ou passou-se a utilizar dos recursos de forma privativa, pois nem todos tinham domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Outro fator abordado, foi a desigualdade de gênero, pois as professoras passaram a ser mais sobrecarregadas com relação as atividades, pois além das atividades da escola, há também as atividades domésticas. E tudo isso pode implicar em adoecimento, cobrança excessiva, ansiedade e mesmo depressão.

Já o Prof. Dr. Heleonardo Dantas, abordou em sua fala a relação da pandemia e as escolas no mundo, assim como os impactos que a pandemia causou em diversos setores da sociedade, a saber: economia, educação, saúde, transporte. Trouxe dados interessantes e atualizados que nos remetem a pensar sobre os critérios que devemos observar para tomar a decisão sobre o retorno ou não das aulas.

Dessa forma, segundo o painelista, observam-se que na pandemia vários problemas e prejuízos foram identificados, podendo ser destacados aqueles vinculados ao não suprimento das necessidades formativas dos indivíduos por meio das atividades remotas, se comparadas as oportunidades que podem ser lançadas para alcançar esse objetivo quando se faz uso das aulas presenciais. Outro aspecto abordado foi sobre o corte da merenda escolar de milhões de alunos/as, apesar de que algumas escolas estão distribuindo as merendas escolares. Por último há a questão do impacto da saúde mental e psicológica, devido a perda do convívio social. O fechamento das escolas afeta principalmente as crianças mais vulneráveis, de classe baixa, que pode refletir e impactar contribuindo cada vez mais para o aumento na desigualdade social.

Com isso, o Prof. Dr. Heleonardo aponta que teremos sérios problemas causados pelo fechamento das escolas e sua abertura deve ser prioridade, mas que deve ocorrer com segurança e baseada em planejamento que assegure as condições necessárias para a aprendizagem dos alunos/as e que leve em consideração a situação da pandemia na localidade.

Todos os dados apresentados pelo painelista foram coletados a partir dos links abaixo, atestando confiabilidade as informações disponibilizadas em sua apresentação.

https://sites.google.com/ifpi.edu.br/boiles/covid19?authuser=0

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55409699

https://www.imperial.ac.uk/media/imperial-college/medicine/sph/ide/gida-fellowships/Imperial-College-COVID19-NPI-modelling-16-03-2020.pdf

https://covid.saude.gov.br

https://www.who.int

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNzRhMWE5ZmEtMjA0My00YjQ5LTlkMTgtZjhmYjFiMjAwN2VlIiwidCI6ImFmZjU2ODdkLTlkZDUtNDJkMS04ZTMzLThjMTIyODk5NzNkOSJ9

http://www.saude.rn.gov.br

http://www.saude.pi.gov.br

https://coronavirus.jhu.edu/map.html

https://www.worldometers.info/coronavirus/

https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse

https://covid.lais.ufrn.br

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55415505

http://revista.ibict.br/liinc/announcement/view/60

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55400341

Além dos dados coletados nos links acima, no final de sua fala o Prof. Dr. Heleonardo, solicitou a divulgação de um aplicativo desenvolvido com a finalidade de contribuir para o enfrentamento à violência contra a mulher e a prevenção à covid-19 com atuação nas cidades de Currais Novos e Acari no Rio Grande do Norte. É possível você conhecer mais sobre esse app no seguinte endereço eletrônico: www.salveela.com.br

Na oportunidade, indicamos também o livro Educação Especial Inclusiva e Formação de Professores: contribuições teóricas e práticas, organizado pelas docentes Geandra Claudia Silva Santos e Giovana Maria Belém Falcão e publicado pela Editora Appris, com contribuição do  Prof. Dr. Lauro Mota.

Para maiores detalhes e mais informações, assistam a transmissão completa do II Webnário, que está disponível no canal do YouTube EdQuímica EdBem – O canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano! Passem lá, se inscrevam e ativem as notificações. Temos certeza de que vocês irão gostar.

Além disso, disponibilizamos abaixo os links de todas as mídias que trabalhamos no Projeto. Nos sigam, curtam e nos ajudem a divulgar nosso trabalho.

Para acessar: II WEBÁRIO – PARTE 1: https://www.youtube.com/watch?v=ZbkQVACXea4

                     II WEBNÁRIO – PARTE 2: https://www.youtube.com/watch?v=qUxYrCXZKw

                     II WEBNÁRIO – PARTE 3: https://www.youtube.com/watch?v=8FmCbpbF0iI&t=4s

Esperamos que vocês tenham gostado do resumo.

BOA LEITURA e FIQUEM EM CASA!!!

sábado, 12 de dezembro de 2020

II WEBINÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO: DIVULGAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS MÍDIAS DIGITAIS

 


Estamos passando para convidá-los a participar do II Webinário do Projeto de Extensão: DIVULGAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS MÍDIAS DIGITAIS, sob a coordenação da Profa. Edneide Silva e com a participação dos alunos bolsistas/voluntários do Curso de LEdoC/CN do CSHNB e um aluno da UFRN.

A temática desse mês é “Retorno às aulas: COM ou SEM vacina?”. Os painelistas/palestrantes serão o Prof. Dr. Heleonardo Dantas, do IFPI, que falará sobre “VOLTAR OU NÃO ÀS AULAS: Quais critérios observar?” e o Prof. Dr. Lauro Mota, do Curso de LEdoC/CN do CSHNB, com a palestra: “Os desafios do retorno as aulas em 2021”.

O evento é gratuito e com certificação de 4 horas, ocorrerá no dia 18 de dezembro às 16h, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube: EdQuímica EdBem – O canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!

As inscrições está sendo via Google Forms (Link: https://forms.gle/aWBzfm9UZnNLDoGH9) e vai estar aberta até a data do evento.

Contamos com a sua participação.

Abraços e não esqueçam, SE POSSÍVEL, FIQUEM EM CASA!!!

 


sábado, 5 de dezembro de 2020

RESUMO DO CAPÍTULO 7 – FENOL, DO LIVRO OS BOTÕES DE NAPOLEÃO: As 17 moléculas que mudaram a história

Hoje trouxemos o sétimo capítulo do livro OS BOTÕES DE NAPOLEÃO: As 17 moléculas que mudaram a história, que trata sobre o “Fenol” - molécula aromática simples que consiste em um anel benzênico ligado ao grupo hidroxila (-OH). As propriedades antissépticas do fenol foram descobertas pelo cirurgião britânico Lister, no final do século XIX e devido a isso, muitas amputações deixaram de ser feitas graças ao uso dessa substância nas cirurgias.

O médico Joseph Lister, nascido em 1827 numa família quacre* de Yorkshire, formou-se em medicina no University College, em Londres. Em 1861 trabalhava como cirurgião na Royal Infirmary em Glasgow e lecionava cirurgia na Universidade de Glasgow. Embora um novo e moderno prédio cirúrgico tenha sido inaugurado na Royal Infirmary durante o período em que Lister ali atuou praticando a cirurgia, muitos eram os casos de óbitos. A doença hospitalar era um problema tão grave nessa instituição quanto em qualquer outra. Por isso, Lister procurava uma maneira de eliminar com segurança os germes de todas as superfícies. Com isso, ele escolheu o ácido carbólico para usar nos tratamentos dos pacientes, embora o primeiro paciente não tenha tido resultados positivos, ele experimentou o uso em outros pacientes com fraturas expostas e obteve êxito. No decorrer do tempo, passou-se a usar o ácido carbólico como agente antisséptico em todos os seus procedimentos cirúrgicos, e não apenas como curativo pós-operatório.

Com a instalação dos primeiros lampiões a gás nas ruas de Londres em 1814, outras cidades passaram a fazer uso generalizado do gás para iluminação. Esse gás de hulha era produzido pelo aquecimento da hulha a temperaturas elevadas; tratava-se de uma mistura inflamável — cerca de 50% de hidrogênio, 35% de metano e quantidades menores de monóxido de carbono, etileno, acetileno e outros compostos orgânicos.

À medida que a demanda de gás de carvão crescia, aumentava também o problema do que fazer com o coltar, o resíduo aparentemente sem valor do processo de gaseificação da hulha. Inclusive, o ácido carbólico cru que Lister usou de início era uma mistura destilada a partir do coltar a temperaturas entre 170° e 230°. Esse material era oleoso, escuro e de cheiro muito forte, e queimava a pele. Mas, depois Lister conseguiu obter o principal constituinte do ácido carbólico, o fenol, em sua forma pura, como cristais brancos.

O nome fenol não se aplica somente à molécula antisséptica de Lister; designa um grupo muito grande de compostos inter-relacionados que têm, todos, o grupo -OH diretamente ligado a um anel de benzeno. Isso pode parecer confuso, pois há milhares ou mesmo centenas de milhares de fenóis, mas apenas um “fenol”. Há fenóis feitos pelo homem, como o triclorofenol e os hexilresorcinóis, com propriedades antibacterianas, hoje usados como antissépticos.


Lister desenvolveu também o que veio a ser conhecido como “cataplasma carbólico de massa de vidraceiro”: uma mistura de fenol com óleo de linhaça e um alvejante (pó de giz). A pasta resultante (espalhada sobre uma folha de estanho) era posta, com o lado do cataplasma para baixo, sobre a ferida e atuava como uma crosta, fornecendo uma barreira contra as bactérias.

Apesar da eficácia de seu tratamento, demonstrada pelas taxas de recuperação dos pacientes, Lister não estava convencido de ter alcançado condições totalmente assépticas durante as cirurgias. Pensava que cada partícula de poeira no ar carregava germes, e, num esforço para evitar que esses germes contaminassem as operações, desenvolveu uma máquina que borrifava continuamente fino vapor de uma solução de ácido carbólico no ar, encharcando na verdade a área toda.

A máquina borrifadora de ácido carbólico de Lister realmente evitava a contaminação por micro-organismos, mas tinha efeitos negativos sobre os cirurgiões e outras pessoas na sala de cirurgia. O fenol é tóxico e, mesmo em soluções diluídas, causa descoramento, rachaduras e entorpecimento da pele, além disso a inalação do borrifo fenólico pode causar doenças.

Hoje o fenol raramente é usado como antisséptico; seus efeitos danosos sobre a pele e sua toxicidade o tornaram menos útil que antissépticos desenvolvidos depois dele.

FENÓIS MULTIFACETADOS

ÁCIDO PÍCRICO: Originalmente usado como corante — especialmente para a seda e mais tarde em armamentos, pelos ingleses, na Guerra dos Bôeres e nos estágios iniciais da Primeira Guerra Mundial, é um fenol trinitrado altamente explosivo.

As moléculas picantes capsaicina das pimentas e zingerona do gengibre, podem ser classificadas como fenóis, e algumas moléculas extremamente fragrantes presentes nas especiarias o “EUGENOL no cravo-da-índia e o ISOEUGENOL na noz-moscada”, são da família dos fenóis.

VANILINA - O ingrediente ativo de um de nossos compostos flavorizantes mais amplamente usados, a baunilha, também é um fenol, tendo uma estrutura muito semelhante às do eugenol e do isoeugenol.

TETRAIDROCANABINOL (THC) - O ingrediente ativo da maconha, é um fenol encontrado na Cannabis sativa, o cânhamo indiano. O cânhamo ou maconha é cultivado há séculos por causa das fibras resistentes encontradas no caule, com as quais se fazem cordas excelentes e um tecido rústico, e pelas propriedades suavemente inebriantes, sedativas e alucinógenas da molécula THC que, em algumas variedades de Cannabis, está presente em todas as partes da planta, embora se concentre com mais frequência nos botões de flor da árvore fêmea.

GOSSIPOL - É um composto tóxico, classificado como polifenol porque tem seis grupos -OH em quatro anéis benzênicos diferentes.

Contudo, por mais valiosos que sejam os diferentes derivados do fenol, foi o próprio composto que promoveu as maiores transformações em nosso mundo. Lister também fazia experiências com o ácido carbólico, com o uso de marfim de origem animal para a fabricação de produtos tão diversos quanto pentes, talheres, botões, caixas, peças de jogo de xadrez e chaves de piano.

Para isso, ele matava um número cada vez maior de elefantes por causa das presas, e o marfim ia se tornando cada vez mais escasso e caro. O alarme diante da redução da população de elefantes foi mais perceptível nos Estados Unidos, não pelas razões ecológicas que defendemos atualmente, mas pela popularidade espetacularmente crescente do jogo de bilhar. Bolas de bilhar exigem um marfim de excelente qualidade para que elas rolem perfeitamente.

E quando as reservas de marfim estavam minguando, a ideia de produzir um material artificial para substituí-lo pareceu a melhor providência a se tomar. As primeiras bolas de bilhar artificiais foram feitas com misturas prensadas de substâncias como polpa de madeira, pó de osso e pasta de algodão solúvel, impregnadas de uma resina dura ou revestidas com ela. O principal componente dessas resinas era celulose, muitas vezes numa forma nitrada.

Logo mais tarde, uma versão posterior e mais sofisticada foi feita, usando um polímero baseado na celulose: o celuloide. A dureza e a densidade do celuloide podiam ser controladas durante o processo de fabricação.

CELULOIDE: Foi o primeiro material termoplástico — isto é, um material que podia ser derretido e remodelado muitas vezes num processo que foi o precursor da moderna máquina de moldagem por injeção, método que permite reproduzir objetos repetidamente de maneira pouco onerosa e com mão de obra não qualificada.

Porém, existe um problema considerável que os polímeros baseados em celulose apresentam é que são inflamáveis e, em especial quando a nitrocelulose está envolvida, sua tendência a explodir.

Os fenóis que acabamos de discutir mudaram nossas vidas de muitas maneiras importantes (cirurgia antisséptica, desenvolvimento dos plásticos, fenóis explosivos) e em muitos detalhes (fatores relacionados à saúde, alimentos condimentados, corantes naturais, baunilha a preços acessíveis). Com tão ampla variedade de estruturas, é provável que os fenóis continuem a moldar a história.

Esperamos que vocês tenham gostado do resumo do sétimo capítulo do livro OS BOTÕES DE NAPOLEÃO: As 17 moléculas que mudaram a história.

BOA LEITURA, e se possível FIQUEM EM CASA!!!