sábado, 5 de janeiro de 2019

Banho Maria....de onde vem esse termo?

Disponivel: http://nzn.me/m102468t

É bastante comum, na cozinha ou laboratório usarmos o banho Maria. Mas você sabe de onde veio essa expressão?
Essa técnica é antiga, surgiu coma Alquimia. Leia o conteúdo completo no endereço acima e fique mais sabidinh@.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Protetores solares......o que são, como agem, quais os tipos?

Disponível: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2407136759315382&id=577116068984136

PROTETORES SOLARES
Saiba mais a respeito

Protetor solar (ou ainda filtro solar) é uma substância, normalmente em forma de loção, aplicada na pele com o objetivo de proteger a mesma da radiação ultravioleta do sol, diminuindo as chances de câncer de pele. A denominação BLOQUEADOR solar foi proibida pela ANVISA, devido à impossibilidade de alcançar 100% de proteção como a palavra dá a entender.
Existem dois tipos principais de radiação ultravioleta: UVA e UVB (existe ainda o UVC, mas que não atinge a superfície da Terra). A radiação UVB causa danos às camadas intermediarias da pele. Já a UVA atinge as camadas mais profundas, causando danos em longo prazo. Existem dois tipos de protetor solar:

Químicos – absorvem os raios ultravioleta.
Físicos – refletem os raios ultravioleta.

Filtros solares físicos atuam como um escudo e refletem as radiações UVA e UVB, além de conter ingredientes como o dióxido de titânio (TiO2) e óxido de zinco (ZnO). Eles são uma boa escolha para pessoas que têm alergia a protetores químicos segundo a academia norte-americana de dermatologia.
Os protetores químicos costumam conter produtos que absorvem apenas a radiação UVB; no entanto, há alguns que absorvem os dois tipos. Nesse último caso temos como compostos usados a avobenzona e a benzofenona. Um novo filtro solar de venda livre que foi recentemente desenvolvido nos EUA contém mexoryl (drometrizol trissiloxano, ecamsuls, dentre outros). Veja a figura desta postagem com as estruturas e os lindos nomes IUPAC de alguns compostos usados em protetores químicos. Aproveite para ir treinando...
É possível a associação dos dois tipos de filtros com o objetivo de obter um produto com um Fator de Proteção Solar (FPS) mais alto.
Portanto, ao adquirir um filtro solar, é importante observar se ele protege contra as radiações UVA e UVB.
Nas embalagens de protetor solar pode ser observado uma classificação numérica, que varia de 2 a 70. Quando se usa um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 10, a pele demora 10 vezes mais tempo para ficar vermelha (queimar) do que se estivesse sem proteção alguma. Por exemplo, se a pele de uma pessoa sem protetor solar exposta ao sol, fica vermelha após 15 minutos, se essa mesma pessoa utilizar um filtro FPS 10, sua pele só ficará vermelha após 150 minutos.
O filtro solar adequado para praias e locais abertos à insolação deve ser de, no mínimo, com FPS 15. A aplicação do filtro deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol, sendo necessário a reaplicação a cada 2 horas (basicamente por conta do suor). A quantidade utilizada deve ser generosa (nada de uso econômico), e não se deve esquecer os pés, orelhas, pescoço e nuca.
A escolha do FPS no momento da compra do filtro solar depende de cada tipo de pele. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS do filtro solar.
Algumas condições devem ser observadas, como: qual a atividade a ser realizada, pois na natação, por exemplo, ocorre a perda do filtro solar. Nesse caso as reaplicações devem ser mais frequentes. A quantidade de filtro solar aplicada e a quantidade que é absorvida pela pele também devem ser observadas. Em ambientes em que aumenta a quantidade de raios refletidos, como na areia, um filtro com FPS mais alto é mais indicado.
Aproveitem bem o verão pessoal!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Reaproveitamento de limão para produção de Sabão e Desinfetante em aula do curso de Pedagogia

  • Na última terça feira, foi realizada uma OFICINA de produção de Sabão e Desinfetante. A atividade fez parte das ações desenvolvidas na disciplina pela pofessora responsável. Uma das propostas apresentadas foi que, com séries iniciais do Ensino Fundamental é possível fazer a produção do desinfetante. De modo que, ocorra ações de Educação Ambiental voltadas a Coleta Seletiva, reaproveitamento e uso consciente. 
  • Com as séries finais do Ensino Fundamental, é possível, por meio do acompanhamento das professoras, a produção do Sabão de limão. Aqui, ainda é possível realizar por meio da interdisciplinaridade açoes conjuntas com professores de Artes, para a confecção dos rótulos, com os professores de Geografia e Matemática, para o conhecimento de dados do IBGE, no que se refere a quanto se é produzido de resíduos  e como se pode apresentar por meio de gráficos.
  • Por meio dessa proposta, as alunas do curso de Pedagogia tiveram a oportunidade de vivenciar atividades que vinculam conhecimento científico e acadêmico..





segunda-feira, 1 de outubro de 2018

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Glossário de Química em LIBRAS

Embora saibamos da grande tentativa do Governo em realizar a INCLUSÃO escolar de pessoas com necessidades especiais, nem sempre nós professores estamos preparados para lidar com essas necessidades. De modo a tentar minimizar apenas a INTEGRAÇÃO que ocorre comummente nas salas de aulas, devemos buscar meios de nos comunicar com nossos alunos. Uma excelente estratégia para quem tem alunos com surdez, é o GLOSSÁRIO DE QUÍMICA EM LIBRAS.
Segue abaixo o link para acessar.
Bom diaaaa!!!!! 

DISPONÍVEL: http://joaopessoa.ifpb.edu.br/librasquim/
ACESSO: 26/09/2018

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A Química faz MUITO bem....e sem olhar aquém!

Uma coisa é o professor de Quimica dizer que essa ciência faz bem, outra coisa é o aluno perceber por meio das interações no seu cotidiano tal afirmação. Assistam é comprovem!!!!

Disponivel:https://youtu.be/dkkEccP_PJY
Acesso: 21/09/2018

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Artigo da QNEsc de 2014 aborda temática de FUNÇÕES INORGÂNICAS

O Vol. 36 de Nº 4 DE 2014 da Revista Química Nova na Escola já trazia o artigo Obstáculos Epistemológicos no Ensino-Aprendizagem de Química Geral e Inorgânica no Ensino Superior: Resgate da Definição Ácido-Base de Arrhenius e  Crítica ao Ensino das “Funções Inorgânicas”.
Na época, o trabalho problematizava o tópico “funções inorgânicas” presente em livros e cursos de química geral a partir da noção bachelardiana de obstáculo epistemológico. Essas funções (ácido, base, óxido e sal) se confundem quando abordamos a definição ácido-base de Arrhenius: há óxidos que reagem como ácidos ou bases e igualmente ocorre com os sais. O acúmulo de classificações quanto à composição faz com que as definições não só se confundam como causem distorções ao aprendizado. Afinal, os termos acidez e basicidade são relativos à reatividade e não à composição. Num questionário, respondido por graduandos do curso de química, foram detectados os obstáculos relacionados às “funções inorgânicas” e à definição ácido-base de Arrhenius. As origens desses obstáculos são atribuídas tanto à qualidade dos livros-textos do ensino médio como à falta de discussão sobre os aspectos epistemológicos dos tópicos incluídos nos conteúdos programáticos dos cursos de química no ensino superior.

 DISPONÍVEL: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140031
ACESSO: 04/09/2018

Palestra: A ALQUIMIA ENVOLVIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO SECULO XXI


Abordou os desafios e transformações na reconstrução dos processos educacionais que representam possibilidades efetivas de aprendizagem em Química. Dessa forma, lgumas associações e citações da Alquimia serão consideradas, para que de forma não tão convencional, seja percebido pelos presentes que é possível transformar o ensino-aprendizagem de Química em algo que faça sentido para todos os envolvidos. Com a exposição, pretendeu-se fomentar nos acadêmicos e futuros licenciados em Química, o desejo em criar condições diversas tanto para o ensino quanto para a aprendizagem e que se permitam romper com a concepção tradicional de Ciência e dos conteúdos, cujo foco maior é o propedêutico, vislumbrando apenas a preparação sistemática de alunos, desconsiderando aspectos sociais da formação cidadã.
Levando-se em consideração que o mundo moderno nos cerca por diversas transformações e nos possibilita distintas possibilidades de compreender o Universo a partir do espaço escolar de modo a ampliarmos cada vez mais cedo nossa consciência individual e social dos alunos e também, ou até mesmo, principalmente dos professores a partir de um processo alquímico transformador, essa palestra deseja despertar nos presentes o interesse pela investigação que vai além do que apresenta comumente nos livros didáticos e a Alquimia é uma sugestão, haja vista a necessidade se conhecer a HISTÓRIA DA CIÊNCIA/QUÍMICA para poder realizar tal associação. É importante perceber que com os avanços tecnológicos, além de lecionar Química ou outra disciplina, devemos nos preocupar com a formação crítica dos nossos alunos, capazes de refletir sobre os problemas e as soluções trazidas pelas Ciência, e não apenas informar sobre determinado conteúdo, para tanto momentos como esse da XIV ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA são essenciais para fomentar nos presentes a vontade de transformar a sala de aula em um “vaso alquímico” que transcende os limites disciplinares e a tornam um lugar de encontro onde a criatividade e a emoção se fazem presentes e que é possível construir novas formas de aprender, estabelecendo conexões interdisciplinares entre os conhecimentos, daí a necessidade de se aplicar verdadeiramente a INTERDISCIPLINARIDADE. Para tanto, é imprescindível que nos tornemos alquimistas e transformemos nossas práticas em sala de aula.


    

Minicurso: PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS: PRODUÇÃO e MANUSEIO


É comum o comércio de produtos domissanitários em nosso cotidiano, desconsiderando os riscos que a popularização desses produtos podem oferecer a saúde de quem os manipula, ou mesmo aos animais de estimação. Levando em consideração que a essa categoria de produtos estão inclusos os saneantes destinados a uso domiciliar, que são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar como os detergentes, alvejantes, amaciantes de tecido, ceras, limpa móveis, limpa vidros, polidores de sapatos, removedores, SABÕES, saponáceos, DESINFETANTES, produtos para tratamento de água para piscina, água sanitária, inseticidas, raticidas, repelentes, entre outros. Paralelamente a isso, e tendo em vista o descarte inadequado do óleo de fritura, além de se expor teoricamente os cuidados e riscos na produção e manuseio de produtos domisanitários, foi disponibilizado a instrução para a produção de SABÃO e DESINFETANTE DE LIMÃO, a partir do reuso de óleo utilizado em frituras.
         No, minicurso foram abordados as orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), quanto aos produtos clandestinos, que são produzidos com fins lucrativos e também foi comentado sobre a necessidade de trabalharmos a Educação Ambiental no que se refere ao reuso de produtos que podem agredir ao meio ambiente.
         Os participantes da atividade, mostraram-se envolvidos com a temática e estabeleceram comunicação proficua com a professora, o que muito facilitou o andamento do minicurso.
 

XIV Escola de Verão da Universidade Estadual do Ceará

De 27 a 30 de Agosto de 2018, foi realizada a XIV edição da Escola de Verão de Química, sob a responsabilidade do Curso de Licenciatura de Química e coordenado pela Profa. Dra. Micheline Soares Costa Oliveira. O evento vem se consolidando a cada ano e dessa forma oportunizando tanto aos alunos do Curso de Licenciatura em Química da UECE, quanto aos da UFC, de se atualizarem quanto as questões sociais que envolvem a Química, e também aos que já são profissionais na área, de se qualificarem cada vez mais, por meio da participação em Minicursos, Oficinas e/ou Palestras. Mas há também a possibilidade de esses profissionais serem os ministradores das Palestras, Minicursos e/ou Oficinas.  Tendo como exemplo essa última perspectiva, a Profa. Me. Edneide Silva, que foi aluna da instituição promotora do evento, ministrou o  Minicurso: PRODUTOS DOMISANITÁRIOS: PRODUÇÃO e MANUSEIO, nos dias 27, 28 e 29 de Agosto. Além disso, a Profa. Me. conferiu palestra intitulada: A Alquimia envolvida no Ensino e Aprendizagem de Química no Século XXI.