terça-feira, 4 de setembro de 2018

Artigo da QNEsc de 2014 aborda temática de FUNÇÕES INORGÂNICAS

O Vol. 36 de Nº 4 DE 2014 da Revista Química Nova na Escola já trazia o artigo Obstáculos Epistemológicos no Ensino-Aprendizagem de Química Geral e Inorgânica no Ensino Superior: Resgate da Definição Ácido-Base de Arrhenius e  Crítica ao Ensino das “Funções Inorgânicas”.
Na época, o trabalho problematizava o tópico “funções inorgânicas” presente em livros e cursos de química geral a partir da noção bachelardiana de obstáculo epistemológico. Essas funções (ácido, base, óxido e sal) se confundem quando abordamos a definição ácido-base de Arrhenius: há óxidos que reagem como ácidos ou bases e igualmente ocorre com os sais. O acúmulo de classificações quanto à composição faz com que as definições não só se confundam como causem distorções ao aprendizado. Afinal, os termos acidez e basicidade são relativos à reatividade e não à composição. Num questionário, respondido por graduandos do curso de química, foram detectados os obstáculos relacionados às “funções inorgânicas” e à definição ácido-base de Arrhenius. As origens desses obstáculos são atribuídas tanto à qualidade dos livros-textos do ensino médio como à falta de discussão sobre os aspectos epistemológicos dos tópicos incluídos nos conteúdos programáticos dos cursos de química no ensino superior.

 DISPONÍVEL: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140031
ACESSO: 04/09/2018

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