terça-feira, 4 de setembro de 2018

Palestra: A ALQUIMIA ENVOLVIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO SECULO XXI


Abordou os desafios e transformações na reconstrução dos processos educacionais que representam possibilidades efetivas de aprendizagem em Química. Dessa forma, lgumas associações e citações da Alquimia serão consideradas, para que de forma não tão convencional, seja percebido pelos presentes que é possível transformar o ensino-aprendizagem de Química em algo que faça sentido para todos os envolvidos. Com a exposição, pretendeu-se fomentar nos acadêmicos e futuros licenciados em Química, o desejo em criar condições diversas tanto para o ensino quanto para a aprendizagem e que se permitam romper com a concepção tradicional de Ciência e dos conteúdos, cujo foco maior é o propedêutico, vislumbrando apenas a preparação sistemática de alunos, desconsiderando aspectos sociais da formação cidadã.
Levando-se em consideração que o mundo moderno nos cerca por diversas transformações e nos possibilita distintas possibilidades de compreender o Universo a partir do espaço escolar de modo a ampliarmos cada vez mais cedo nossa consciência individual e social dos alunos e também, ou até mesmo, principalmente dos professores a partir de um processo alquímico transformador, essa palestra deseja despertar nos presentes o interesse pela investigação que vai além do que apresenta comumente nos livros didáticos e a Alquimia é uma sugestão, haja vista a necessidade se conhecer a HISTÓRIA DA CIÊNCIA/QUÍMICA para poder realizar tal associação. É importante perceber que com os avanços tecnológicos, além de lecionar Química ou outra disciplina, devemos nos preocupar com a formação crítica dos nossos alunos, capazes de refletir sobre os problemas e as soluções trazidas pelas Ciência, e não apenas informar sobre determinado conteúdo, para tanto momentos como esse da XIV ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA são essenciais para fomentar nos presentes a vontade de transformar a sala de aula em um “vaso alquímico” que transcende os limites disciplinares e a tornam um lugar de encontro onde a criatividade e a emoção se fazem presentes e que é possível construir novas formas de aprender, estabelecendo conexões interdisciplinares entre os conhecimentos, daí a necessidade de se aplicar verdadeiramente a INTERDISCIPLINARIDADE. Para tanto, é imprescindível que nos tornemos alquimistas e transformemos nossas práticas em sala de aula.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.