domingo, 29 de março de 2020

SUGESTÕES DE LEITURA....Parte III

    Aproveitando o domingo?
   Que bom! Já prepararam a solução de hipoclorito para auxiliar na limpeza de casa? Espero que sim, heim. 
    E agora, que tal uma leitura de quadrinhos. Continuando nossas sugestões, hoje vou disponibilizar o link de dois almanaques. Espero que estejam gostando.
    Ah, não esqueçam: FIQUEM EM CASA!

Almanaque Chico Bento

DILUINDO ÁGUA SANITÁRIA PARA OBTER SOLUÇÃO QUE AUXILIA NO COMBATE AO CORONA VÍRUS

     Nos dias atuais, adquirir álcool em gel é como ganhar na loteria. Nos estabelecimentos credenciados para a venda, não conseguimos mais encontrar esse produto. Mas então como fazer a assepsia das compras vindas do supermercado, das chaves, maçanetas de porta, e da própria mesa aonde ficam esses produtos? Bem, trago aqui uma sugestão.
     Que tal usarmos o hipoclorito de sódio (NaClO)? Há na literatura específica, diversas publicações que asseguram a propriedade desinfetante dessa substância. Maiores informações estão disponiveis em https://www.quimidrol.com.br/dicas/hipoclorito-de-sodio/
     Dessa forma, em observância de nossa atual situação, gravei um vídeo propondo a diluição da água sanitária (produto saneante de vasto uso doméstico), na qual a concentração de NaClO esteja entre 2% e 2,5%. A partir da diluição de 50mL de água sanitária em 950mL de água, teremos uma solução com concemtração de hipoclorito igual a 0,1%, que é a recomendada para sua ação contra aos germes nocivos a nossa saúde.
     Espero que vocês gostem e nos acompanhem no @quimicast: o podcast que tem Química! E não esqueçam: FIQUEM EM CASA.
Abaixo, segue o link do vídeo.

sexta-feira, 27 de março de 2020

CONTINUEM EM CASA...

     Olá, depois de dois dias sem postar nada, acredito que a leitura já deva está em dias. Assim, hoje vou disponibilizar três links para vocês continuarem se divertindo.
     Outra novidade é que além do blog, estamos com um podcast. Nele a discussão ocorre em torno da forma como a Química, enquanto Ciência é abordada e os impactos que o mal uso  de seu conhecimento pode causar. Essas questões em muito contribuem para que essa maravilhosa Ciência seja vista como vilã. Daí nosso interesse em abordarmos nesse episódio esse assunto: A QUÍMICA É MOCINHA ou VILÃ? A Química pode ser usada para o bem? Tudo que tem Química faz mal? Há há, ficaram curiosos? Então, aproveitem e divirtam-se conosco num papo descontraído e cheio de informações. Estamos nas principais plataformas de aúdio: Anchor; Breaker; Pocket Casts; Radio Public; Spotify; Copy RSS.
     Aguardamos o retorno com sugestões de temas via instagran. Nos sigam: @quimicast. Vocês nos ouvirão em breve, no nosso segundo episódio, até lá CONTINUEM EM CASA! Nos sigam no instagran: @quimicast.

    
    
.

HORÁCIO e seus amigos dinossauros
Turma da Mônica e o Zé Vampiro
Uma aventura no tempo

domingo, 22 de março de 2020

FIQUEM EM CASA ... lendo, estudando e curtindo a família!

     Olá, como estão as leituras? Vamos continuar? Hoje estarei disponiblizando uma sequência do CASCÃO, PENADINHO, FRANJINHA, além dos passa tempos que estão ao final das edições.
    Outra sugestão é o instagran @chemistrybooster (www.instagram.com/chemistrybooster). Lá vocês vão encontrar assuntos de Química dispostos em seções: espaço ENEM e conteúdos da disciplina do Ensino Médio separados por série. Excelente opção para quem tem interesse em aprender mais sobre essa Ciência maravilhosa e tantas vezes desprestigiada pela falta de conhecimento. Aqui, parabenizo de forma especial ao Professor Will Dias, pela iniciativa e dedicação.
     Continuemos EM CASA desfrutando de nossos familiares. Além das brincadeiras, lê também é uma opção. Até breve!!!

sábado, 21 de março de 2020

Enfim....temos tempo!!!

   Quem diria, que nós, a humanidade tão atarefada, cheia de compromissos, reuniões, afazeres diversos, que muitas vezes nos ocupavam tanto que nem podíamos acompanhar o desenvolvimento de nossos filhos, hoje estaria com tanto TEMPO disponível que não sabe o que fazer para ocupar esse tempo...
    Brincadeiras inocentes, como as de nossa infância passaram a ter viés pejorativo, e desconhecemos as brincadeiras modernas, então o que fazer?
   Eita TEMPO TEMPO TEMPO... que para muitos não passa e se passa, é de forma lenta, enfadonha, como dizemos pras bandas de cá! Bem, disso todos nós já sabemos, inclusive Eu ... kkk. Minha passada aqui, além de me desculpar pela ausência longínqua é para dividir com vocês opções de leitura. Entre tantas, sugiro as Revistas em quadrinhos. Inicio hoje, com o SUPER ALMANAQUE.
Amanhã, tem mais! Boa Leitura.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Quimicast: o podcast que tem Química!

Uma breve história.....
Eis que um dia ouvi falar em Podcast. Em uma reunião familiar, uma prima me apresentou a um Podcast fantástico: CHÁ COM RAPADURA (qua agora vos indico!). Desde então, além de seguir a esse Podcast, passei a seguir outros como INDO E VOLTANDO (maravilhoso!) e aleatoriamente, ouvi a tantos outros. Porém um dia, numa buca rápida localizei um Podcast cultural.....he he he. Um que abordava a temática de Química e logo me interessei em ouvir e passei a seguir. Esse é o MOLÉCULAS (fabuloso, maravilhoso e interessante!). Logo me viciei. Fazia maratonas, alternando esses três e por vezes repetindo episódios. Até que um dia, pensei em convidar o grupo de professores a montar um podcast que abordasse os conteúdos com os quais trabalhávamos, mas não deu certo. Os colegas não demonstraram interesse. Então pensei.......posso adaptar essa ideia e trablhar a divulgação científica envolvendo os estudantes do curso. Assim, convidei a uma ex-bolsista (graduação), que de imediato aceitou e convidou outro estudante (mestrado). Assim estava formada a equipe do Quimicast: o podcast que tem Química. Porém, outra fase se iniciou....como faríamos para gravar, pois os integrantes estavam fisicamente separados: um em Natal, uma no Piauí e outra no Ceará. Ha ha ha....não contava com os conhecimentos do "bendito sois entre as mulheres" que rapidamente criou uma solução. Fizemos a gravação da vinheta pelo celular e o mesmo editou. Ficou ESPLÊNDIDO.....aí me empolguei. Entrei em contato com a assessoria de comunicação da Universidade e enviei dados para uma possível divulgação. Na vinheta e nos dados, planejamos gravar o primeiro episódio a tempo de publicar no dia 10 de Fevereiro, mas dificuldades de ordem espacial nos impossibilitou de gravar e por isso não publicamos o episódio. Porém, no último dia 12, nos reunimos pessoalmente na sala de estágio para numa reunião que acabou gerando uma entrevista para a assessoria de impresa do campus e nosso primeiro e tão sonhado episódio foi gravado. Desconsiderando alguns eventos de natureza comportamental, saiu tudo muito bem. Abaixo seguem algumas fotos, que foram realizdas no momento das gravações. Ah, em breve, estaremos divulgando a data certa do primeiro episódio .... AGUARDEM!!!
Caso queiram nos seguir no instagram, é só ir em @quimicast
Até breve!!!!









Marcelo (Pernambucano), Poliana (Piauiense) e Edneide (Cearense)....o que pode dá errado?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Artigo: ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

         Olá pessoal, é com muita satisfação que divido com vocês essa maravilhosa notía: hoje o artigo ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, de autoria de Antônio Marcelo Silva Lopes, Poliana de Sousa Carvalho e Edneide Maria Ferreira da Silva, foi publicado na REVISTA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO, V.13, n.1 (2020). Nele, é feito uma análise de quatro cenas da 1ª temporada do seriado Breaking Bad, transmitido pelo canal NETFLIX, objetivando incentivar a sua utilização como estratégia de ensino pelos professores da citada disciplina. Foram selecionadas algumas cenas desses episódios sobre as quais foram analisados: linguagem, precisão científica e aspectos históricos sociais e epistemológicos. Essa análise revelou que a abordagem mostrou-se acessível em relação aos fenômenos químicos representados e que sua precisão científica é considerada coerente. Entretanto, ainda de acordo com os critérios observados, a Química é colocada em xeque, quando se imagina sua utilização e os princípios morais necessários para praticar Ciência. Finalmente, observou-se que mesmo com alguns desvios conceituais, a série pode ser usada para fins didáticos desde que seja com a orientação adequada do professor que deverá realizar as intervenções corretas sobre os conteúdos explorados na série, de modo que os discentes possam refletir com coerência sobre aspectos científicos e sociais, bem como compreender melhor os conteúdos químicos.
       Para que vocês possam realizar a leitura do texto e se inspirar em criar, desenvolver e aplicar estratégias de ensino inspiradoras e motivadoras para o ensino e a prendizagem de Química, diponibilizamos o link da revista. 
Boa leitura e divulguem com seus amigos, professores e parentes!

Disponível em:

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Disciplina de Tópicos Especiais em Ensino de Química do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza da UFPI/CSHNB

No dia 01 de Fevereiro de 2020, a disciplina de Tópicos Especiais em Ensino de Química (TEEQ), da primeira turma do curso de Especialização em Ensino de Ciências, com 30h, organizada em nove encontros, distribuídos ao longo de três semanas foi concluída. O processo avaliativo da disciplina se deu a partir da escolha individual de temas associados a Química e que foram apresentados com o uso de Técnicas de Ensino (T.E) selecionadas por cada estudante. A seguir, seguem os registros fotográficos bem como os títulos dos livros que foram trabalhados.
T.E: Aula expositiva e dialogada

T.E: Caixa do Segredo


T.E: Jogos Educativos e Pedagógicos

T.E: Roda de Conversa

O ensino de Química nas leituras de embalagens/rótulos
Educação Química e Licenciatura: propostas e reflexões
Ensinando Química
Atividade experimental problematizadora
Os preconceitos e a Química
Estratégias para a inserção da HC no ensino
Experimentos de Química Geral na perspectiva da Química Verde
A história de um professor feliz
Aula de Química
Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências
Tópicos em Ensino de Química

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Encerramento de disciplina é comemorado por estudantes e professoras do Curso de LEdoC/CN no campus de Picos

          Na tarde do dia 31 de Janeiro do corrente ano, estudantes do VIII do Curso de LEdoC/CN, da UFPI concluíram a disciplina de QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO ministrada pela Prfª. Dra. Fabrícia Castro. A disciplina foi encerrada com a apresentação de conteúdos referentes à Química Orgânica. Como a proposta é que conteúdos do Ensino Médio sejam abordados de forma dinâmica e contextualizadas, a profª. responsável, propôs aos participantes que apresentassem, no formato de aulas diferenciadas, os conteúdos referentes à funções orgânicas. Dessa forma, observou-se o envolvimento e motivação de todos. Para o encerramento, a profª. Edneide Silva foi convidada a participar e a contribuir com os demais presentes. Por fim, nas palavras finais da responsável pela atividade, os estudantes a surpreenderam com uma pequena festividade acompanhada de bolo, suco e refrigerante. Segundo a Profª.: Fabrícia Castro, esses pequenos momentos tornam mais prazeroso o trabalho docente e ainda de acordo com a mesma, retornar de seu período de afastamento doutoral e ter a satisfação de trabalhar com uma turma tão envolvida e cativante é de expressivo significado.Abaixo, seguem alguns registros fotográficos do momento.






Profª.: Fabrícia Castro

Turma do VII Bloco

Estudantes e Professoras

Professoras

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Curso de Especialização em Ensino de Ciências da UFPI/CSHNB

        Trabalhando com a disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS NO ENSINO DE QUIMICA, tivemos a oportunidade de discutir sobre: métodos, metodologia e técnicas de ensino. Além de trabalharmos mais a finco algumas Técnicas de Ensino. Dessa forma, a EXPERIMENTAÇAO surge como excelente forma de atrair e estimular o senso criativo e crítico dos estudantes, principalmente no Ensino Médio. Como sugestão de atividades, disponibilizamos o material a seguir:

Atividades experimentais investigativas no ensino de química