segunda-feira, 27 de outubro de 2014

LIVRO: OS BOTÕES DE NAPOLEÃO

Segue o link para que vocês possam baixar o livro.
Abraços e ótima leitura.

http://estudanteambicioso.blogspot.com.br/2011/04/download-os-botoes-de-napoleao-as-17.html
www.quimicanarede.com.br

GRUPO DE PESQUISA

Olá, como havíamos combinado, vamos dá início ao estdo da História da Ciência e a Química. Para tanto, nosso primeiro trabalho será com o livro: OS BOTÕES DE NAPOLEÃO. Abaixo, estou disponibilizando o link para que vocês possam saborear um pouco da nossa leitura. Divirtam-se!!!!
 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

REAÇÕES de DESLOCAMENTO

Vimos que as reações de deslocamento (SIMPLES TROCA) podem ter dois produtos distintos. A substância simples é quem vai determinar qual produto teremos. Por isso é fundamental sabermos a classificação dessa substância, isto é, se constituída por METAL ou AMETAL.
Os ametais encontram-se na ordem acima, contudo, podemos ainda inserir outros elementos: F, O, N, Cl, Br, C, I, S, P, H, At.Como a quantidade de elementos é pequena, podemos construir frases mnemônicas para ajudar a recordar a sequência: FUI ONTEM A NOITE NO ClUBE, BrIGUEI COM UM ÍNDIO, SAÍ CORRENDO PRO HOSPITAL


Fila de Reatividade de Metais. Essa fila pode ainda ser representada da seguinte forma: Li, Cs, Rb, K, Ba, Sr, Ca, Na, Mg, Be, Al, Zn, Cr, Fe, Cd, Co, Ni, Pb, H, Sb, Bi, Cu, Hg, Ag, Pd, Pt, Au

NOTAS da I FASE da XVII MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA

Olá pessoal, como eu havia dito, aqui segue o link para vocês darem uma olhada na nota da I Fase da Maratona Cearense de Química.

http://www.abq.org.br/ce/xvii-maratona-cearense-de-quimica-1a-fase-notas-ordem-alfabetica-n148.html http://www.abq.org.br/ce/xvii-maratona-cearense-de-quimica-1a-fase-classificacao-n147.html

SABÃO x DETERGENTE


SABÃO
DETERGENTE
Menos agressivo com a natureza;
Podem ser: ANIÔNICOS, CATIÔNICOS, NÃO IÔNICO, ANFOLÍTICO;
Óleo e gordura;
Limpa mais, produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras;
Biodegradável;
Petróleo (recurso fóssil não renovável);
São feitos a partir de óleos e gorduras que reagem com uma base forte como NaOH, por isso são sais de ácidos carboxílicos, que são fracos, onde o H do –COOH é substituído por Na+ ou K+ ou NH4+;
Biodegradável ou não biodegradável;
São menos agressivos, contudo, apresentam uma desvantagem quando a limpeza é feita com água que contém Ca+2, Mg+2, Fe+2, pois os ânions podem reagir originando compostos insolúveis que precipitam e formam água dura;
Os mais comuns são derivados de H2SO4 que é ácido forte e traz mais danos ao ambiente;
Sabão mole: cátion K
Sabão duro: cátions Na
Muitos possuem íons fosfatos, além do S, que são usados por muitas algas como nutrientes, contribuindo para a EUTROFIZAÇÃO,provocando a morte de peixes e outros seres aquáticos;

Não reagem com cátions da água dura, realizando  a limpeza independente do tipo de água usada.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AC do 4º Bimestre 1A



01- De acordo com o vimos em sala de aula, os ÓXIDOS são compostos que muito contribuem para a formação de substâncias nocivas aos seres humanos, tanto devido a sua formação quanto por meio da reação com outras substâncias. No que se refere aos fenômenos poluentes, analise a imagem abaixo e explique os eventos demonstrados.

                                         
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02- Complete o quadro abaixo.                                                                          
SUBSTÂNCIA
FUNÇÃO QUÍMICA
NOMENCLATURA
HCl


HNO2
Ácido



Ácido fosfórico
H2SO3


NaCl
Sal

H2CO3


NaOH

Hidróxido de sódio
CaCO3



Sal
Hipoclorito de sódio


Óxido de cálcio
CO2




Nitrato de sódio

03- (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:                                                                                                     
I. monumento Itamarati – Brasília (mármore).
II. esculturas de Aleijadinho – MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
III. grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:
a) I apenas             b) I e II apenas       c) I e III apenas      d) II e III apenas     e) I, II, e III

04- Com relação a questão anterior, responda:                                                   

a) A chuva ácida necessariamente ocorre no local onde há a poluição atmosférica? Justifique.
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b) Quais os ácidos que mais contribuem para a chuva ácida? Equacione a formação de pelo menos um desses ácidos.
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05- Leia ao seguinte texto e responda às perguntas:                                              

Vazamento de amônia intoxica 24

Pelo menos 24 pessoas foram internadas com intoxicação por causa de um vazamento de amônia em um abatedouro de aves em Uberaba, Minas. O acidente ocorreu na chegada dos funcionários da empresa [...], uma das maiores do país. O vazamento pode ter sido causado por uma válvula que ficou aberta durante o fim de semana, quando foram realizados serviços de manutenção.
                                                                              (O Estado de S. Paulo, 10 de jan. 2006, p.A16)


a)    Qual a fórmula molecular da substância mencionada?
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b)    Qual o estado físico dessa substância nas condições ambientes?
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c)     Que se pode afirmar sobre ela quando dissolvida em água: é ácido, base ou nenhum dos dois? Justifique com uma equação química.
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d)    A substância mencionada é tóxica porque, em contato com a água que existe em nosso nariz e nos pulmões, reage produzindo um íon negativo que é perigoso. Que íon é esse?
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06- O consumo inadequado de hortaliças pode provocar sérios danos à saúde humana. Assim recomenda-se, após lavá-las em grande quantidade de água, imergi-las nesta sequência de soluções aquosas:                                                                                                    
·       Hipoclorito de sódio;
·       Vinagre;
·       Bicarbonato de sódio.
Das substâncias usadas duas pertencem a mesma função química. Essa função é:
a)    Sal     b) Ácido        c) Óxido       d) Hidróxido            e) Hidreto
07- Até os dias de hoje e em muitos lares, a dona de casa faz uso de um sal vendido comercialmente em solução aquosa com o nome de água sanitária ou água de lavadeira. Esse produto possui efeito bactericida, fungicida e alvejante. A fabricação dessa substância se faz por meio da seguinte reação:                                                                                        
                  Cl2 + 2NaOH → NaClO + H2O +  NaCl
                                            A                       B
Considerando a reação apresentada, indique o nome dos indicados pelas letras A e B.
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08- A seguir, temos várias reações não balanceadas. Qual delas não corresponde a uma reação de neutralização?                                                                                                 
a)      KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3(aq) + H2O(ℓ)
b)      Ca(OH)2(aq) + 2 HF(aq) → CaF2(aq) + 2 H2O(ℓ)
c)      CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(ℓ)
d)     2 HCl(aq) + Mg(OH)2(aq) → MgCl2(aq) + 2 H2O(ℓ)
e)      H3PO4(aq) + NaOH(aq)  → NaH2PO4(aq)  + H2O(ℓ)

09- O ácido fosfórico (H3PO4) é utilizado para as mais diversas finalidades, tais como remover ferrugens, na fabricação de vidro, na tinturaria, na produção de fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas e, principalmente, como acidulante de refrigerantes, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante da bebida.
a)      Equacione a reação de neutralização total do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).                                                                                                     
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b)      Equacione as reações de neutralização parcial do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).                                                                                                        
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10- (Enem-MEC) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de ácido sulfúrico, H2SO4(aq), foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande do Sul. Para minimizar o impacto ambiental de um desastre desse tipo, é preciso neutralizar a acidez resultante. Para isso, pode-se, por exemplo, lançar calcário, minério rico em carbonato de cálcio, CaCO3(s), na região atingida. A equação química que representa a neutralização do H2SO4(aq) por CaCO3(s) com a proporção aproximada entre as massas dessas substâncias é:                            

H2SO4           +             CaCO3      →       CaSO4           +    H2O   +   CO2
1 tonelada     e      1 tonelada       sólido sedimentado                  gás

Pode-se avaliar o esforço de mobilização que deveria ser empreendido para enfrentar tal situação, estimando a quantidade de caminhões necessária para carregar o material neutralizante. Para transportar certo calcário que tem 80% de CaCO3, esse número de caminhões, cada um com carga de 30 toneladas, seria próximo de:
a)      100               b)      200               c)      300               d)     400                e)      500

11- Comentamos em sala sobre a importância de algumas propriedades dos sais e como o conhecimento delas propriedades nos auxiliam em momentos do nosso cotidiano. Uma das propriedades dos sais é que eles são higroscópicos e para demonstrarmos isso foi explicado sobre o GALINHO DO TEMPO, bibelô que possui uma solução aquosa de cloreto de cobalto II em sua superfície, e estabelece o seguinte equilíbrio químico:                                  

                              [CoCℓ4]2-(aq) + 6 H2O(ℓ) [Co(H2O)6]2+(aq) + 4 Cℓ1-(aq)

O íon [CoCl4]2-(aq)  apresenta cor azul, sendo que o seu número de coordenação (quantidade de ânions que cercam o cátion no arranjo cristalino) é 4. Já o íon [Co(H2O)6]2+ apresenta cor rosa e seu número de coordenação é igual a 6, o que justifica a mudança de cor em dias úmidos – ROSA - e quentes – AZUL. Explique essa propriedade.
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12- Faça a correspondência adequada:                                                                  
I.                CuSO4 . 5H2O                                 (         ) sal normal
II.              Mg(OH)NO3                                    (         ) hidrogenossal
III.            K2SO4                                             (         ) hidroxissal
IV.            NaHCO3                                         (         ) sal hidratado
13- Em sala, foi realizado um experimento envolvendo dois compostos de  Mg (magnésio):uma base insolúvel e um sal solúvel. Equacione a reação, lembrando que o ácido usado foi o ÁCIDO CLORÍDRICO e justifique essa mudança de solubilidade nos dois compostos.                
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Dados:
Mg (magnésio): Z=20
OH - = hidroxila



Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer. É preciso fazer.
Goeth