terça-feira, 26 de maio de 2020

O que vocês estão fazendo? VAMOS MARATONAR LIVES?


OLÁ PESSOAL, COMO ESTÃO, TODOS BEM???
Ainda lentamente, mas atuante, estamos retornado as nossas atividades. O importante é não pararmos, se é que algum professor está nessa condição. O que certamente é uma frustação pra muita gente, haja vista que nossa categoria há tempos vem sendo achincalhada por alguns setores da sociedade. Mas, tentando não enveredar por esses caminhos, hoje passo para dividir com vocês alguns acontecimentos e porque não dizer os últimos acontecimentos. 
Bem, desde o último domingo (24/05/2020) estou maratonando lives. O dia foi muito profícuo. Acompanhei pelo IG:@pesquisasdequimica, de curadoria da Profa.: Cristiana Passinato, lives maravilhosas, com destaque para "O LADO LÚDICO DA QUÍMICA" com o Prof. Helio Messeder e "COMO ENSINAR QUÍMICA COM PROJETOS LÚDICOS DENTRO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" com a Profa. Thaiza Montine.  
Na live do Prof. Helio, foi discutico o JOGO na visão de Vygotsky, a importância da compreensão da psicologia Histórico Crítica por parte dos educadores e algumas falas do professor foram marcantes, como as seguintes:
-o professor ensina, não media (relação com signos, significados), na perspectiva da Psicologia Histórico Crítica;
- ao usar jogos, diz-se que os alunos ficam mais atentos, mas atentos a quê? Aonde está a atenção do alunos?
- Será que a atenção está para o conteúdo ou para a parte lúdica/divertida?
- Atenção tem uma interpretação interessante dada por Vygotsky e devemos nos atentar a ela;
- num jogo o aluno deve poder contar com um par mais capaz, que é o professor. Esse por sua vez deve interagir com o estudante no momento do jogo;
- os jogos devem envolver os estudantes durante toda a sua execusão para que não haja distração de um dado grupo enquanto outro está jogando, por isso deve haver interação;
- jogos com competição são atrativos, mas deve-se ter cuidado com os valores que são destacados;
- atenção está vinculada a novidade, se a atividade (jogo) for muito explorada, cansa;
- jogo é meio e não fim!
- lúdico é ponto de partida;
- ao se propor um jogo deve-se considerar aspectos do conteúdo da disciplina (costurar o jogo com a disciplina);
- proposição de sala temática/ transformação do ambiente (aspectos da mobilização e memória);
- devemos considerar a ambivalência da Ciência;
- um jogo não consegue abarcar assuntos em sua totalidade, mas conceitos;
- técnica e arte estão articulados e devem se fazer presentes na docência; 
- avaliação x jogos: todo jogo é avaliativo, se haverá conversão em nota é outra coisa.
    Quem faz essa discussão segundo o Prof. Messeder é Eduardo Cavalcante.
- até onde existe mediação e até onde somos professores (conceitos de Semiótica);
- motivações para o uso de jogos: nota e porque é visto como mais fácil.
Por fim, o prof. Messeder convidou aos interessados em discutir as MOTIVAÇÕES PARA O USO DE JOGOS (e sua relação com a avaliação) a se submeterem ao processo seletivo na UFBA. Sendo assim pessoal, corram porque o tema se mostra muito interessante e desafiador.
Ao final dessa live, a Profa. Cristiana Passinato, concluiu expondo que a Educação não tem limite geográfico,..., que devemos quebrar paradigmas. Disse ainda que não é a favor da construção de muros, mas de pontes para atravessar fronteiras. Essas as vezes podem ser físicas, geograficamente intransponiveis, mas que em rede é possível que isso ocorre e assim nos fortalecemos.
                  
MARAVILHOSAS FALAS E BONS ENSINAMENTOS!

A outra live, que aqui destaco, foi a conduzida pela Profa. Thaiza Montine.
Essa live foi ao encontro do que disse o Prof. Messeder, pois a Profa. Thaiza faz uso da ambientação para trabalhar coneceitos químicos; faz uso de figurino próprio a um dado assunto, dando enfase ao de "BRUXAS". E mais, como o locus de atuação da Profa. Thaiza é Goiânia, a mesma trabalha de forma mais acurada o assunto de RADIOATIDADE, pois devido ao acidente radioativo com o Césio-137, ela acredita ser necessário que os estudantes saibam as causas e consequências, de modo que assim, faz uso de um dos aspectos da educação em Química que é a contribuição social dos conteúdos químicos, sem falar em aspectos da alfabetização científica. 
Outra maravilha exposta nessa live, foi o resultado do projeto que a mesma desenvolve há alguns anos. A Profa. Thaiza, mostrou trabalhos belíssimos, em que a temática central é a Radiotividade. E mais, a Profa. Thaiza é Cossplayer, o que certamente torna suas aulas mais dinâmicas e interativas.

TRABALHO DE EXCELÊNCIA!

Seguindo na maratona de lives, segui a sugestão feita na live anterior, e fui ao IG: @quiciencialqb. E assim soube que estava ocorrendo a 3ª Jornada de lives temáticas, da UFAL. Dessa forma, no dia 25/05/2020 fui assistir à Profa. Monique Gonçalves falando sobre "Moléculas que entraram pra História". Foi simplesmente FANTÁSTICO!
A Profa. Monique relatou várias experiências, com estudantes de EJA, Ensino Médio e Ensino Superior. Expôs, o que para mim surgiu como novo, a denominação ENSINO HUMANIZADO. Fez uma apresentação sensacional sobre o assunto e ainda deixou inúmeras ideias para trabalharmos a Química Orgânica de modo humanizado e interdisciplinar. Abaixo deixarei dois links com trabalhos de autoria da Profa. Monique com outos autores para que por meio da leitura seja possível a apropriação desses conceitos. Ainda sobre a live proferida pela Profa. Monique, a mesma nos faz sonhar e idealizar atividades vinculadas a QUÍMICA DOS CHÁS; QUÍMICA DOS CORANTES; QUÍMICA DS ALIMENTOS; QUÍMICA DAS MOLÉCULA. Inclusive quanto a esse último tema, a Profa. sugere livros como OS BOTÕES DE NAPOLEÃO: as 17 moléculas que mudaram o mundo; BARBIES, BAMBOLÊS E BOLAS DE BILHAR; e por fim o livro MOLÉCULAS. Exceto o último, conheço os dois primeiros e vos digo que são excelentes e em sala de aula nos possibilitam trabalharmos de forma diversificada contemplando grupo de substâncias específicas, como ALCALÓIDES (cocaína), FLAVONÓIDES (presentes em chás), ... 
Além disso, a Profa. Monique nos mostra nas entrelinhas de suas atividades o quão importante é o nosso papel social, principalmente quando contribuímos para que na vida de nossos estudantes, esses possam tomar decisões sobre aquisição de produtos, medicamentos, vestimentas, alimentos que contenham e se destinem aquilo que se propõem, de modo que não sejam influendiados pelas fake news, infelizmente cada vez mais comuns.
Por fim, a Profa. Monique é curadora do IG:@inclusivequimica, passem por lá e conheçam mais sobre as ações desenvolvidas por ela.


A live de hoje, 26/05/2020 no IG:@quiciencialqb foi com o Prof. Leonir Lorenzetti sobre "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS". Os comentários irei postar amanhã, porque sei que vocês estão com muita vontade de assistir as lives que sintetizei aqui. Sendo assim, corram no @pesquisasdequimica e @quiciencialqb. Ah, e não esqueçam de nos ajudar a divulgar o nosso trabalho e se possível FIQUEM EM CASA!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo resumo apresentado sobre as live, destacando pontos importantes.

    ResponderExcluir
  2. Grata estimado e eterno MESTRE Prof. Sandro.
    Contamos com sua divulgação de nosso trabalho.
    E não esqueça,se possível, FIQUE EM CASA!

    ResponderExcluir

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.