terça-feira, 19 de novembro de 2019

Curso de LEdoC/CN e DINTER UFU/UFPI têm trabalhos aprovados no VI CONEDU


Logo do evento. Fonte própria.
         O VI CONEDU, Congresso Nacional de Educação, ocorreu na última semana do mês de outrubro na bela cidade de Fortaleza no Ceará. Com a temática “Avaliação: Processos e Políticas” pautou a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Destacaram-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação. A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões ficaram em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. O VI CONEDU teve como objetivo: oportunizar discussões que valorizassem as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas e avaliativas; apresentar a produção do conhecimento através das discussões dos grupos de trabalho do CONEDU; contemplar os participantes com as discussões sobre avaliação no contexto atual da educação, envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação; promover a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas. Teve como público-alvo professores da educação básica; professores do ensino superior; estudantes de graduação e pós-graduação e estudantes de ensino médio e técnico.
         Os participantes poderam optar por apresentar trabalhos na modalidade pôster oi comunicação oral. Em nosso caso, optamos por comunicação oral, por que acreditamos ser mais dinâmica a interação com os demais participantes e ser uma forma de agregar e trocar conhecimentos mais interativo. 
         Foram submetidos dois trabalhos e os mesmos aprovados na modalidade comunicação oral. O primeiro trabalho foi um recorte da pesquisa de Tese da profa. Edneide Silva, que faz parte do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFU, na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática e integra uma pesquisa mais ampla, financiada pelo CNPq que tem como foco uma coleção de livros didáticos de Ciências, aprovada pelo segundo Edital PNLD Campo. O texto intitulado A POLÍTICA DO LIVRO, O LIVRO DIDÁTICO E LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO, teve como objetivos:  Esclarecer sobre a Política do Livro, o Livro Didático e o Livro Didático do Campo; Apresentar historicamente o surgimento e a necessidade de haver livros didáticos específicos para os povos do campo. A metodologia usada foi abordagem documental de natureza qualitativa do fenômeno investigado considerando sua complexidade. A apresentação ocorreu no dia 25 de Outubro no Centro de Eventos do Ceará, com a participação de diversos pesquisadores na área de Educação do Campo que muito contribuíram para o trabalho, com seus relatos de experiência e a troca de referências desconhecidas pela pesquisadora.
          O segundo trabalho foi escrito com os estudantes Poliana de Sousa Carvalho, do Curso LEDOC/CN, do VII semestre e Antônio Marcelo, Graduado em Química pelo IFPI e Mestrando do Curso de Química na UFRN. O trabalho também foi apresentado oralmente, na manhã do dia 26 de outubro. Sob o título Simulador “phet” como estratégia de ensino em conteúdos de química orgânica, o trabalho relatou a atividade executada com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública na cidade Simões. Teve como objetivo testar o aprendizado conceitual das funções estudadas bem como a capacidade operacional dos estudantes para com os recursos computacionais; demonstrar que o uso de simulações como estratégia de ensino, pode contribuir favoravelmente para o processo de ensino-aprendizagem, haja vista o entusiasmo dos estudantes na atividade; garantir que os estudantes desenvolvessem interesse e fossem mais participativos principalmente em assuntos da disciplina de Química. Ao final do trabalho, os autores concluíram que o uso de estratégias diferenciadas pode contribuir de forma significativa com o aprendizado de conteúdos específicos, como o de funções Químicas; aaquisição de outros conhecimentos como o manuseio do computador, promove aproximação dos alunos com a tecnologia no ambiente escolar; o uso de simulações é pouco utilizado em sala de aula; aulas diferenciadas do convencional; o bom desempenho dos alunos na identificação dos grupos funcionais permite a conclusão de que os mesmos estão compreendendo o conteúdo.
         Todos os participantes reconhecem a importância desses eventos para a reelaboração, construção e troca de experiências, principalmente quando o evento oferece a possibilidade de diversas culturas e segmentos estabelecerem contato.

Prof. Edneide Siva e a estudante Poliana Carvalho.




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