terça-feira, 19 de novembro de 2019

X Seminário Internacional de Investigação sobre Educação Rural/Uruguai

          No início do corrente mês, a Profa. Msc. Edneide Silva, da UFPI lotada no curso LEdoC/CN, foi apresentar dois trabalhos sobre a temática de Educação do Campo no Centro Augustin Ferrero em Canelones no Uruguai. O evento, reconhecido internacionalmente, aborda a Educação Rural, equivalente a nossa Educação do Campo, de forma a divulgar as atividades executadas no mundo sobre essa modalidade de ensino, bem como as políticas que a regulamentam. Muito embora, haja aspectos consideraveis que diferenciam a situação brasileira da uruguaia, observamos que os desafios e as conquistas se assemelham, principalmete por empenho daqueles que estão diretamente envolvidos com a Educação.
Profa. Edneide Siva em apresentação.
      O primeiro trabalho, foi apresentado dia 07 pela manhã sob o título: Educação no Campo + Educação para o Campo = Educação do Campo! O texto é um recorte da escrita de uma tese em andamento, no Programa de Pós Graduação em Educação, linha Educação em Ciências da UFU. Nele, a autora faz a discussão dos enfrentamentos e disputas no entorno da Educação, defende a necessidade de reflexão sobre as propostas de formação docente e de currículos em funcionamento, e apresentadas no horizonte dos cortes nas políticas públicas, para as pessoas do campo. Dessa forma, o objetivo foi apresentar um panorama geral de algumas legislações da educação nacional que permitiram produzir o que neste século chamamos de Educação do Campo. Do ponto de vista teórico-metodológico, dialogamos com autores do campo da abordagem qualitativa e de pesquisa documental na área da educação, da educação do campo e da Educação em Ciências.
 
Apresentação do segundo trabalho.
          Já o segundo trabalho, apresentado no final do mesmo dia, sob o título: Cursos de Licenciatura em Educação do Campo:perspectivas outras para a formação docente, com palavras-chaves Educação do Campo. Formação inicial. Contextualização, foi escrito com a estudante do curso no qual a professora é lotada, Poliana de Sousa Carvalho. A discente está no VII período co curso e ao longo do mesmo tem mostrado interesse e se empenhado na participação de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. 
          De modo particular, esse trabalho apresenta as  lutas dos movimentos sociais para garantir o surgimento dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Aborda ainda, o diferencial do curso que está na valorização da população e dos saberes do campo, além de apresentar o local de origem como meio adequado para viver e aprender. Outro aspecto abordado no trabalho fundamenta-se no fato de que esse curso é recente, e que não está presente em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território brasileiro, há distinções na sua estrutura organizacional de acordo com as características climáticas, sociais e econômicas do local implementado.  A partir disso, nossa pesquisa, além de apresentar política e historicamente o surgimento nacional das LEdoC’s, caracteriza essencialmente como esse curso foi implementado na UFPI, e de modo mais específico no campus Senador Helvídio Nunes de Barros, além expor as contribuições e impactos sociais do curso na cidade de Picos e macrorregião.  
Entrada do Centro Augustin Ferrero em Canelones no Uruguai, local do evento.
         A participação nesse evento, traz significativas contribuições tanto para a professora, no que se refere a troca de informações e conhecimentos para a conclusão de sua Tese, quanto para a estudante, pois segundo a mesma, esses eventos oportunizam o conhecimento de outras realidade sobre a Educação do Campo, bem como possibilita a troca de vivências e experiências. 
         Para que o curso, bem como o DINTER (Doutorado institucional UFU/UFPI) contassem com representatividade no referido evento, o apoio e colaboração do coordenador do Curso de LEdoC, Prof. Dr. Alexandre Leite, do diretor do campu, Prof. Dr. Gleidson, da secretária do campus, Shiara, do coordenador local do Dinter, Prof. Dr. Petrúcio e do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Arimatéia, foram essenciais e aos quais fazemos agradecimento mais especial.



 
                    

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Livro: Metodologias Ativas

Abaixo segue o link de um livro que traz aabordagem do uso de METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA. Desejo que o material possa contribuir para o desenvolvimento de atividades mais colaborativas e formativas.

O uso de quadrinhos como estratégia didática no Ensino de Química

Pensando em possibilidade reais e uso de estratégias que facilitem a compreensão dos conteúdos da disciplina, diversas são os materiais que podemos utilizar em sala de aula. Abaixo segue o link de um livro que trabalha com QUADRINHOS EM QUÍMICA GERAL. Não temos o livro na integra, mas o que disponibilizamos, nos dá uma ideia de quão interessante é essa estratégia e como podemos fomentar em nossos estudantes o desenvolvimento dessa habilidade que tanto exercita a aprendizagem quanto estimula a criatividade, pois ainda podemos desenvolver atividades onde os estudantes sejam protagonistas, criando seus próprios quadrinhos.

UM ELEMENTO PRECIOSO....

Brinacedeiras a parte, segue abaixo o link para observarmos o quão criativo podemos ser em nossas aulas de Química. Particularmente, Eu não concordo com a OCORRÊNCIA e MUITO MENOS com o USO. Entretanto, podemos em saa de aula, sugerir que nossos estudantes elaborem outras características. Quem sabe até mesmo promover isso como atividade de gincana.
Abraços pessoal.....
Elemento Precioso

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Livro: Professores de Química em formação

        Segundo  o prefácio do livro, temos uma obra que torna-se altamente relevante não apenas por apontar para a possibilidade de um ensino comprometido com uma aprendizagem significativa, mas também por trazer resultados de pesquisas realizadas no processo formativo de licenciandos compromissados em (re)pensar a docência e o ensino de Química. A proposta de realizar um ensino significativo de Química é fundamentada em princípios ausubelianos que envolvem partir de conhecimentos prévios para que o novo conhecimento possa estar ancorado em saberes relevantes já existentes na estrutura cognitiva do aprendente. Tais saberes prévios serão ressignificados a partir da internalização do novo conhecimento, o que pressupõe a reconstrução interna dos processos aprendidos na interação com o outro, conforme proposto por Lev Vygotsky. Essa perspectiva muda substancialmente o ensino, pois pressupõe que a prática docente seja desenvolvida através de estratégias metodológicas que considerem o aprendente ativo no processo de construção do conhecimento. Assim, o professor deixa a posição de transmissor do saber, assumindo um novo papel: o de mediador do processo de aprendizagem. Por sua vez a proposição de uma Química contextualizada parte do pressuposto de que a construção do saber deve ser social e culturalmente referenciada; portanto, em sua prática o docente deve articular o conhecimento trabalhado ao contexto vivenciado pelos discentes, valorizando os saberes que os mesmos trazem de seu contexto social e cultural. A apropriação do conhecimento sistematizado e socializado pelo docente poderá, assim, contribuir não apenas para a transformação dos sujeitos sociais aprendentes como também de seu próprio contexto. 

Professores de Química em formação

Livro: Instrumentação para o Ensino de Química

        Segundo o autor do livro, a intencionalidade do livro é oferecer aos estudantes, textos de referências para a sua formação que contenham subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos e científicos. São discutidas as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos de Química, principalmente os princípios pedagógicos dos vários tipos de atividades que são utilizados como instrumentos para o ensino de Química, essenciais na ação educativa e basilares na prática de ensino do professor. O objetivo geral é o de construir competências e habilidades relacionadas aos saberes práticos do professor de Química, considerando os parâmetros teóricos disciplinares de Química e da Ciência da Educação, realizando ações educativas no cotidiano da escola, comprometendo-se com a criatividade e inovações do ensino de Química. O objetivo específico é o de pesquisar, desenvolver e construir atividades para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de Química. Ao longo deste livro, várias bibliografias são sugeridas para aqueles alunos que desejem aprofundamento e consolidação do tema abordado.


Instrumentação para o Ensino de Química

Mini Manual de Química

Boa noite pessoal....faz tempo heim?!
Bem, com os atributos da profissão e ainda tendo de escrever trabalhos acadêmicos, o tempo está mais curtinho. Porém, há muita coisa boa para nós dividirmos e por isso, estou de volta. Segue abaixo o link de um Mini Manual de Química teórica e prática.
Bons estudos!!!!


Mini Manual de Química

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

XV ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA/UECE

          Anualmente, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) organiza a Escola de Verão de Química (EVEQ). esse ano, em concomitância a comemoração dos 150 anos da Tabela Periódca de Mendeleiev, A EVEQ está completando 15 Anos. Para festejar, uma semana está sendo dedicada as comemorações.
            Assim, desde o último dia 16,  estão havendo oficinas, minicursos e sendo proferidas palestras que abordam a temática da comemoração. Aqui, faço registro especial a palestra magna de abertura, realizada no auditório Paulo Petrola, pelo Professor Gilberto Telmo Sidney Marques, intitulada "Classificação Periódica de Tales de Mileto aos dias atuais uma busca de identidades dos elementos". Particularmente, tendo sido meu professor, senti emoção singular em revê-lo e ser agraciada com um livro de sua autoria, além da imensa alegria de usufruir de tanta sapiência, conhecimento e humildade. Ademais, o reencontro com outros ex-professores foi de imensa satisfação.
            Além da magnífica palestra, participei do Curso "Desvendando a magia e a beleza da Tabela Periódica”, ministrado pela Profa. Dra. Nadja Maria Sales de Vasconcelos. Ainda no evento, foi proferida a palestra "A Tabela Periódica, um ícone universal entre a Química e a Física; seu passado, o presente e nosso futuro" realizada pelo Prof. Dr. André Luiz Herzog Cardoso. 
           Aqui, deixo meus sinceros parabéns e cumprimentos a todos os envolvidos na organização e realização do evento, de modo particular a Profa. Dra. Micheline Oliveira, que coordena o evento com muito empenho e dedicação.


terça-feira, 6 de agosto de 2019

Livro: Aprender Experimentando Física, Química e Biologia


O ensino das Ciências, principalmente nas disciplinas de Física, Química e Matemática,com frequência é abordado de forma muito teórica.Na maioria das vezes, tem consistido na transmissão do saber científico,desvinculado do saber popular. Há uma prevalência de conceitos desarticulados do cotidiano, vazios de significado. Esse modelo de ensino pode fazer com que o educando, ao receber informações prontas que nem sempre fazem parte do seu dia a dia, acabe se desinteressando pelo conteúdo de ensino. Além disso, os alunos conhecem e usam as ferramentas tecnológicas para diferentes atividades diárias, mas raramente como apoio para construção de gráficos, planilhas, simulações; que podem ser importantes para a construção do conhecimento, em particular na área das Ciências Exatas. 
A experimentação pode ser uma estratégia de ensino que vincule dinamicamente a Ciência com vivências do aluno. Em outras palavras, é necessário valorizar a visão do conhecimento científico trabalhado na escola como um saber mediador, dinâmico, provisório, capaz de articular o teórico com o prático, o ideal com o real, o científico com o cotidiano. 
As atividades propostas fazem parte das ações desenvolvidas no projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Edital MCTI/CNPq/SECIS No 90/2013 – Difusão e Popularização da Ciência; e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – Fapergs, Edital FAPERGS/CAPES 15/2013 – PICMEL (Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras), proposto pela equipe da pesquisa “Tecnologias no Ensino”. O intuito é instigar e auxiliar os professores da área das Ciências Exatas da Educação Básica a abordar conteúdos de Matemática, Física e Química a partir da exploração de atividades experimentais em seu fazer pedagógico.  
 
 
 

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Sugestões de aulas práticas

O material traz 31 sugestões de aulas experimentais. Essas são acessiveis e podem ser adaptadas de forma a tornarem as aulas de Ciências/Química mais atrativas e dinâmicas.

 Práticas laboratoriais