terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Bioquímica

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Bioquímica
Donald Voet, Judith G. Voet...

Bioquímica Básica

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BIOQUÍMICA BÁSICA 3ª EDIÇÃO - ANITA MARZZOCO

Breaking Bad e A Filosofia – Viver Melhor Com A Química

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Breaking Bad e A Filosofia – Viver Melhor Com A Química
David R. Koepsell, Robert Arp
Year: 2012 Edition: 1 Language: pt Pages: 470 ( Extension: PDF )

Química Orgânica Teórica

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Química Orgânica Teórica
Ana Júlia Silveira
Year: 2011 Edition:1 Language: Portuguese Pages: 308

Química Orgânica - Vol. 1 - 10ª Ed. 2012 ( Solomons,T.w. Graham)

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Química Orgânica - Vol. 1 - 10ª Ed. 2012 ( Solomons,T.w. Graham)
EM PORTUGUÊS

Química -Um Curso Universitário

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Química -Um Curso Universitário
Bruce M. Mahan / Rollie J. Myers
Year: 1993 Edition: 4ª Language: Portuguese Pages: 582

Minimanual Compacto de Química: Teoria e Prática, 2ª edição (2003) Glaucia Bosquilha

Minimanual Compacto de Química: Teoria e Prática, 2ª edição (2003)
Glaucia Bosquilha
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sábado, 17 de setembro de 2016

NOVOS ELEMENTOS QUÍMICOS. NOVOS??????

         Bem, desde 2004, os cientistas vêm testando a veracidade de suas possíveis descobertas. Nada mais nada menos que os elementos químicos de número atômico, 113, 115, 117 e 118. Cada um deles recebeu no final do ano passado, uma representação simbólica que por enquanto está sob avaliação da IUPAC. Não havendo nenhuma discordância da veracidade na existência e algumas características desses elementos, suas representações permanecerão inalteradas. Cada símbolo foi aferido de modo a ter relação como o nome do local ou cientista que liderou as pesquisas, fato não incomum quando se refere a denominação dos elementos químicos. A saber temos que, o NIHONIUM (Nh-113), foi assim denominado em homenagem ao país de sua descoberta, Japão. Na língua japonesa, nihonium significa ' terra do sol nascente'.
          Ainda em 2004, o MOSCOVIUM (Mc-115), foi batizado assim, em homenagem a capital russa Moscou, cidade vizinha a Dubna, onde está instalado o Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear (JINR), local onde foi realizada parte das pesquisas.
           O TENNESSINE (Ts-117), recebeu este nome em homenagem ao estado norte-americano do Tennesse, onde está sediado o Laboratório Nacional Oak Ridge e a Universidade Vanderbilt. O último do grupo, OGANESSON (Og-118), já foi descoberto em 2007, e homenageia Yuri Oganessian, físico nuclear de origem armênia e um dos autores da hipótese conhecida como ilha da estabilidade. Além dele, somente Seaborg foi homenageado em vida, tendo seu nome atribuído a um elemento químico.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS NA DISCIPLINA DE FÍSICA

        O tempo comunidade se caracteriza por ser o momento onde os alunos colocam em prática a teoria discutida em sala de aula. Assim a cada semestre os professores orientadores, vão às comunidades para vivenciar como os alunos estão aplicando esses conhecimentos. Ontem a tarde, os professores orientadores de Física e Química, foram até o município de Jaicós para observar a aplicaçao de um jogo, desenvolvido pelos alunos. Interessante lembrar que, a montagem da roleta é toda em madeira, com fixação para as fichas numeradas com as perguntas e pontuação no verso. Tudo confeccionado pelos próprios alunos, demonstrando seu interesse e envolvimento nas atividades que propomos em sala de aula. Um bom exemplo a ser demonstrado nas próximas disciplinas de METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA, pois o jogo pode ser adaptado para qualquer disciplina.
         O assunto selecionado foi CALORIMETRIA. Após uma breve revisão, os alunos explicaram as regras do jogo, que se fundamenta na brincadeira 'TORTA NA CARA". Na medida que os grupos foram rodando a roleta, pontos eram atribuídos para cada questão. Quando um grupo errava a resposta, o adversário acertava uma tora, mas quando havia acerto, o grupo adquiria uma determinada pontuação. No final das 15 perguntas, o grupo que totalizou maior pontuação, ganhou uma cesta contendo guloseimas.
        O fato que chamou bastante atenção foi a interação dos alunos, o nível de respostas e a participação de toda a turma. Segue abaixo, alguns registros fotográficos.




Depois de trocar uma resposta, a aluna recebeu uma torta na cara.

Aluna do projeto, explicando o funcionamento da roleta.

Após a conclusão da atividade, o registro fotográficos da turma.