quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AC do 4º Bimestre 1A



01- De acordo com o vimos em sala de aula, os ÓXIDOS são compostos que muito contribuem para a formação de substâncias nocivas aos seres humanos, tanto devido a sua formação quanto por meio da reação com outras substâncias. No que se refere aos fenômenos poluentes, analise a imagem abaixo e explique os eventos demonstrados.

                                         
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02- Complete o quadro abaixo.                                                                          
SUBSTÂNCIA
FUNÇÃO QUÍMICA
NOMENCLATURA
HCl


HNO2
Ácido



Ácido fosfórico
H2SO3


NaCl
Sal

H2CO3


NaOH

Hidróxido de sódio
CaCO3



Sal
Hipoclorito de sódio


Óxido de cálcio
CO2




Nitrato de sódio

03- (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:                                                                                                     
I. monumento Itamarati – Brasília (mármore).
II. esculturas de Aleijadinho – MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
III. grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:
a) I apenas             b) I e II apenas       c) I e III apenas      d) II e III apenas     e) I, II, e III

04- Com relação a questão anterior, responda:                                                   

a) A chuva ácida necessariamente ocorre no local onde há a poluição atmosférica? Justifique.
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b) Quais os ácidos que mais contribuem para a chuva ácida? Equacione a formação de pelo menos um desses ácidos.
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05- Leia ao seguinte texto e responda às perguntas:                                              

Vazamento de amônia intoxica 24

Pelo menos 24 pessoas foram internadas com intoxicação por causa de um vazamento de amônia em um abatedouro de aves em Uberaba, Minas. O acidente ocorreu na chegada dos funcionários da empresa [...], uma das maiores do país. O vazamento pode ter sido causado por uma válvula que ficou aberta durante o fim de semana, quando foram realizados serviços de manutenção.
                                                                              (O Estado de S. Paulo, 10 de jan. 2006, p.A16)


a)    Qual a fórmula molecular da substância mencionada?
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b)    Qual o estado físico dessa substância nas condições ambientes?
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c)     Que se pode afirmar sobre ela quando dissolvida em água: é ácido, base ou nenhum dos dois? Justifique com uma equação química.
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d)    A substância mencionada é tóxica porque, em contato com a água que existe em nosso nariz e nos pulmões, reage produzindo um íon negativo que é perigoso. Que íon é esse?
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06- O consumo inadequado de hortaliças pode provocar sérios danos à saúde humana. Assim recomenda-se, após lavá-las em grande quantidade de água, imergi-las nesta sequência de soluções aquosas:                                                                                                    
·       Hipoclorito de sódio;
·       Vinagre;
·       Bicarbonato de sódio.
Das substâncias usadas duas pertencem a mesma função química. Essa função é:
a)    Sal     b) Ácido        c) Óxido       d) Hidróxido            e) Hidreto
07- Até os dias de hoje e em muitos lares, a dona de casa faz uso de um sal vendido comercialmente em solução aquosa com o nome de água sanitária ou água de lavadeira. Esse produto possui efeito bactericida, fungicida e alvejante. A fabricação dessa substância se faz por meio da seguinte reação:                                                                                        
                  Cl2 + 2NaOH → NaClO + H2O +  NaCl
                                            A                       B
Considerando a reação apresentada, indique o nome dos indicados pelas letras A e B.
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08- A seguir, temos várias reações não balanceadas. Qual delas não corresponde a uma reação de neutralização?                                                                                                 
a)      KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3(aq) + H2O(ℓ)
b)      Ca(OH)2(aq) + 2 HF(aq) → CaF2(aq) + 2 H2O(ℓ)
c)      CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(ℓ)
d)     2 HCl(aq) + Mg(OH)2(aq) → MgCl2(aq) + 2 H2O(ℓ)
e)      H3PO4(aq) + NaOH(aq)  → NaH2PO4(aq)  + H2O(ℓ)

09- O ácido fosfórico (H3PO4) é utilizado para as mais diversas finalidades, tais como remover ferrugens, na fabricação de vidro, na tinturaria, na produção de fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas e, principalmente, como acidulante de refrigerantes, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante da bebida.
a)      Equacione a reação de neutralização total do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).                                                                                                     
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b)      Equacione as reações de neutralização parcial do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).                                                                                                        
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10- (Enem-MEC) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de ácido sulfúrico, H2SO4(aq), foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande do Sul. Para minimizar o impacto ambiental de um desastre desse tipo, é preciso neutralizar a acidez resultante. Para isso, pode-se, por exemplo, lançar calcário, minério rico em carbonato de cálcio, CaCO3(s), na região atingida. A equação química que representa a neutralização do H2SO4(aq) por CaCO3(s) com a proporção aproximada entre as massas dessas substâncias é:                            

H2SO4           +             CaCO3      →       CaSO4           +    H2O   +   CO2
1 tonelada     e      1 tonelada       sólido sedimentado                  gás

Pode-se avaliar o esforço de mobilização que deveria ser empreendido para enfrentar tal situação, estimando a quantidade de caminhões necessária para carregar o material neutralizante. Para transportar certo calcário que tem 80% de CaCO3, esse número de caminhões, cada um com carga de 30 toneladas, seria próximo de:
a)      100               b)      200               c)      300               d)     400                e)      500

11- Comentamos em sala sobre a importância de algumas propriedades dos sais e como o conhecimento delas propriedades nos auxiliam em momentos do nosso cotidiano. Uma das propriedades dos sais é que eles são higroscópicos e para demonstrarmos isso foi explicado sobre o GALINHO DO TEMPO, bibelô que possui uma solução aquosa de cloreto de cobalto II em sua superfície, e estabelece o seguinte equilíbrio químico:                                  

                              [CoCℓ4]2-(aq) + 6 H2O(ℓ) [Co(H2O)6]2+(aq) + 4 Cℓ1-(aq)

O íon [CoCl4]2-(aq)  apresenta cor azul, sendo que o seu número de coordenação (quantidade de ânions que cercam o cátion no arranjo cristalino) é 4. Já o íon [Co(H2O)6]2+ apresenta cor rosa e seu número de coordenação é igual a 6, o que justifica a mudança de cor em dias úmidos – ROSA - e quentes – AZUL. Explique essa propriedade.
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12- Faça a correspondência adequada:                                                                  
I.                CuSO4 . 5H2O                                 (         ) sal normal
II.              Mg(OH)NO3                                    (         ) hidrogenossal
III.            K2SO4                                             (         ) hidroxissal
IV.            NaHCO3                                         (         ) sal hidratado
13- Em sala, foi realizado um experimento envolvendo dois compostos de  Mg (magnésio):uma base insolúvel e um sal solúvel. Equacione a reação, lembrando que o ácido usado foi o ÁCIDO CLORÍDRICO e justifique essa mudança de solubilidade nos dois compostos.                
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Dados:
Mg (magnésio): Z=20
OH - = hidroxila



Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer. É preciso fazer.
Goeth

RESUMO de GEOMETRIA MOLECULAR








RESUMO
DE GEOMETRIA MOLECULAR
de NE
de L
Geometria dos
pares de elétrons
Geometria
Molecular
Hibridação
Ângulos
Exemplos
2
2
LINEAR
LINEAR
sp
180º
HCl, CO2
3
3
TRIGONAL
TRIGONAL
sp2
120º <120º
BF3, COCl2
2
ANGULAR
SO2, NO2
4
4
TETRAÉDRICA
TETRAÉDRICA
sp3
109,5º
<109,5º <109,5º
CH4, BF4-
3
PIRAMIDAL
NH3, ClO3-
2
ANGULAR
H2O, ClO2-
5
5
BIPIRÂMIDE TRIGONAL
BIPIRÂMIDE TRIGONAL
sp3d
90º e 120º <90ºe<120º
PCl5, PF5
4
GANGORRA
SF4, SeCl4
3
FORMA de T
ClF3, ClBr3
2
LINEAR
ICl2, XeF2
6
6
OCTAÉDRICA
OCTAÉDRICA
sp3d2
90º

5
PIRÂMIDE QUADRADA

4
QUADRADO PLANAR




 



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Propriedades químicas dos ácidos, bases e sais


Ácidos e Bases - Música | Acids and Bases - Song


DIET, LIGTH ou ZERO?

ACESSO: 21/10/2014
 
    A confusão que muita gente faz entre os alimentos diet, light e zero é comum e compreensível, mas existem diferenças fundamentais que devem ser observadas antes de se comprar um produto com uma dessas palavras na embalagem.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad), o consumo de alimentos diet, light e zero aumentou de 1998 a 2008 em 800%. Para tanto, a ANVISA, define nas portarias nº 27 e nº 29, de 13 de janeiro de 1998, os termos diet e light e regulamenta as condições para a utilização desses termos.
    Os alimentos diet são aqueles em que um dos componentes nutricionais existentes no produto original foi retirado, ou seja, o produto diet pode ter 0% de açúcar, mas continuar tendo o mesmo número de quilocalorias que o tradicional se não mais. Por isso, ele não é ideal para quem quer perder peso, pois é comum ver produtos desse tipo que engordam mais que os tradicionais.
Os alimentos diet devem ser consumidos por pessoas que apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas, que precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).
Os produtos diet são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, tais como ausência de açúcar (sacarose, mel, glicose), ausência de gordura e ausência de sal.
       Já o termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com o produto tradicional. É por isso que eles são os alimentos certos para aquelas pessoas que querem perder peso, pois apesar de terem todas as substâncias encontradas no original o seu valor energético é menor.
      Os produtos zero são assim denominados por apresentaram 0% de caloria, ou seja, sem calorias, porém, não possuem redução de gorduras e sais, apenas a substituição dos açúcares por produtos não-calóricos. Diferem, também, dos alimentos diet ,por terem redução de quilocalorias.
     É exigência da Anvisa que todo produto diet contenha no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico". Além disso, é aconselhado um alerta aos diabéticos quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose, e o aviso "Contém fenilalanina" quando houver adição de aspartame à fórmula.

Fique atento, não pense que alimentos diet, light e zero são todos para emagrecimento.


Alice Beuren
Nutricionista
CRN2 7634

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CUIDADO com o CHOCOLATE!!!!

ACESSO: 20/10/2014
 
     
 
 
                O chocolate disponível no mercado brasileiro contém pequenas quantidades dos metais cádmio e chumbo, que em altas concentrações podem causar efeitos danosos e de longo prazo no organismo. Um grupo de químicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) analisou 30 amostras de chocolate branco, ao leite e amargo comprados nessa cidade no início de 2014 e verificou que, embora detectáveis, os teores desses dois elementos estão dentro do limite recomendado pela legislação brasileira, assim como a da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde (Journal of Agricultural and Food Chemistry, agosto). Duas amostras de marcas diferentes, porém, tinham mais chumbo do que o órgão regulador dos Estados Unidos permite. Quanto maior o teor de cacau, maior a contaminação, o que sugere que a fonte da contaminação parece ser o próprio fruto. Os valores parecem bastante seguros desde que o consumo não seja exagerado. No caso mais grave detectado, se uma criança de 15 quilogramas comer 10 gramas de chocolate com 75% de cacau por dia – mais ou menos um quadradinho –, já terá consumido 20% do cádmio tolerado pela União Europeia. Nem todo o metal ingerido é absorvido pelo organismo, mas, mesmo assim, parece prudente limitar a quantidade de chocolate amargo que as crianças pequenas consomem.

sábado, 18 de outubro de 2014

SABÃO, DETERGENTE e a QUÍMICA

         Os detergentes são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo funcional polar em uma de suas extremidades. O elemento básico do detergente é um agente de superfície ou agente tensoativo, que reduz a tensão superficial dos líquidos, sobretudo da água, e facilita a formação e a estabilização de soluções coloidais, de emulsões e de espuma no líquido. Para penetrar na superfície e interfaces dos corpos (adsorção), a molécula do agente tensoativo contém uma parte polar ou hidrofílica, solúvel em água, e uma parte lipofílica, solúvel em gordura. Detergentes também são empregados na formulação de produtos de higiene, como xampus. Os xampus são soluções de alquilsulfonatos e alquilsulfatos, como o laurilsulfato de sódio; os xampus infantis empregam tensoativos anfóteros, porque estes não irritam a mucosa ocular (“não arde o olho”, como dizia uma propaganda desse tipo de produto). Os condicionadores empregam tensoativos catiônicos, que interagem com os grupamentos aniônicos presentes na proteína do cabelo (queratina), levando, assim, a um efeito antiestático, facilitando o penteado. Materiais para preparação de xampus e condicionadores também podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas.

            
     Os sabões são sais de ácidos carboxílicos em que um hidrogênio foi substituído por um cátion. É essa estrutura das micelas, que possibilita a remoção das gorduras. As moléculas de gordura ficam aprisionadas na região central das micelas. Os sabões são fabricados com álcalis e gorduras. Tradicionalmente, a soda cáustica e as gorduras eram misturadas em grandes cubas 
sabaoaquecidas por diferentes meios até o ponto de ebulição. O processo moderno é o da hidrólise direta das gorduras a temperaturas elevadas. Uma grande desvantagem do sabão é sua tendência a reagir ao cálcio e magnésio da água dura, com a formação de um resíduo insolúvel, motivo pelo qual tende a ser substituído pelos detergentes sintéticos.
         Os sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa (os chamados ácidos m sabao
graxos). O caráter misto desses sais permite que eles tenham dois tipos de solubilidade em água.  A cadeia hidrocarbônica longa dos sais de ácidos carboxílicos é apolar e é capaz de interagir com espécies apolares, como gorduras e outras que denominamos comumente sujeira. O grupamento ácido carboxílico ionizado (carboxilato), por ser polar,  é capaz de interagir com moléculas de água.  Por causa dessa característica, as moléculas de sabão interagem tanto com água como com gorduras, o que proporciona a limpeza da sujeira.




Tabela 1 - Diferenças entre sabão e Detergente. 


Parâmetro  Sabão Detergente










Matéria prima Óleo e gordura Petróleo
Comportamento no ambiente Biodegradável Biodegradável ou não
Solubilidade em água Pouco solúvel Muito solúvel
Capacidade de limpeza Fraca Alta
Água dura Não pode ser usado Pode ser usado
Acidez Não pode ser usado em meio ácido Pode ser usado em meio ácido





No laboratório usamos o detergente preparado para testar o carater SURFACTANTE do produto. Apos colocarmos talco sobre a agua que estava em uma Placa de Petri adicionamos algumas gotas de detergente (IMAGEM 1). Com isso foi possível observar que o pó ia afundando na água, pois houve o rompimento da tensão superfcial do líquido (IMAGEM 2).
 


 



 


IMAGEM 1

 

IMAGEM 2
 
           Outro teste feito no laboratório foi quanto a produção de espuma (IMAGEM 3). No primeiro tubo de ensaio (verde limão) o detergente produzido ficou muito espesso devido a grande quantidade de soda acrescida. No segundo tubo de ensaio (laranja) tinhamos uma amostra de detergente comercial e portanto serviu como padrão. E no terceiro tubo de ensaio (azul) o detergente produzido, também mostrou-se de baixa qualidade, pois nele a quantidade de soda foi insuficiente.
 
IMAGEM 3