OLÁ PESSOAL, COMO HAVÍAMOS DITO, AQUI ESTÃO AS DEMAIS QUESTÕES REFERENTES AO LIVRO QUE ESTAMOS ESTUDANDO, A COLHER QUE DESAPARECE, de SAM KEAN.
49 - Sabendo que Vênus,
Mercúrio, Marte e a Terra são planetas rochosos do sistema solar, explique como
Patterson previu a idade da terra e por que os três primeiros planetas mal se
parecem com a terra, uma vez que se formaram simultaneamente.
50 – A classificação de
Goldschmidt é uma classificação geoquímica que agrupa os elementos químicos de
acordo com suas fases preferidas : siderófilos, calcófilos litófilos e
atmófilos. O que significa dizer que o irídio é um siderófilo?
51 – Qual a explicação dada
pelos Alvarez para o desaparecimento dos dinossauros , 75% de todas as espécies
e de 99% de tudo que era vivo a cerca de 65 milhões de anos atrás?
52 – O que foi a teoria de
Nêmesis? Explique as ideias de Muller e Alvarez.
53 – A fumaça foi a mais
avançadas tecnologia química usada pelos gregos para situar os atenienses nos
anos 400 A. C. Explique esse fato.
54 – Comente sobre a
Convenção de Haia de 1899.
55 – Pesquise sobre o que é
substância lacrimejante. Diga os principais tipos e os prejuízus causados a
saúde.
56 – Descreva o processo
Harber para obtenção de nitrogênio industrial.
57 – Qual a participação de
Harber na guerra?
58 – Depois de excomungar
Harber, a Alemanha decidiu ameaçar seus inimigos com os metais molibdênio e
tungstênio, trocando o bromo e o cloro. Comente sobre esse fato.
59 – Depois do gás, as armas
alemãs mais temida foram as Big Berthas. Comente sobre elas.
60 – Explique o surgimento
da expressão “Molly Be Dammed”.
61 – Como se deu a
participação de Portugal no comércio de tungstênio (W)?
62 – Comente sobre o Nióbio
e o Tântalo. Em seguida relate os principais fatos que associam esses elementos
químicos a dizimação ocorrida na África Central.
63 - Como a busca por coltan
(ou columbita-tantalita) contribuiu para a extinção dos gorilas do Congo?
64 – Num cálculo geral, mais
de 5 milhões morreram no Congo desde meados dos anos 1990, o que representa a
maior perda de vidas humanas desde a 2ª Guerra Mundial. Essa luta é prova de
que , apesar de ter inspirado momentos edificantes, a TP pode também estimular
os piores e mais desumanos instintos da humanidade. Comente o trecho acima.
65 – Explique como a
inversão do Ni com os Co na Tabela Periódica de Mendeleiev contribuiu para
Moseley inserir sua organização periódica.
66 – Com a morte precoce de
Moseley, aos 27 anos, houve uma busca acelerada pelos elementos que faltavam e
que ele havia indicado. Dessa forma a procura de elementos tornou-se bastante
popular, acarretando disputas sobre que havia descoberto o Háfnio, o
Protactínio e o Tecnécio. Comente sobre as tentativas de descobrir os elementos
85,87 (artificial) e 61 (natural).
67 – Faça um breve
comentário sobre as contribuições da radioatividade, a importância da
descoberta dos nêutrons e as contribuições de Rutherford na classificação dos projéteis.
68 – Explique o que foi o
Projeto Manhattan e o Método Monte Carlo.
69 – As bombas atômicas,
independente de suas composições, trouxeram traumas terríveis para a
humanidade. A partir disso, diferencie a bomba de fissão convencional de um só
estágio da bomba suja de cobalto-60.
70 – Porque poucos dias após
as explosões das bombas em Hiroshima e Nagasaki a região já poderia ser
considerada mais ou menos estável?
71 – A vaidade se faz presente nos mais
diversos setores da sociedade. Comente a curiosa notícia publicada na sessão de
fofocas “Talk Of The Town” da revista New York.
72 – Em 1940, Edwin McMillan
criou o 1º elemento transurânico. Qual o significado desse feito? O que é um
elemento transurânico?
73 – Comente sobre a relação
de Ghiorso e Seaborg.
74 – Explique a origem do
nome dos elementos: 95 (Amerício), 96 (Cúrio), 97 (Berquélio), 98 (Califórnio),
99 (Einstênio), 100 (Férmio), 101 (Mendelévio), 102 (Nobélio) e 103
(Laurêncio).
75 – Berquélio tem símbolo
Bk, mas poderia ter sido Bm. Qual o significado de Bm e com que intenção
Ghiorso quis identificá-lo assim?
76 – Relate o mito de
criação russo sobre a origem da região deles. (Rufênio e Samário)
77 – A Rússia poderia
cientificamente ter sido uma grande potência, haja visto o que você discorrera
na questão anterior. Contudo, na realidade não foi nada disso. Comente sobre o
fato da Revolução de Outubro ter ocorrido em novembro e qual a sua motivação.
78 – O que foi a John Birch
Society e quais as principais ações contra a aplicação do conhecimento
científico?
79 – Como esteve a ciência
durante o governo despótico da União Soviética em 1929, quando Stalin assumiu o
poder?
80 – Descreva a vida dos
cientistas em Norilsk, Sibéria. Com qual objetivo eram enviados para lá? Quais
as características locais?
81 – Mesmo na ciência e
talvez, principalmente nela, a falta de ética se faz presente. Relate como
Flyorov conseguiu a confiança de “Papai Joseph” e seu trajeto até a criação do
elemento Rutherfordio (104).
82 – Comente sobre o triste
episódio de Victor Ninov.
83 – O elemento 118, caso
seja produzido, terá nome de Ghiorssium ou Flyorium? Discuta sobre essa
possível nomenclatura.
84 – Comente sobre a
situação de Segrè, em 1938 quando Mussolini cedeu a Hitler e demitiu todos os
professores judeus na Itália.
85 – Achados casuais, frutos
de atitudes desjeitosas ou até de erros clamorosos, têm empurrado a ciência
adiante ao longo da história. Cite alguns episódios que corroboram com a
afirmação acima.
86 - O Tecnécio (43) foi descoberto pela primeira
vez várias vezes e por isso ficou associado ao monstro do lago Ness do mundo
dos elementos. Identifique o nome atual dos elementos abaixo, que foram criados
da forma que os cientistas imaginavam ser o elemento 43.
a)
Polinium
b)
Pluranium
c)
Ilmenium
d)
Lucium
e)
Nipponium
f)
Masurium
g)
Parnorium
87 – Porque foi tão difícil
sintetizar o elemento 43? E como aconteceu?
88 – Que fato justifica a
comparação feita entre Linus Pauling e Leonardo da Vinci?
89 – Explique:
a)
Porque os blocos de neve têm seis lados?
b)
Porque a anemia falciforme matava?
90 – A guerra entre a Rússia
e o Japão de 1904 -1905 e a 1ª Guerra Mundial, uma década depois, aumentaram a
demanda por metais no Japão. Descreva como esse fato foi solucionado e qual a
participação Cd.
91 – O que o desastre d0 11
de Setembro tem a ver com os Cd?
92 – Descreva a “doença dói
dói”.
93 – No filme “ A volta do
Godzilla” os militares japoneses usam mísseis de cádmio para matar o Godzilla,
sendo que o mesmo havia ganho a vida por
causa de uma bomba de hidrogênio. Comente essa visão funesta do elemento cádmio
(48).
94 – Comente sobre o caso
das Quatro Grandes Doenças por Poluição do Japão.
95 – Além do fato citado na
questão anterior, o Japão ainda foi alvo de outra catástrofe em 1945. Comente-a
96 – Cd, Hg, Tl, Bi e Po
constituem a série de elementos químicos venenosos da tabela periódica. Parte
dessa aglomeração é uma coincidência, mas existem razões legítimas, químicas e
físicas. Explique-as.
97 – Qual o significado das
frases: “...venenos dos envenenadores” e “o veneno dos venenos da era nuclear”.
98 – Além dos relatos
catastróficos, referentes aos elementos de corredor do envenenamento, há um
relato cômico. Expresse-o.
99 – Cite algumas
características físicas e químicas dos elementos:
a)
Cádmio
b)
Bismuto
100 – O Bi não é o átomo
estável mais pesado, mas vai viver o bastante para ser o último elemento a se
extinguir. Explique essa afirmação.
101 – Graham Frederick Young
e David Hahn eram sociopatas? Explique.
102 – Qual o significado
químico do trecho abaixo:
“Depois, em uma atitude que
só alguém ignorante em química tentaria, explodiu acidentalmente um contêiner
de potássio e purificado depois de furar os recipiente com uma chave de fenda
(uma péssima ideia).
103 – Comente sobre os 3
principais processos nucleares: fusão, fissão e decaimento radioativo.
104 – Porque não se usa Th
(Tório – 90) nas lâmpadas domésticas e se usa nas instalações industriais
(minas).
105 – Em nossa escola é
muito comum encontrarmos portas com trincos quebrados. Você sugeria ao Capitão
Ronald que colocasse maçanetas de plástico ou de madeira? Justifique.
106 – Supondo que você é um
cientista e está pesquisando um novo tipo de preservativo, quais seriam as
vantagens e desvantagens de se usar o V com espermicida?
107 – Localizado no meio da
linha dos metais terras raras, o Ga (Gadolínio) saiu da aparente situação de
inútil para um potencial assassino do câncer. Explique esse comportamento.
108 – Justifique a frase:
“Se essas duas técnicas
(radioterapia e quimioterapia) podem ser comparadas a bombas incendiárias, o
gadolínio poderá um dia permitir que oncologistas façam ataques cirúrgicos sem
cirurgia”.
109 – Mesmo tendo se
mostrado benéfico no combate ao câncer, o Ga não é uma droga milagrosa. Tudo
que nosso corpo não processa regularmente tem efeito colateral. Cite os do
elemento 64.
110 – Tanto a Ag quanto o Cu
podem ser usados como esterilizante, sendo o segundo mais aplicado, devido ao
elevado preço do primeiro. Além disso, se houver ingestão da Ag, a pessoa fica
com a pele azulada para sempre. Essa condição chamada argirina não é fatal.
Pesquise imagens de pessoas com argirina e descreva como Stan Jones adquiriu
aparência smurf.
111 – A exemplo do que
aconteceu com Jones, os medicamentos não são elementos isolados. Contudo,
alguns elementos têm tido um papel desproporcional. Isso tudo graças a
desconhecidos cientistas. Para você qual a importância do conhecimento “antigo”
nas descobertas modernas?
112 – O que é simetria
quiral?
113 – Mesmo se considerando
destro, todos nós somos canhotos. Explique.
114 – “O acaso só favorece a
mente preparada” Em que contexto Louis Pasteur fez essa declaração?
115 – Explique como se deu a
descoberta da eficiência do PRONTOSIL.
116 – Explique quimicamente
a ação do PRONTOSIL.
117 – Em termos químicos, o
que faz a vida viver?
118 – Descreva o problema
gerado pela TALIDOMIDA durante sua comercialização em 1950.
119 – A grande sacada de
William Knowles foi demonstrar que a matéria “morta” podia revigorar a matéria
viva. Descreva como isso aconteceu.
120 – O que de há comum
entre o PRONTOSIL Domagk e a levo-di-hidroxifenilalanina (L-dopa)?
121-
Descreva os dois principais casos de perda ocorridos na Nasa e descritos no
livro.
122-
Uma atmosfera rica apenas em oxigênio é perigosa, e apenas rica em nitrogênio é
letal. Explique essa afirmativa.
123-
Muitas foram as tentativas de se construir próteses, desde a Antiguidade. E
para isso, muitos materiais foram usados, principalmente metais. Contudo, o
sistema imunológico rejeitava-os. Cite exemplos de metais usados com essa
finalidade e explique porque havia a rejeição.
124-
Como o Ti consegue “enganar” o sistema imunológico?
125-
Alguns elementos conseguem enganar nosso sistema sensorial. O Te deixa cheiro
de alho e o Be tem sabor doce. Porque possuindo essa característica o Be não é
usado como um substituto do açúcar?
126-
Porque dizem que Gandhi odiou o Iodo? Explique esse fato.
127-
Porque para a Índia é tão problemática a adição de iodo ao sal?
128-
A Polônia já foi considerada “PAÍS SOBRE RODAS” e “PARQUE DE DIVERSÃODE DEUS”.
Porque essas denotações foram atribuídas a esse país europeu que era apenas um peão
diante dos poderes coloniais da Índia de Gandhi?
129-
Madame Curie foi ate hoje a única mulher a ganhar dois prêmios Nobel. Descreva
por quais descobertas ela foi laureada.
130-
Como em qualquer outra atividade humana, a ciência sempre foi sujeita à política
– com maledicências, ciúmes e jogadas mesquinhas. Contudo o século XX fornece
os melhores exemplos históricos de como a ação de um império pode distorcer a
ciência. Quando do ganho de seu segundo Nobel Marie Curie, em uma referência ao
seu inexistente país, denominou um dos elementos descobertos de POLÔNIO, pois
ela supunha que sua ousada escolha chamaria atenção do mundo e isso revigoraria
a luta da Polônia pela independência. Contudo não foi bem assim. Comente os
fatos que realmente atraíram a atenção do público na trajetória de Madame
Curie.
131-
Mesmo tendo sido “batizado” por uma célebre e de certa forma polêmica
personalidade – Madame Curie - o Po não carrega consigo uma boa carta de visita
sendo mesmo dito a seu respeito que é inútil como metal. Comente as características
desse elemento.
132-
O Ra (rádio) foi o segundo elemento descoberto por Marie Curie. Faça um breve
comentário sobre esse elemento.
133-
Tanto Marie Curie como sua filha, Irene Joliot-Curie, morreram com leucemia,
provavelmente causada pelo Po (polônio). Descreva um pouco da trajetória
científica de Irene.
134-
Descreva o pitoresco fato que contribuiu para o descobrimento dos rastreadores
dos elementos químicos.
135-
Como, mesmo sem querer, Bohr e Hevesy transformaram a pequena brecha (=fenda)
entre a química e a física numa fissura política?
136-
Os elementos de número atômico compreendido entre 57 e 71 possuem DNA de
terras-raras. Contudo o elemento 72 é ambíguo. Justifique.
137-
De brevium a protactínio. Essa foi a evolução do nome do elemento 91. Explique
a origem desses nomes e porque houve a mudança.
138-
Bronze e latão são duas ligas metálicas conhecidas desde a.C. A diferença entre
as duas está na presença do estanho na primeira, e que é substituído pelo zinco
(Zn) na segunda. Comente sobre a importância dessas duas ligas.
139-
A pirita é conhecida como “ouro dos tolos mais tolos”. É possível diferenciá-la
do ouro (Au) apenas prensando um pedaço entre os dentes. Comente sobre algumas
propriedades do FeS2 e o Au.
140-
Ouro (Au) é metal de poucos amigos. Exceto o Te (telúrio), nenhum outro
elemento estabelece contato. Explique como se dá a ligação entre o Au e o Te e
quais os produtos formados.
141-
A falsificação de moedas contribuiu muito para o sucesso do papel moeda. Cite
alguns incômodos que as moedas apresentavam e que tanto estimularam a sua
substituição.
142-
No texto é feito, uma descrição brilhante sobre o comportamento do elétron no
interior do átomo. Faça um breve comentário sobre esse comportamento.
143-
Qual a diferença entre FOSFORESCÊNCIA e FLOURESCÊNCIA?
144-
Porque o Eu (európio) é considerado excelente agente contra a falsificação?
145-
Como os funcionários do governo reconhecem notas de euro falsificadas?
146-
Apesar dos problemas envolvendo a falsificação, muitos elementos foram usados
como moeda corrente ao longo da história. Alguns como o antimônio, foram um
fracasso.Já outros, como o cério salvaram a vida de pessoas que muito
contribuíram para a construção da tabela periódica. Houve ainda o plutônio que
foi considerado o novo ouro do mundo das finanças. Comente sobre esses dois
últimos casos.
147-
Nem precisa ser ouro nem prata. Grama por grama, o elemento mais valioso entre
todos os que se podem comprar é o ródio. Mas ninguém ganhou dinheiro mais
rapidamente que o químico Charles Hall com o alumínio. Descreva esse fato.
148-
Dobereiner não tinha formação química e nem mesmo era bem conceituado
intelectualmente. Seu currículo era fraco, com pouco destaque científico.
Contudo, ao ser convidado por Goethe para assumir uma cadeira aberta em química
na Universidade de Jena, teve oportunidade de reverter sua história. Descreva
como Dobereiner chegou ao estrôncio e as tríades.
149-
O que foi a “luz de Dobereiner”? Como funcionava?
150-
De modo especial, eu gosto muito de canetas, mas nada que possa ser considerado
uma fixação. Contudo, sabemos que existem os colecionadores e esses são capazes
de pagar verdadeiras fortunas pelo status de possuir uma caneta com grife. A
marcar Parker fez muito sucesso com os modelos, Duofold, Vacumatic e a Parker
51. Comente sobre esse último modelo, porque fez tanto sucesso e o que levou-o
a sua decadência.
151-
Descreva o auge e a decadência do experimento de Pons e Fleischmann.
152-
No livro foram citados três casos de ciência patológica: o de Crookes, Pons e
Fleischmann e Rontgen. A que descoberta esses casos estavam relacionados e o
que é a ciência patológica.
153-
Robert Falcon Scott liderou uma expedição frustrada a Antártida. Ao chegar no
local encontrou uma andeira norueguesa e uma carta, o que indicava outros
haviam estado lá primeiro. O retorno foi devastador. Devido a sua popularidade
as pessoas preferiram culpar o estanho ao Scott. Descreva as características
desse valioso metal.
154-
Em sala de aula vimos que é possível existir compostos de gases nobres como o
XeF4 e o XeF6. Explique sob quais condições os compostos
de Kr (criptônio) e Rn (radônio) podem ser formados.
155-
Explique a teoria BCS da supercondutividade.
156-
O que são e como podem surgir os káions, múons e píons?
157-
Ao longo do desenvolvimento científico foi possível perceber que as bolhas vão
além de meros brinquedos. Um dos elementos químicos que está disposto a formar
bolhas é o cálcio (Ca). As células estão para os tecidos assim como as bolhas
estão para a espuma e o melhor exemplo de uma estrutura de esponja no nosso
corpo é o osso esponjoso. Ossos enriquecidos com o cálcio são tão fortes quanto
as espumas e muito mais leves. Identifique características do cálcio e
justifique porque ele é tão importante para a formação da estrutura óssea.
158-
O que é ciência intuitiva? Como essa ciência adotou o estudo da bolha?
159-
Porque o zircônio é considerado uma pedra no sapato das casas de penhores? Qual
sua relação com os diamantes?
160-
Explique porque o Ar, Xe e Kr – gases nobres – funcionavam tão bem na pesquisa
de Putterman, sobre sonoluminescência.
161-
Todos os países devem possuir um protótipo do Quilograma. Descreva o material
que compõe o Quilograma e como deve ser uma calibragem.
162-
Atualmente, como é definido o metro e o segundo?
163-
O dizia o “Paradoxo de Fermi”?
164-
Como sabemos e também por meio da atual leitura, o Mg (magnésio) não é tão
importante quanto o O (oxigênio) e C (carbono) mas tem seu valor. Identifique
sua importância para as criaturas primitivas.
165-
O ástato é o mais raro elemento natural e muito mais resistente que seu vizinho
Fr (frâncio). Identifique semelhanças e diferenças entre esses dois elementos.
166-
Explique sobre a ilha da estabilidade.
167-
No capítulo 19 é feita a sugestão de mudança na arquitetura da tabela
periódica. Você concorda? Justifique sua resposta usando seus conhecimentos
químicos que até aqui foram amplamente aprimorados.
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