quinta-feira, 16 de outubro de 2014

SOLUBILIDADE E "FORÇA" DOS SAIS

É difícil estabelecer regras para determinar a solubilidade dos sais, pois há muitos fatores que influenciam a solubilidade de um sal. Por isso é recomendado o uso de TABELAS DE SOLUBILIDADE. 


 Para os sais não é muito comum falar em "FORÇA", porque do ponto de vista prático, é mais importante saber se um sal é solúvel ou insolúvel. Os sais solúveis produzem soluções com alta concentração de íons e que conduzirão bem a corrente elétrica.
Uma interessante experiência relacionada à solubilidade pode ser observada em sala quando foi usado Leite de Magnésia, que contém a base insolúvel Mg(OH)2 e solução de ácido clorídrico (IMAGEM 1). Para comprovarmos o caráter básico do Mg(OH)2, foi adicionado o indicador FENOLFTALÉINA, que em meio básico fica ROSA e por isso a imagem está rosada. Em seguida, foi sendo adicionado gradativamente a solução de ácido clorídrico. Em meio neutro, isto é, quando a neutralização foi TOTAL, a solução voltou a ser branca, contudo, a medida que, continuamos a adicionar o ácido foi possível perceber que a solução tornou-se incolor (IMAGEM 2), o que indica a formação de um sal ácido. Se considerarmos que na neutralização total o sal formado é o MgCl2, cloreto de magnésio, devemos lembrar que este sal é solúvel, diferente do Mg(OH)2. Um fato interessante onde é possível observar dois compostos de magnésio de solubilidade e grupos funcionais diferentes.
IMAGEM 1

IMAGEM 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.