terça-feira, 28 de outubro de 2014

MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA 2014 / II FASE

       Amanhã irá ocorrer a II Fase da XVII Maratona Cearense de Química, organizada pela Associação Brasileira de Química em parceria com a Universidade Federal do Ceará.
           Como não poderia ser diferente marcaremos presença e hoje a tarde os participantes dos 8º e 9º anos estiveram no Laboratório para as participarem de uma prévia do que certamente os aguarda amanhã.
            Aos que irão estar lá, não esqueçam: ATENÇÃO MÁXIMA NO MOMENTO DA EXECUÇÃO DOS EXPERIMENTOS. Aos que ficarão na torcida, vamos lá enviando boas vibrações.
Vejam as imagens dos experimentos realizados.
Aluno adicionando 50mL de mel

Adição de 50mL de glicerina
Adição de 50mL de água com corante
50mL de óleo comestível (de cozinha)
50mL de álcool etílico
          Todas as substâncias foram introduzidas lentamente e no final o aspecto do sistema é esse da imagem acima. Em seguida, com a ajuda de um bastão de vidro, foi feita agitação de modo que o óleo, a água e o álcool juntos passaram a formar uma só fase enquanto o o óleo e a glicerina juntos formaram uma outra fase sobrenadante, em função da diferença de densidade em relação a primeira. Esse experimento foi realizado para os alunos que concorreram em 2013 na categoria de 8º ano.
           Já o experimento realizado para os alunos do 9º ano do mesmo ano, abordou o assunto de poluentes ambientais, a clássica formação de chuva ácida. Realizamos algumas adaptações de modo que o experimentou ficou assim: 

Em um erlenmeyer de 250mL, fora adicionados 150mL de água destilada e algumas gotinhas de NaOH(aq). Em seguida, acrescentou-se o indicador ácido-base FENOLTALEÍNA e assim a solução deixou de incolor (MEIO ÁCIDO) e passou a rosa (MEIO BÁSICO).

Em uma espátula, aquecemos sob a chama de uma vela um pouco de ENXOFRE (pó), até que a espátula ficasse em rubor. Logo em seguida, foi feita a introdução dessa espátula no erlenmeyer e o mesmo foi vedado, para que a fumaça não se desprendesse.

A medida que oH2SO4 ia sendo produzido, o meio tornava ácido e assim a solução descorou, voltando a ser incolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.