9. Como
Platão justifica a denominação de gases nobres, dada aos elementos da família
18?
10. O
que significa a frase: “Os gases nobres pacifistas são uma zona desmilitarizada
cercada por vizinhos instáveis”?
11. Como
se justificaria a fácil formação de compostos como NaCl, CaCl2?
12. Versa
na história uma piada em que um assistente de Lewis entra em seu gabinete muito
feliz afirmando ter encontrado um ÁCIDO UNIVERSAL. A essa substância foi
atribuída a propriedade de tudo dissolver. Ao dar essa notícia a seu tutor,
Lewis, o tal pergunta:” - Se dissolve tudo, como ele está dentro de um frasco
de vidro?” Descreva a importância dos trabalhos de Lewis para que o mesmo
pudesse refutar a alegação absurda de seu assistente.
13. Sem
dúvida, Lewis contribuiu muito para compreensão da formação de substâncias
classificadas como ácidas bem como daquelas pertencentes à categoria das bases.
Contudo nunca ganhou um único prêmio Nobel, embora tenha sido indicado diversas
vezes. De que forma os trabalhos de Lewis contribuíram para a compreensão das
reações de neutralização?
14. De
que forma Lewis definiu ÁCIDOS e BASES?
15. Sabendo
que a força de um ácido é medida pela escala de pH e que a queda de 1 unidade
na escala, eleva a força de um ácido em 10x. Compare a força do suco gástrico
com o ácido carborano, descoberto por um químico na Nova Zelândia em 2005.
16. Nabucodonosor
II, o rei que construiu os jardins suspensos da Babilônia no século VI a.C.,
usou uma mistura nociva de chumbo e antimônio para pintar as paredes de seu
palácio de amarelo. Talvez, não por coincidência, ele enlouqueceu pouco depois,
passando a dormir do lado de fora, no campo, e a comer grama como um boi. Esse
foi um dos fatos citados no livro trabalhado, que cita a ação tóxica do
antimônio. Localize e transcreva outras 4 situações descritas referentes ao
elemento.
17. Qual
o resultado da junção do SbF5 com o HF? Como é o pH do meio? Qual o
melhor recipiente para armazená-lo?
18. Cite
as semelhanças e diferenças entre o superácido e o carborano (HCB11Cl11),
caso haja. Cite também suas aplicações e como atuam enquanto ácidos.
19. Na
tabela periódica, os elementos de transição são denominados como sendo uma
“grande planície”. Quais as características desses elementos?
20. “Platão
não teria gostado do comportamento dos elementos que possuem elétrons no
subnível d.” Justifique esta
frase.
21. “É
impossível encontrar uma amostra pura de um lantanídeo na natureza.” Explique porque
e justifique esta frase.
22. Descreva
a trajetória de Maria Goeppert que no futuro passou a ser Goeppert-Mayer.
23. O
elemento mais simples do universo, o hidrogênio(H), é também o mais abundante.
O segundo elemento mais simples, o hélio (He), e é o segundo elemento mais
abundante e assim por diante. Num universo esteticamente organizado, o terceiro
elemento, o lítio,deveria ser o mais abundante e assim por diante. Mas não é. O
terceiro elemento mais comum é o oxigênio (O). Explique porque isso ocorre.
24. O
capítulo 2 da Parte I inicia com exemplos de palavras longas na língua inglesa.
A palavra que descreve uma importante proteína que os historiadores consideram
como o primeiro vírus já descoberto em 1892, possui 1185 letras. Como é o nome
desse vírus?
25. De
que forma o nome dos aminoácidos se relacionam ao elemento carbono?
26. “Essa
promiscuidade do carbono é sua virtude.” Explique essa frase.
27. Existem
muitas teorias que buscam explicar a extinção dos dinossauros. Explique aquela
que se baseia n SiO2.
28. Se C e Si são elementos da mesma família é possível pensar que o homem é
capaz de substituir o CO2 por SiO2 durante a respiração?
Explique.
29. Comparando
o silício (Si) com o germânio (Ge), explique porque os transmissores de
germânio não fizeram muito sucesso.
30. Comente
sobre o bico de Bunsen. Quem o inventou foi a mesma pessoa que o
popularizou? Explique.
31. Como
foi a relação de Bunsen com o elemento arsênio (As)?
32. Faça
um breve relato sobre as tentativas de organização dos elementos químicos em
uma tabela periódica a partir de Mendeleiev.
33. O
que distinguiu Mendeleiev de Meyer dos outros quatro químicos que publicaram
tabelas periódicas antes deles, ao menos sob o julgamento da história.
34. Qual
significado da palavra empregada em sânscrito: eka-sílicio; eka-boro;
eka-alumínio.
35. Em
que contexto foi aplicada a seguinte frase: “Eu reconheço que Mendeleiev tem
duas esposas mas eu só tenho um Mendeleiev.”
36. Porque
o trabalho de Mendeleiev é comparado ao de Darwin na evolução e ao de Einstein
na relatividade?
37. Como
se deu a descoberta do gálio? Como o seu nome teve origem? Qual sua relação com
o título do livro?
38. Em
que contexto a frase abaixo é citada no livro: “Certa vez um professor de
literatura me disse que o que faz uma grande história - e a elaboração da
tabela periódica é uma grande história - é um clímax que seja surpreendente,
porém inevitável.”
39. Na
descoberta do gálio, de que forma a teoria e o experimento contribuíram para os
acertos sobre o elemento?
40. De
que forma foram descobertos os ingredientes, até então secretos, da porcelana
chinesa?
41. Faça
um breve comentário sobre a ilha de Ytterby. (15 linhas)
42. Quais
as contribuições de Gadolin para a popularização da pequena notável mina de Ytterby?
Quais elementos tiveram seus nomes inspirados no nome do local?
43. De
onde surgiram os nomes Hólmio (Ho), Túlio (Tm), Gadolínio (Gd)?
44. Explique
a citação: “Os elementos foram cozidos em menos tempo que se leva para fazer um
pato com batatas coradas.”
45. Qual
o significado da expressão: “Metais estrelares”? Qual sua relação com o B2FH?
46. De
onde vêm os elementos de 27 a 02, do Co ao U?
47. A
Terra poderia ter acabado como nada mais que imensos campos gelados de urânio (U)
e alumínio (Al) e outros elementos, só que algo mais aconteceu. Que fato
justifica o comportamento anômalo da Terra?
48. Descreva
como Petterson calculou a taxa dos isótopos 206 e 207 do urânio presentes na
Terra e porque parte do seu trabalho foi prejudicado com o avanço da
industrialização?
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