quarta-feira, 17 de junho de 2020
De live em live vamos nos aprimorando!
segunda-feira, 8 de junho de 2020
Seminário Desafios da Docência no Século XXI/UFPI
Disponível em: https://desafiosdadocencia.ufpi.edu.br/sobre
Acesso: 08/06/2020 as 20h
No último dia 01, teve início o SEMINÁRIO DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento encerrou no dia 06 de Junho com expressiva participação da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnicos), além da comunidade externa à Universidade. A temática do evento contemplou a proposição de discussão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) como uma possibilidade de promoção de aprendizagem no contexto atual, estimulando uma reflexão na atividade docente.
Segundo os organizadores do evento, é primordicial que no cenário atual os Sistemas Educacionais inovem com metodologias que proporcionem aos envolvidos no processo educativo a promoção de uma aprendizagem criativa e motivadora, com resultados significativos para suas vidas e para a sociedade. E portanto, estimulam que o uso de metodologias ativas e o aprendizado por meio de experiências e projetos, na perspectiva de educação continuada ao longo da vida, podem estar agregados às tecnologias digitais aplicadas à educação sistematizada. Dessa forma, compreende-se que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) podem ser importantes para o trabalho docente.
A partir dessa compreensão, o Seminário, propôs apresentações online com temáticas que poderão auxiliar no processo formativo dos alunos, ancorados a capacitação dos profissionais da educação. A partir disso, as palestras ocorreram no formato de Webinar e que além de abordarem temas atuais, tiveram como objetivos:
Discutir as metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;
Fomentar discussões sobre as práticas pedagógicas significativas e refletir sobre as metodologias ativas no cenário atual;
Explorar o ambiente virtual SIGAA como espaço de formação, interação e discussão que permita o desenvolvimento de metodologias de ensino destinadas à aprendizagem mediada por computador;
Refletir acerca das possibilidades de usos das TDIC como método pedagógico na interação de processo educacionais no Ensino Superior;
Promover reflexão e diálogo sobre estratégias de gamificação no Ensino Superior por meio de plataformas digitais de aprendizagem;
Dialogar acerca dos desafios, das estratégias e do papel do professor face ao uso das novas tecnologias no processo educativo;
Possibilitar aos participantes, mesmos distantes geograficamente, o compartilhamento de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela do computador;
Discutir a multimodalidade como uma abordagem pedagógica para o Século XXI, redefinindo concepções de leitura e produção de textos e apresentando caminhos para o letramento visual e as relevâncias desses estudos para o Ensino Superior;
Confeccionar vídeos com conteúdo expositivo usando softwares acessíveis;
Abordar o alinhamento necessário entre os processos de aprendizagem mediados pelas TDIC, as práticas educativas inovadoras e a avaliação da aprendizagem como aspecto chave para o êxito do ensino remoto, compartilhando experiências de outra instituição;
Discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, especialmente na Universidade Federal do Piauí.
Outra webinar de destaque foi a de número 3, proferida pelo Prof. Me. Ivenilton Alexandre de Souza Moura / CSHNB e teve como moderador Guilherme Feitosa de Sousa Lima / CSHNB. A temática foi "Confecção de videoaula simples para exposição de conteúdo usando OBS Studio". Essa palestra foi MARAVILHOSA, principalmente porque a medida que o professor explicava também realizava o procedimento, estimulando a participação ativa dos presentes. Foi muito boa, participativa e assim como a webinar 2, a linguagem simples tornou a elaboração de videoaula acessível e motivadora. De modo que para o momento presente apropriar-se
de métodos que possibilitem a exposição de conteúdos em formato digital
é de significativa ajuda no processo de ensino, facilitando e dinamizando a aprendizagem.
A última webinar a ser aqui comentada é a de número 8, que teve como palestrante o Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz / CMPP - CCN e moderador o Prof. Dr. Everson Thiago Santos Gerôncio da Silva / CMPP - CCN. A temática dessa webinar foi "Tô na rede, e agora?" Considerando que a Era Digital na Educação alertou para oportunidades e perspectivas inéditas no processo de aprendizagem, os grandes desafios em inovar e incorporar as tecnologias digitais no ensino vão além da infraestrutura e carece de uma revisão dos modelos pedagógicos, além do interesse do educador em se qualificar e PENSAR DIFERENTE. Para que essas ferramentas digitais contribuam na aprendizagem, é necessário planejamento para criar conexões que darão sentidos práticos aos conteúdos aprendidos por meio desses recursos. Nessa etapa o papel do "professor digital" se torna imprescindível pois a partir do seu trabalho, poderá haver estímulo e envolvimento dos estudantes.
Essa webinar teria sido muito boa se não fosse EXCELENTE. O único desconforto foi o curto tempo. O Prof. Roberto conduziu o momento de forma singular, a começar por exemplos de sua conduta em sala de aula, relatos de experiência. Ao longo da 1ª etapa da apresentação, algumas falas do professor, nos alertaram como as que seguem:
- nada de zona de conforto, CONFORTO É BOM. Prefiro usar "zona de estagnação";
- ilusão de aprendizagem, quando se referiu ao seu exemplo em sala de aula no inicio desse semestre. Por meio da explicação de malabarismo o professor fez com que os estudantes compreendessem que ENTENDER é diferente de APRENDER;
- Os professores aprendem com os alunos tanto quanto o contrário;
- Como nossos estudantes são nativos digitais, esses devem ter paciência conosco;
- Aprender requer esforço;
- A limitação das ferramentas atualmente está em quem faz/ou não uso delas;
- ENTENDER pode ser mediado pelo professor, APRENDER depende do estudante.
Na 2ª etapa, o professor aplicou um breve questionário desenvolvido no Google Forms e a partir do resultado, apresentou as funcionalidades do mesmo. FOI FANTÁSTICO, porém com apenas 1h de duração não foi possível concluir a apresentação.
Entretanto, o Prof. Roberto, estando na rede, deixou seus canais de comunicação na web e se disponibilizou a esclarecer dúvidas daqueles que se interessassem. Ao final, comunicou a todos os participantes que em breve, no Lacriedu.com irá disponibilizar um curso sobre o GOOGLE FORMS...Vamos aguardar!
quinta-feira, 28 de maio de 2020
Professores, como usar a tecnologia nas aulas remotas?
Se identificar as dificuldades fosse o suficiente para solucionar a problemática aqui apresentada, certamente com o que expomos já teríamos a solução. Entretanto, se pensarmos que o processo de alfabetização escolar fica comprometido, imaginemos agora outra dificuldade: ENSINAR REMOTAMENTE CONTEÚDOS DE FÍSICA, MATEMÁTICA ou MESMO DE QUÍMICA, quando pensamos em cálculos estequiométricos, por exemplo. Trabalhar essas disciplinas, mesmo que de forma contextualizada exige dos alunos expressiva concentração e capacidade de abstração conceitual, o que haveremos de concordar que é bem complicado.
Dessa forma, as atividades escolares estão sendo realizada com o uso de App e outros recursos tecnológicos. Corroborando com a ideia de que a Ciência e a Tecnologia são parceiras frequentes no processo educacional. Entretanto, a forma como essa exigência é imposta aos professores, nem sempre alcança os resultados desejados.
Maratonando lives...
Outro interprete e compositor trabalhado pela professora é Chico Buarque de Holanda. Na perspectiva de trabalhar com canções no ensino de química a Profa. Camila foi questionada como ela via o uso das paródias, ao que respondeu sabiamente que a canção nem sempre é produzida com a intencionalidade de divulgar, tratar assuntos científicos, vai da sensibilidade e adequação que o professor faz em sala de aula, já as paródias, sendo autorais e com características próprias, são produzidas com a intenção de promover a memorização e/ou aprendizagem de um conteúdo específico.
terça-feira, 26 de maio de 2020
O que vocês estão fazendo? VAMOS MARATONAR LIVES?
quinta-feira, 21 de maio de 2020
Vamos lê???
Olá pessoal, vou disponibilizar aqui o link de três livros de excelência para aprimorarmos nossas leituras. São três clássicos. Vamos iniciar com o livro de Demerval Savianni: ESCOLA E DEMOCRACIA de 2008. A resenha que segue, foi realizada por Janaina Cassiano Silva.
A presente obra trata-se de uma edição especial, comemorativa, devido ao fato deste livro ter completado 25 anos de seu lançamento em 1983 e ter atingido a 40ª edição. Por se tratar de uma edição comemorativa Saviani fez dois acréscimos no conteúdo do livro, a saber: o prólogo à edição Uruguaiana, elaborado em março de 1988 pela professora Ema Julia Massera Garayalde da Universidade de La República e um apêndice composto pelo texto “Setenta anos do Manifesto e vinte anos de Escola e democracia: balanço de uma polêmica” apresentado por Saviani em Belo Horizonte em agosto de 2002 no “Colóquio Nacional 70 anos do Manifesto dos Pioneiros: um legado educacional em debate”. Além disso, foi acrescida a carta de Zaia Brandão como anexo. O livro apresenta oito prefácios. No prefácio à edição comemorativa o autor discorre acerca dos acréscimos feitos nessa obra e faz alguns agradecimentos. No prefácio à edição uruguaiana a professora Ema Julia ressalta que a preocupação central da obra é gerar uma teoria educacional capaz de contribuir à transformação da sociedade brasileira. Esta destaca ainda que as principais ideias de Saviani se apresentam em duas direções, uma voltada às críticas às propostas educativas existentes explicando seu fracasso e insuficiência e outra direcionada à formulação de sua proposta, uma teoria crítica que não seja reprodutivista e responda aos interesses das classes subalternas. Além dos prefácios mencionados, há também os prefácios às 36ª, 35ª, 34ª, 33ª, 30ª e 20ª edições. É importante destacar que no prefácio à 35ª edição Saviani ressalta que “[...] uma certa corrente da historiografia da educação brasileira nos anos de 1990” (p.xxvi) leu o livro como se este fosse um Manifesto contra a Escola Nova, ou um anti-Manifesto de 1932, porém o autor afirma que a obra tem um caráter polêmico e não historiográfico, o que pode ter gerado esse tipo de interpretação. Saviani, nesse prefácio, ainda aponta que se o presente livro for lido como um manifesto, este seria um Manifesto de lançamento da Pedagogia Histórico-Crítica e não um anti-Manifesto de 1932. No prefácio à 33ª edição Saviani faz uma homenagem a Anísio Teixeira se reportando à Marx que apesar de crítico de Hegel o proclamou grande pensador.
ESCOLA E DEMOCRACIA
Visita ao Museu de História Natural
Olá pessoal, passando aqui rapidinho pra convidar a tod@s para participarem de uma live no Museu. Será hoje as 15h.Vocês podem entrar pelo IG: spcriancas; FACE: /spparacriancas.
Aproveito para convidá-los a nos seguir no
IG: @edquimicaedbem; @quimicast
e no nosso canal: EdQuímica EdBem: o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano.