quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vamos lê???

 

Olá pessoal, vou disponibilizar aqui o link de três livros de excelência para aprimorarmos nossas leituras. São três clássicos. Vamos iniciar com o livro de Demerval Savianni: ESCOLA E DEMOCRACIA de 2008. A resenha que segue, foi realizada por Janaina Cassiano Silva.  

A presente obra trata-se de uma edição especial, comemorativa, devido ao fato deste livro ter completado 25 anos de seu lançamento em 1983 e ter atingido a 40ª edição. Por se tratar de uma edição comemorativa Saviani fez dois acréscimos no conteúdo do livro, a saber: o prólogo à edição Uruguaiana, elaborado em março de 1988 pela professora Ema Julia Massera Garayalde da Universidade de La República e um apêndice composto pelo texto “Setenta anos do Manifesto e vinte anos de Escola e democracia: balanço de uma polêmica” apresentado por Saviani em Belo Horizonte em agosto de 2002 no “Colóquio Nacional 70 anos do Manifesto dos Pioneiros: um legado educacional em debate”. Além disso, foi acrescida a carta de Zaia Brandão como anexo. O livro apresenta oito prefácios. No prefácio à edição comemorativa o autor discorre acerca dos acréscimos feitos nessa obra e faz alguns agradecimentos. No prefácio à edição uruguaiana a professora Ema Julia ressalta que a preocupação central da obra é gerar uma teoria educacional capaz de contribuir à transformação da sociedade brasileira. Esta destaca ainda que as principais ideias de Saviani se apresentam em duas direções, uma voltada às críticas às propostas educativas existentes explicando seu fracasso e insuficiência e outra direcionada à formulação de sua proposta, uma teoria crítica que não seja reprodutivista e responda aos interesses das classes subalternas. Além dos prefácios mencionados, há também os prefácios às 36ª, 35ª, 34ª, 33ª, 30ª e 20ª edições. É importante destacar que no prefácio à 35ª edição Saviani ressalta que “[...] uma certa corrente da historiografia da educação brasileira nos anos de 1990” (p.xxvi) leu o livro como se este fosse um Manifesto contra a Escola Nova, ou um anti-Manifesto de 1932, porém o autor afirma que a obra tem um caráter polêmico e não historiográfico, o que pode ter gerado esse tipo de interpretação. Saviani, nesse prefácio, ainda aponta que se o presente livro for lido como um manifesto, este seria um Manifesto de lançamento da Pedagogia Histórico-Crítica e não um anti-Manifesto de 1932. No prefácio à 33ª edição Saviani faz uma homenagem a Anísio Teixeira se reportando à Marx que apesar de crítico de Hegel o proclamou grande pensador.

 

ESCOLA E DEMOCRACIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.