Considerado o momento presente, onde
a pandemia da Covid-19 está separando os professores e alunos temporal e
geograficamente, e frente a necessidade de dar continuidade ao processo
educativo, foi publicada uma MP (Nº 934, DE 01 DE ABRIL DE 2020) flexibilizando
o cumprimento dos 200 dias letivos previstos em Lei para a Educação Básica. Além disso, o cumprimento das respectivas cargas horárias e dias letivos,
800h e 200 dias, trouxe para os sistemas de ensino a possiblidade de adotar o
que muitos estão chamando de ENSINO REMOTO.
Para os professores as aulas remotas
são muito desafiadoras, pois nem todos possuem preparo para trabalhar com as tecnologias
necessárias, muito menos adaptar sua aula à estas. Sem equipamentos adequados e
pouco tempo pra se preparar, os professores que souberam repentinamente que
teriam de ministrar aulas à distância, estão em uma situação totalmente
diferente do habitual. Além do aumento da carga horária de trabalho, há também
as cobranças, tanto por parte das escolas como das famílias. Há também as dificuldades
como elaboração de planos de aula e atividades avaliativas, há ainda a
preocupação de superar a barreira da distância e garantir que os alunos estão
realmente aprendendo os conteúdos, apesar de sabermos que esta garantia é tão
difícil quanto de se atingir também presencialmente.
Se identificar as dificuldades fosse o suficiente para solucionar a problemática aqui apresentada, certamente com o que expomos já teríamos a solução. Entretanto, se pensarmos que o processo de alfabetização escolar fica comprometido, imaginemos agora outra dificuldade: ENSINAR REMOTAMENTE CONTEÚDOS DE FÍSICA, MATEMÁTICA ou MESMO DE QUÍMICA, quando pensamos em cálculos estequiométricos, por exemplo. Trabalhar essas disciplinas, mesmo que de forma contextualizada exige dos alunos expressiva concentração e capacidade de abstração conceitual, o que haveremos de concordar que é bem complicado.
Dessa forma, as atividades escolares estão sendo realizada com o uso de App e outros recursos tecnológicos. Corroborando com a ideia de que a Ciência e a Tecnologia são parceiras frequentes no processo educacional. Entretanto, a forma como essa exigência é imposta aos professores, nem sempre alcança os resultados desejados.
Se identificar as dificuldades fosse o suficiente para solucionar a problemática aqui apresentada, certamente com o que expomos já teríamos a solução. Entretanto, se pensarmos que o processo de alfabetização escolar fica comprometido, imaginemos agora outra dificuldade: ENSINAR REMOTAMENTE CONTEÚDOS DE FÍSICA, MATEMÁTICA ou MESMO DE QUÍMICA, quando pensamos em cálculos estequiométricos, por exemplo. Trabalhar essas disciplinas, mesmo que de forma contextualizada exige dos alunos expressiva concentração e capacidade de abstração conceitual, o que haveremos de concordar que é bem complicado.
Dessa forma, as atividades escolares estão sendo realizada com o uso de App e outros recursos tecnológicos. Corroborando com a ideia de que a Ciência e a Tecnologia são parceiras frequentes no processo educacional. Entretanto, a forma como essa exigência é imposta aos professores, nem sempre alcança os resultados desejados.
Por isso, separamos algumas
ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores para se conectarem com
os alunos e, ambos, tornarem o momento menos desafiador. Confira:
App EAD – Google Classroom
Aulas/Interações Remotas ou EAD (ao
vivo)
As
aulas ao vivo possibilitam maior interação e os estudantes podem ter as suas
dúvidas resolvidas conforme a aula acontece. Para essa atividade, diferentes
aplicativos podem ser utilizados, como:
1- Zoom Cloud Meetings: um
aplicativo disponível para Android e iOS que possibilita videoconferências,
reuniões e aulas ao vivo. Na modalidade gratuita, permite até 25 pessoas em uma
chamada por vídeo, por exemplo. Os professores podem passar os conteúdos e
tirar as dúvidas dos estudantes.
2- HangoutsMeet: a ferramenta
possibilita facilidade no acesso, videochamadas e chamadas de áudio. Importante
ressaltar que alguns recursos só estão disponíveis para clientes do G-suit.
3- Skype: um dos mais conhecidos
aplicativos de chamada de vídeo e voz, o Skype é uma ótima alternativa para a
educação a distância durante a quarentena. O usuário pode realizar chamadas com
vídeo, áudio e chat de forma gratuita.
4. Google Drive
O
Google Drive armazena na nuvem arquivos digitados, planilhas, apresentações,
imagens, vídeos e documentos em PDF. Você pode acessá-los de qualquer
computador por meio de sua conta Google ou, ainda, baixando o aplicativo no
próprio celular ou tablet. Ele ainda disponibiliza 30 GB gratuitamente para o
armazenamento dos arquivos.
5. Dropbox
Ele
é bastante similar ao Google Drive, armazenando em nuvem arquivos que podem ser
acessados por meio de um computador ou, ainda, por um aplicativo de celular ou
tablet. Os recursos são gratuitos até 1 GB de espaço, cobrados a partir de
então.
6. Google Forms
É
gratuito e tem sido amplamente utilizado para criar pesquisas online. Nele, o usuário pode produzir pesquisas de
múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala
numérica, entre outras opções e o interessante é que os dados ficam salvos na
sua conta do Google.
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