segunda-feira, 8 de junho de 2020

Seminário Desafios da Docência no Século XXI/UFPI

Disponível em: https://desafiosdadocencia.ufpi.edu.br/sobre

Acesso: 08/06/2020 as 20h


No último dia 01, teve início o SEMINÁRIO DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).  O evento encerrou no dia 06 de Junho com expressiva participação da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnicos), além da comunidade externa à Universidade. A temática do evento contemplou a proposição de discussão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) como uma possibilidade de promoção de aprendizagem no contexto atual, estimulando uma reflexão na atividade docente.

Segundo os organizadores do evento, é primordicial que no cenário atual os Sistemas Educacionais inovem com metodologias que proporcionem aos envolvidos no processo educativo a promoção de uma aprendizagem criativa e motivadora, com resultados significativos para suas vidas e para a sociedade. E portanto, estimulam que o uso de metodologias ativas e o aprendizado por meio de experiências e projetos, na perspectiva de educação continuada ao longo da vida, podem estar agregados às tecnologias digitais aplicadas à educação sistematizada. Dessa forma, compreende-se que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) podem ser importantes para o trabalho docente.

A partir dessa compreensão, o Seminário, propôs apresentações online com temáticas que poderão auxiliar no  processo formativo dos alunos, ancorados a capacitação dos profissionais da educação. A partir disso, as palestras ocorreram no formato de Webinar e que além de abordarem temas atuais, tiveram como objetivos:

  • Discutir as metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;

  • Fomentar discussões sobre as práticas pedagógicas significativas e refletir sobre as metodologias ativas no cenário atual;

  • Explorar o ambiente virtual SIGAA como espaço de formação, interação e discussão que permita o desenvolvimento de metodologias de ensino destinadas à aprendizagem mediada por computador;

  • Refletir acerca das possibilidades de usos das TDIC como método pedagógico na interação de processo educacionais no Ensino Superior;

  • Promover reflexão e diálogo sobre estratégias de gamificação no Ensino Superior por meio de plataformas digitais de aprendizagem;

  • Dialogar acerca dos desafios, das estratégias e do papel do professor face ao uso das novas tecnologias no processo educativo;

  • Possibilitar aos participantes, mesmos distantes geograficamente, o compartilhamento de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela do computador;

  • Discutir a multimodalidade como uma abordagem pedagógica para o Século XXI, redefinindo concepções de leitura e produção de textos e apresentando caminhos para o letramento visual e as relevâncias desses estudos para o Ensino Superior;

  • Confeccionar vídeos com conteúdo expositivo usando softwares acessíveis;

  • Abordar o alinhamento necessário entre os processos de aprendizagem mediados pelas TDIC, as práticas educativas inovadoras e a avaliação da aprendizagem como aspecto chave para o êxito do ensino remoto, compartilhando experiências de outra instituição;

  • Discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, especialmente na Universidade Federal do Piauí.


Para atender a esses objetivos, os organizadores propuseram a realização de 10 webinars. Aqui, como vinhamos fazendo na MAROTONA DE LIVES, selecionamos as webinars que mais nos chamaram atenção. Muito embora, não venhamos a comentar as 10, deixamos claro que TODAS as palestras tiveram e têm expressiva importância frente ao momento e principalmente, quanto ao formato de apresentação utilizado no Seminário. E portanto, PARABENIZAMOS AOS ORGANIZADORES E PALESTRANTES que muito se dedicaram para a realização  e sucesso do evento.

A abertura oficial foi realizada  pela fala da técnica em assuntos educacionais Djanira Lopes, da profª. Dra. Romina Julieta, pelo Reitor Prof. Dr. José de Arimatéia e pelo Prof. Dr. Sérgio Freitas da UNB. De modo especial, a fala da Vossa Magnificência sobre o evento fez despertar nos participantes três aspectos que estiveram intimamente vinculados, e que seguem: aprimoramento das ferramentas usadas em sala de aula; o retorno, quando houver, deverá ser diferente; e, a UFPI está cumprindo o seu papel e se reinventando.

A webconferência de abertura, entitulada "Metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem" foi proferida pela palestrante Profª. Drª. Lilian Cassia Bacich Martins / Tríade Educacional e teve como moderadora a Profª. Drª. Patrícia de Oliveira Lucas / CMPP - CCHL. Essa palestra versou  sobre as METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO HÍBRIDO  e  STEAM. De modo que a defesa e estímulo para a mudança de postura do professor esteve fundamentada na reflexão de que o equilíbrio de abordagens didáticas deve ser considerado, e dessa forma, a inserção das tecnologias digitais nesse processo deve ser avaliada e inserida de acordo com os objetivos que se pretende atingir e principalmente do público para quem se destina o ensino.

Além dessa palestra de abertura, comentaremos a webinar 2, proferida pelo palestrante Prof. Me. Francisco das Chagas Imperes Filho / CSHNB, com o moderador Prof. Me. Leonardo Pereira de Sousa / CSHNB e teve a temática sobre o "Portal do serviço de conferência web da RNP como ferramenta tecnológica para auxiliar a realização de aulas online". O interessante dessa palestra foi a simplicidade e clareza atribuídas pelo palestrante ao assunto, que de início, a mim, parecia tão distante, dificil e técnico. A partir de então o uso de sites com a finalidade de promover encontros virtuais online entre professores e alunos, tornou-se mais próximo de minha realidade, pois o apoio e orientação fornecidos foram estimulantes.

Outra webinar de destaque foi a de número 3, proferida pelo Prof. Me. Ivenilton Alexandre de Souza Moura / CSHNB e teve como moderador Guilherme Feitosa de Sousa Lima / CSHNB. A temática foi "Confecção de videoaula simples para exposição de conteúdo usando OBS Studio". Essa palestra foi MARAVILHOSA, principalmente porque a medida que o professor explicava também realizava o procedimento, estimulando a participação ativa dos presentes. Foi muito boa, participativa e assim como a webinar 2, a linguagem simples tornou a elaboração de videoaula acessível e motivadora. De modo que para o momento presente apropriar-se de métodos que possibilitem a exposição de conteúdos em formato digital é de significativa ajuda no processo de ensino, facilitando e dinamizando a aprendizagem.

A última webinar a ser aqui comentada é a de número 8, que teve como palestrante o Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz / CMPP - CCN e moderador o Prof. Dr. Everson Thiago Santos Gerôncio da Silva / CMPP - CCN. A temática dessa webinar foi "Tô na rede, e agora?" Considerando que a Era Digital na Educação alertou para oportunidades e perspectivas inéditas no processo de aprendizagem, os grandes desafios em inovar e incorporar as tecnologias digitais no ensino vão além da infraestrutura e carece de uma revisão dos modelos pedagógicos, além do interesse do educador em se qualificar e PENSAR DIFERENTE. Para que essas ferramentas digitais contribuam na aprendizagem, é necessário planejamento para criar conexões que darão sentidos práticos aos conteúdos aprendidos por meio desses recursos. Nessa etapa o papel do "professor digital" se torna imprescindível pois a partir do seu trabalho, poderá haver estímulo e envolvimento dos estudantes.

Essa webinar teria sido muito boa se não fosse EXCELENTE. O único desconforto foi o curto tempo. O Prof. Roberto conduziu o momento de forma singular, a começar por exemplos de sua conduta em sala de aula, relatos de experiência. Ao longo da 1ª etapa da apresentação, algumas falas do professor, nos alertaram como as que seguem:

- nada de zona de conforto, CONFORTO É BOM. Prefiro usar "zona de estagnação";

- ilusão de aprendizagem, quando se referiu ao seu exemplo em sala de aula no inicio desse semestre. Por meio da explicação de malabarismo o professor fez com que os estudantes compreendessem que ENTENDER é diferente de APRENDER;

- Os professores aprendem com os alunos tanto quanto o contrário;

- Como nossos estudantes são nativos digitais, esses devem ter paciência conosco;

- Aprender requer esforço;

- A limitação das ferramentas atualmente está em quem faz/ou não uso delas;

- ENTENDER pode ser mediado pelo professor, APRENDER depende do estudante.

Na 2ª etapa, o professor aplicou um breve questionário desenvolvido no Google Forms e a partir do resultado, apresentou as funcionalidades do mesmo. FOI FANTÁSTICO, porém com apenas 1h de duração não foi possível concluir a apresentação.

Entretanto, o Prof. Roberto, estando na rede, deixou seus canais de comunicação na web e se disponibilizou a esclarecer dúvidas daqueles que se interessassem. Ao final, comunicou a todos os participantes que em breve, no Lacriedu.com irá disponibilizar um curso sobre o GOOGLE FORMS...Vamos aguardar!

AO FIM DE NOSSA SÍNTESE DAS WEBINARS QUE MAIS NOS ESTIMULARAM, PARABENIZAMOS NOVAMENTE AOS PALESTRANTES, ORGANIZADORES
E DE MODO ESPECIAL, AOS PARTICIPANTES QUE EM MUITO CONTRIBUIRAM
PARA O SUCESSO DO EVENTO, POR MEIO DAS INTERAÇÕES NOS CHATS.
QUE VENHAM OS PRÓXIMOS SEMINÁRIOS!

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