quinta-feira, 28 de maio de 2020

Maratonando lives...


Olá pessoal, dando sequência a nossa proposta de maratonar lives, hoje postaremos aqui a síntese de três EXCELENTES apresentações que participamos nos últimos dia. Vamos lá...
As duas primeiras lives, foram acompanhadas no IG: @quiciencialqb e foram conduzidas pela Profa. Monique Angelo. A primeira live teve a seguinte temática "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" e foi proferida pelo Prof. Leonir Lorenzetti. Na oportunidade, o Prof. Lorenzetti discorreu sobre sua trajetória acadêmica e como a docência lhe foi apresentada, com evidente influência do Prof. Delizoicov, que foi seu orientador no mestrado e doutorado. Ao longo de sua fala, o professor faz citações de autores consagrados no tema abordado, como Lucia Helena Sasseron e Martha Marandino, guardando sempre as devidas particularidades nas concepções apresentadas por cada autora, bem como fazendo as conexões possiveis entre suas propostas. Um exemplo é quando o Prof. Lorenzetti diz que no ano de 2008, Sasseron propõe indicadores da Alfabetização Científica (AC) com base no ensino por investigação, trabalhando com a arguentação. Onde esses indicadores são elementos para demonstrar se o aluno manifesta as características de um sujeito alfabetizado científicamente. Por outro lado, Marandino propõe que a AC pode ocorrer para além do espaço da sala de aula, nos espaços não formais de aprendizagem, de modo que é possível, segundo o Prof. Lorenzetti, termos diversos indicadores da AC. Além dessa discussão, o professor foi interpelado sobre a relação ou mesmo diferença entre AC e Letramento Científico (LC), ao que apresentou uma proposta bastante interessante, baseada na compreensão que se tem na língua materna sobre ALFABETIZAÇÃO. Daí, o Prof. Lorenzetti nos diz que: AC pode ser compreendido como sinônimo de LC ou não. 
Com base em Delizoicov, o professor diz que se a alfabetização estiver associada apenas ao ato de lê e escrever essa será uma visão reduzida do processo formativo. Por outro lado, se a alfabetização estabelecer relação com saber lê, escrever e compreender, haverá portanto uma visão mais ampla do processo, e essa poderá ser compreendida também como LC. De modo que o Prof. Lorenzetti, não vê muito problema em usar um termo ou outro, até porque muita discussão há sobre o assunto, mas pouco se avança. Porém, o professor chama atenção para a seguinte situação: LETRAMENTO NÃO PODE SER COMPREENDIDO COMO INFERIOR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍCA! 
Dito isso, o que vem ser um "sujeito alfabetizado"? Ao responder esse questionamento, o Prof. Lorenzetti se baseia em Marandino e seus indicadores de AC associados aos de Sasseron, chamando sempre a atenção para o fato de existirem outros indicadores, e diz que o sujeito pode ser assim identificado quando é capaz de estabelecer conexões entre seus conhecimentos prévios e escolares de modo a utilizá-los participavamente na sociedade.
A partir dessa exposição, minha compreensão particular sobre esse sujeito é que ao associar esses conhecimento e aplicá-los de modo a se beneficiar disso, o sujeito pode ser considerado alfabetizado cientificamente. Um exemplo seria a preferência em consumir produtos isentos de agrotóxicos, pois a ingestão de metais pesados e seu acumulo no organismo pode causar prejuízos a saúde desses sujeitos. E assim esse sujeito estaria também desenvolvendo as conexões entre a Ciência, as Tecnologias e a Sociedade (CTS), o que vai ao encontro das ideias de Marandino  associadas as de Sasseron, ao considerar que o sujeito alfabetizado cientificamente é capaz de compreender conceitos, a natureza da ciência e as interreçaoes entre CTS. Complementadas pela fala do Prof. Lorenzetti, "CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERMEIAM NOSSA VIDA".
Além dessa fala, que nos chamou muito atenção, outras foram registradas e estão a seguir:
- a escola sintetiza o conhecimento;
- há diversos autores que propõe indicadores que auxiliam a evidenciar se o aluno está se alfabetizando cientificamente;
- trabalhar com CTS tem de ter tema social, daí a importãncia de o professor selecionar temas que possam estar no cotidiano dos seus alunos, consequentemente, esse professor deve conhecer a realidade daqueles com quem trabalha;
AQUI CHAMO A ATENÇÃO PARA O FATO DE UM PROFESSOR QUE TEVE TODA A SUA FORMAÇÃO NA CIDADE, IR TRABALHAR NUMA ESCOLA DO CAMPO (meu lócus de trabalho). FICA EVIDENTE QUE ESSE PROFISSIONAL TERÁ DIFICULDADES DE PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE E CONSEQUENTEMENTE, HAVERÁ MAIORES PROBABILIDADES DE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM SER COMPROMETIDO.
Continuando...
- a educação CTS é a estratégia mais adequada para promover a AC;
- AC não está restrita a sala de aula, essa foi a conclusão da curadora da live, Profa. Monique Angelo, com aceite do Prof. Lorenzetti, considerando que é na escola que a AC é sistematizada;
- a AC se dá desde que nós nascemos;
- segundo Schein, a AC pode ser: 
     prática: quando o objetivo é colocar em uso imediatamente após adquirir o conhecimento, 
     cívica: auxilia na tomada de decisões, como por exemplo em genética, agrotóxicos, ...
     e cultural: movida pelo desejo de querer aprender.
- EDUCAÇÃO CTS envolve abordagem, enfoque e movimento, daí a preferência pelo termo EDUCAÇÃO CTS, pois devido sua abrangência trabalha a interrelação Ensino, Tecnologia e Sociedade;
- a AC pode ocorrer em todos os niveis, depende do que o professor quer ensinar;
- STEM se aproxima dos indicadores de Sasseron. São características de avaliar, planejar e a partir disso o aluno se posicionar. É uma proposta de encaminhamento do profesessor que pode estar envolvida nas atividades de trabalho, desde que o aluno seja o centro do processo. Pode ser que através da CTS essas características estejam presentes, por isso não é adequado tentar estabelecer diferença entre CTS e STEAM;
- CTS pode promover AC, desde que o professor considere o aluno como o centro (Metodologias Ativas);
- deve-se valorizar as diversidades de saberes. Quilombolas, indígenas são povos que possuem saberes específicos e que devem ser respeitados e considerados pelo professor e a partir disso se estabeler as relações com a AC. Por isso é tão impportante o professor ter acesso previamente a esses saberes;
- Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e CTS, mobilizam as pessoas a questionarem, desconfiarem, problematizarem e pesquisarem, e isso diminue consideravelmente as FAKE NEWS, muito embora essas sejam constituídas por crenças e serem de carater ideológico e portanto de dificil enfrentamento.

EXPLÊNDIDAS ARGUMENTAÇÕES!

A segunda live, ocorreu no dia 27/05/2020, também como proposta da III Jornada de lives, divulgada no IG: @quiciencialqb e ainda com a curadoria da Profa. Monique Angelo.  Antes de dar início da live, demonstrando reconhecimento a uma colega que dividiu um texto da Profa. Alacoque Lorenzini Erdmann, a Profa. Monique fez a leitura dessa produção textual que para nós é o relato do que os professores dos mais diversos niveis estão vivenciando na atualidade. O texto estará disponível na íntegra em nosso outro blog: qualopapeldoprofessorcoordenador@blogspot.com, passem lá e vejam quanta verdade está posta na produção da Profa. Alacoque Lorenzini.
Dando sequência, a temática da live foi "CANÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA" proferida pela Profa. Camila Silveira. A professora nos relata sobre suas atividades usando performace artística científica, na graduação principalmente. Para além, a Profa. Camila expõe seu trabalho com os demais professores do Departamento, que se configura em um SARAU DE CIÊNCA E ARTE, que inclusive tem uma página no facebook, passem lá heim. A proessora convidencia que teve a honra de ao trabalhar o dico "Quanta", de Gilberto Gil, lançado em 1997, contar com a atenciosa resposta do interpre e compositor ao evento. Compromisssos profissionais impediram o cantor se fazer presente, mas o mesmo preparou um vídeo especialmente para o evento o que segundo a Profa. Camila, demonstrou muita sensibilidade e carinho ao trabalho por ela desenvolvido na Universidade.
Desse momento uma situação que a professora chama a atenção foi a fala de Gilberto Gil, "os cientistas avançaram tanto no conhecimento que a população não faz ideia do que se estão fazendo", o que para ela foi um "tapa", pois nem sempre a academia populariza suas atividades. Daí seus trabalhos no ensino, pesquisa e extenção estarem interligados e associados.
Outro interprete e compositor trabalhado pela professora é Chico Buarque de Holanda. Na perspectiva de trabalhar com canções no ensino de química a Profa. Camila foi questionada como ela via o uso das paródias, ao que respondeu sabiamente que a canção nem sempre é produzida com a intencionalidade de divulgar, tratar assuntos científicos, vai da sensibilidade e adequação que o professor faz em sala de aula, já as paródias, sendo autorais e com características próprias, são produzidas com a intenção de promover a memorização e/ou aprendizagem de um conteúdo específico.
Além de trabalhar com canções e preferencialmente as regionais, pois a Profa. Camila acredita que o sentimento de pertencimento proporciona o envolvimentos e participação maior dos alunos no processo, ainda desenvolve atividades que estimulam a participação das Mulheres na Ciência. Com essa temática, elaborou um livro no estilo de passatempo que registra toda a promoção que faz nesse sentido. Abaixo, segue o link do livro, que é gratuito.  A Profa. Camila encerra sua apresentação dizendo que é uma " PRODUÇÃO DE MULHERES, SOBRE MULHERES, PARA TODOS".   

Livreto Passatempo

FANTÁSTICO!

Nossa terceira live ocorreu hoje, 28/05/2020 e com o tema "APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO" e foi proferida pelo Prof. Marcôncio Moura. Como sempre, o professor fez uma excelente apresentação, de forma clara e objetiva.
Um dos assuntos que promoveu bastante interação entre os participantes foi a relação entre AVALIAÇÃO x PROVA. Aqui o Prof. Marcôncio coloca que a avaliação é um processo contínuo e que a prova é um instrumento, mas que a avaliação pode ser realizada por meio de outros instrumentos. Coloca ainda que a ambiguidae na elaboração das questões contidas nas provas pode conduzir o aluno ao erro, e propõe o estudo e qui ça uma ofina sobre TAXONOMIA DE BLOOM, proposta que foi muito bem recebida por todos. VAMOS AGUARDAR!
Um dos participantes, Prof. Bernardo que leciona Matemática, diz que A PROVA NUNCA É VERDADEIRA, MAS QUE AO MENOS DEVE SER JUSTA. Isso em função de algumas imagens que foram colocadas na apresentação do Prof. Marcôncio. Essa fala nos traz a lembrança de que ao elaborarmos uma prova devemos considerar que mesmo estando todos no mesmo espaço físico, nem todos os alunos dispões das mesmas habilidades cognitivas, daí a necessidade de o professor ao elaborar suas questões tratá-las de forma mais humana e o uso de textos é uma possibilidade para isso.
O Prof. Marcôncio relata uma experiência vivenciada com a Profa. Margareth, enquanto sua coordenadora, logo no inicio de sua carrreira docente. Segundo ele, a Profa. Margareth, o estimulou a usar textos em suas provas de Ciências, onde inicialmente esse pudesse oferecer a resposta de forma explícita às questões elaboradas. Sequencialmete, a professora o solicitou que inserisse questões em que a resposta não estivesse explicitada no texto utilizado e gradativamente a Profa. Margareth, fez com que o Prof. Marcôncio usasse na elaboração de suas provas textos como pretexto para atualizar o contexto, de modo que assim, desde então suas provas apresentam esse tipo de componente, pois é uma forma de se trabalhar a inter e a transdisciplinaridade. 
Ao longo da apresentação, algumas falas do Prof. Marcôncio foram registradas:
- Educação é desafio;
- respirar é pra nota. Essa é sua resposta quando é indagado pelos seus alunos se uma ou outra atividade é para nota.
- cita Libâneo, quando o mesmo diz que a sociedade influencia a escola;
- é um desafio colocar o curriculo a favor dos menos favorecidos;
- quase tudo está a favor da classe dominante, ao se referir a avaliação;
- conhecimento é poder!
- a BNCC estimula o ensino por investigação;
- AC é diferente de LC;
- conhecimento deve ser compartilhado, posto em prática;
- a reflexão de nossa prática nos possibilita melhorar.

SIMPLESMENTE MARAVILHOSA!

E por aqui, nos despedimos com votos de que fiquem bem e se possível FIQUEM EM CASA!
Solicitamos que nos ajudem a divulgar esse trabalho, indiquem, curtam, comentem e compartilhem!
Abraços!



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