quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ROTEIRO DAS PARCIAIS DO 4º BIMESTRE



DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 9° ANOS A e B (MANHÃ)


CONTEÚDO PARA PROVAS PARCIAIS:
- FUNÇÕES INORGÂNICAS: IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA
- REAÇÕES QUÍMICAS: NOÇÕES GERAIS



DISCIPLINA: QUÍMICA II
SÉRIE: 1° ANOS A (MANHÃ)


- LIVRO: A COLHER QUE DESAPARECE
CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA E ORIENTADO EM AULAS EXTRA TURNO, BEM COMO O ESTUDO DETALHADO DOS CAPÍTULOS E DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E ASSOCIÁ-LA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL PARA LEITURA E IMPRESSÃO NO BLOG:
edquimicaedbem.blogspot.com, BEM COMO TODAS AS QUESTÕES TRABALHADAS AO LONGO DO PERÍODO.


 
DISCIPLINA: QUÍMICA II
SÉRIE: 1° ANOS B (MANHÃ), 1° ANOS C e D (TARDE)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- ASSUNTOS PONTUAIS DO CAPÍTULO 11, COMO:
          CARACTERÍSTICAS DA AMÔNIA;
          REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO PARCIAL;
TIPOS DE SAIS, IDENTIFICAÇÃO E NOMENCLATURA;
ÓXIDOS: IDENTIFICAÇÃO, TIPOS E NOMENCLATURA.
TODOS OS ASSUNTOS CONTIDOS NO LIVROS SÃO COMPLEMENTADOS COM NOTAS DE AULA QUE SÃO DISCUTIDAS, EXPLICADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO A RESOLUÇÃO DO TD QUE FORA DISTRIBUÍDO NO FINAL DA ETAPA PASSADA.

SOLUBILIDADE E "FORÇA" DOS SAIS

É difícil estabelecer regras para determinar a solubilidade dos sais, pois há muitos fatores que influenciam a solubilidade de um sal. Por isso é recomendado o uso de TABELAS DE SOLUBILIDADE. 


 Para os sais não é muito comum falar em "FORÇA", porque do ponto de vista prático, é mais importante saber se um sal é solúvel ou insolúvel. Os sais solúveis produzem soluções com alta concentração de íons e que conduzirão bem a corrente elétrica.
Uma interessante experiência relacionada à solubilidade pode ser observada em sala quando foi usado Leite de Magnésia, que contém a base insolúvel Mg(OH)2 e solução de ácido clorídrico (IMAGEM 1). Para comprovarmos o caráter básico do Mg(OH)2, foi adicionado o indicador FENOLFTALÉINA, que em meio básico fica ROSA e por isso a imagem está rosada. Em seguida, foi sendo adicionado gradativamente a solução de ácido clorídrico. Em meio neutro, isto é, quando a neutralização foi TOTAL, a solução voltou a ser branca, contudo, a medida que, continuamos a adicionar o ácido foi possível perceber que a solução tornou-se incolor (IMAGEM 2), o que indica a formação de um sal ácido. Se considerarmos que na neutralização total o sal formado é o MgCl2, cloreto de magnésio, devemos lembrar que este sal é solúvel, diferente do Mg(OH)2. Um fato interessante onde é possível observar dois compostos de magnésio de solubilidade e grupos funcionais diferentes.
IMAGEM 1

IMAGEM 2

FENÔMENOS POLUENTES: chuva ácida, camada de ozônio e efeito estufa

Como estudamos, os ÓXIDOS são substâncias que em muito contribuem para a formação da chuva ácida. Contudo, esses compostos, em sua maioria gasosos, também contribuem para o aumento da temperatura da Terra, favorecendo o efeito estufa, que é piorado com a diminuição da camada de ozônio que protege a superfície do nosso planeta.
Dessa forma, é possível por meio de uma ilustração relacionar os três fenômenos.



Fenômenos poluentes


QUÍMICA AMBIENTAL: Formação de Chuva Ácida

As imagens referem-se a aula sobre química ambiental que foi trabalhada com foco na formação da chuva ácida. Durante a aula, foram abordados os conceitos de ÓXIDOS e portanto, realizado um experimento simples para demonstração da formação desse efeito na atmosfera. Para tal, foi usado enxofre em pó (S), uma vela, um frasco grande com tampa e uma flor colorida. Após aquecer o enxofre, houve a introdução do mesmo no frasco junto com a flor colorida e imediata vedação. Em seguida, observou-se a produção do ácido sulfúrico por meio da reação do dióxido de enxofre com gás oxigênio com formação de trióxido de enxofre. Em continuidade, essa substância reage com o vapor d'áuga presente na flor e formaácido sulfúrico. Toda a reação é observada por meio da liberação de fumação e descoloração da flor, comprovando a formação do meioácido.




 

Derretimento do S(pó) e introdução em sistema fechado. 

S + O2 --- SO2

Reação do SO2 com O2 para produção de SO3
Produção de H2SO4 por meio da reação entre o SO3 e o vapor d'água presente na flor (vermelha), que fora previamente colocada no recipiente. A medida que o ácido é formado, a flor vai ficando desbotada, isto é, perdendo a coloração e tornando-se amarelada. Caso a reação permaneça por muito tempo, o que se observa é a queimadura das pétalas da flor.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tabela Periódica ilustrada

MENSAGEM ORIGINAL DISPONÍVEL NO BLOG: http://ensquimica.blogspot.com.br/


Frente ao assunto que estamos estudando, recorro ao blog: Ensino de Química (EXCELENTE, VOCÊS DEVEM ACESSAR) que disponibilizou em sua publicação de 30/01/2014, uma Tabela Periódica Ilustrada.
Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

LIVRO: Q 9 A Q 48


9.    Como Platão justifica a denominação de gases nobres, dada aos elementos da família 18?

10.    O que significa a frase: “Os gases nobres pacifistas são uma zona desmilitarizada cercada por vizinhos instáveis”?

11.    Como se justificaria a fácil formação de compostos como NaCl, CaCl2?

12.    Versa na história uma piada em que um assistente de Lewis entra em seu gabinete muito feliz afirmando ter encontrado um ÁCIDO UNIVERSAL. A essa substância foi atribuída a propriedade de tudo dissolver. Ao dar essa notícia a seu tutor, Lewis, o tal pergunta:” - Se dissolve tudo, como ele está dentro de um frasco de vidro?” Descreva a importância dos trabalhos de Lewis para que o mesmo pudesse refutar a alegação absurda de seu assistente.

13.    Sem dúvida, Lewis contribuiu muito para compreensão da formação de substâncias classificadas como ácidas bem como daquelas pertencentes à categoria das bases. Contudo nunca ganhou um único prêmio Nobel, embora tenha sido indicado diversas vezes. De que forma os trabalhos de Lewis contribuíram para a compreensão das reações de neutralização?

14.    De que forma Lewis definiu ÁCIDOS e BASES?

15.    Sabendo que a força de um ácido é medida pela escala de pH e que a queda de 1 unidade na escala, eleva a força de um ácido em 10x. Compare a força do suco gástrico com o ácido carborano, descoberto por um químico na Nova Zelândia em 2005.

16.    Nabucodonosor II, o rei que construiu os jardins suspensos da Babilônia no século VI a.C., usou uma mistura nociva de chumbo e antimônio para pintar as paredes de seu palácio de amarelo. Talvez, não por coincidência, ele enlouqueceu pouco depois, passando a dormir do lado de fora, no campo, e a comer grama como um boi. Esse foi um dos fatos citados no livro trabalhado, que cita a ação tóxica do antimônio. Localize e transcreva outras 4 situações descritas referentes ao elemento.

17.    Qual o resultado da junção do SbF5 com o HF? Como é o pH do meio? Qual o melhor recipiente para armazená-lo?

18. Cite as semelhanças e diferenças entre o superácido e o carborano (HCB11Cl11), caso haja. Cite também suas aplicações e como atuam enquanto ácidos.

19. Na tabela periódica, os elementos de transição são denominados como sendo uma “grande planície”. Quais as características desses elementos?

20. “Platão não teria gostado do comportamento dos elementos que possuem elétrons no subnível d.” Justifique esta frase.

21. “É impossível encontrar uma amostra pura de um lantanídeo na natureza.” Explique porque e justifique esta frase.

22. Descreva a trajetória de Maria Goeppert que no futuro passou a ser Goeppert-Mayer.

23. O elemento mais simples do universo, o hidrogênio(H), é também o mais abundante. O segundo elemento mais simples, o hélio (He), e é o segundo elemento mais abundante e assim por diante. Num universo esteticamente organizado, o terceiro elemento, o lítio,deveria ser o mais abundante e assim por diante. Mas não é. O terceiro elemento mais comum é o oxigênio (O). Explique porque isso ocorre.

24. O capítulo 2 da Parte I inicia com exemplos de palavras longas na língua inglesa. A palavra que descreve uma importante proteína que os historiadores consideram como o primeiro vírus já descoberto em 1892, possui 1185 letras. Como é o nome desse vírus?

25. De que forma o nome dos aminoácidos se relacionam ao elemento carbono?

26. “Essa promiscuidade do carbono é sua virtude.” Explique essa frase.

27. Existem muitas teorias que buscam explicar a extinção dos dinossauros. Explique aquela que se baseia n SiO2.

28. Se C e Si são elementos da mesma família é possível pensar que o homem é capaz de substituir o CO2 por SiO2 durante a respiração? Explique.

29. Comparando o silício (Si) com o germânio (Ge), explique porque os transmissores de germânio não fizeram muito sucesso.

30. Comente sobre o bico de Bunsen. Quem o inventou foi a mesma pessoa que o popularizou?  Explique.

31. Como foi a relação de Bunsen com o elemento arsênio (As)?

32. Faça um breve relato sobre as tentativas de organização dos elementos químicos em uma tabela periódica a partir de Mendeleiev.

33. O que distinguiu Mendeleiev de Meyer dos outros quatro químicos que publicaram tabelas periódicas antes deles, ao menos sob o julgamento da história.

34. Qual significado da palavra empregada em sânscrito: eka-sílicio; eka-boro; eka-alumínio.

35. Em que contexto foi aplicada a seguinte frase: “Eu reconheço que Mendeleiev tem duas esposas mas eu só tenho um Mendeleiev.”

36. Porque o trabalho de Mendeleiev é comparado ao de Darwin na evolução e ao de Einstein na relatividade?

37. Como se deu a descoberta do gálio? Como o seu nome teve origem? Qual sua relação com o título do livro?

38. Em que contexto a frase abaixo é citada no livro: “Certa vez um professor de literatura me disse que o que faz uma grande história - e a elaboração da tabela periódica é uma grande história - é um clímax que seja surpreendente, porém inevitável.”

39. Na descoberta do gálio, de que forma a teoria e o experimento contribuíram para os acertos sobre o elemento?

40. De que forma foram descobertos os ingredientes, até então secretos, da porcelana chinesa?

41. Faça um breve comentário sobre a ilha de Ytterby. (15 linhas)

42. Quais as contribuições de Gadolin para a popularização da pequena notável mina de Ytterby? Quais elementos tiveram seus nomes inspirados no nome do local?

43. De onde surgiram os nomes Hólmio (Ho), Túlio (Tm), Gadolínio (Gd)?

44. Explique a citação: “Os elementos foram cozidos em menos tempo que se leva para fazer um pato com batatas coradas.”

45. Qual o significado da expressão: “Metais estrelares”? Qual sua relação com o B2FH?

46. De onde vêm os elementos de 27 a 02, do Co ao U?

47. A Terra poderia ter acabado como nada mais que imensos campos gelados de urânio (U) e alumínio (Al) e outros elementos, só que algo mais aconteceu. Que fato justifica o comportamento anômalo da Terra?

48. Descreva como Petterson calculou a taxa dos isótopos 206 e 207 do urânio presentes na Terra e porque parte do seu trabalho foi prejudicado com o avanço da industrialização?

 

sábado, 11 de outubro de 2014

REAÇÕES DO COBRE EM MEIO ÁCIDO



O H+ é proveniente da dissolução de ácidos cuja parte aniônica não tenha caráter oxidante, como, por exemplo, ácido clorídrico, no qual o íon Cl- não tem esse caráter, nesse caso ocorre à reação de redução do H+.
2H+ + 2 e- → H2 ; E° = 0,0V
1) O cobre não é atacado por ácidos não-oxidantes, como o HCl, por exemplo. Entretanto, se esse ácido for contaminado com o oxigênio pode ocorrer a oxirredução.
Esse ataque por ácidos contendo oxigênio poderia ser previsto, pois é espontâneo, conforme dados da tabela de potencial.
Cu → Cu2+ + 2e- ; E° = -0,337V
O2 + 4H+ + 4e- → 2 Cu2+ + 2H2O; E° = +1,229V
Somando
2Cu + O2 + 4H+ → Cu2+ + 2H2O
HCl → H+ + Cl-
Reação global
Cu + 2HCl +1/2 O2 → CuCl2 + H2O
2) O cobre não é atacado por ácido sulfúrico diluído, mas no caso do ácido concentrado aquecido há uma reação de oxirredução com a parte aniônica, SO42-, como oxidante.
 A redução da parte aniônica SO42- do ácido sulfúrico
SO42- + 4H+ + 2e- → SO2 + 2H2O; E° = +0,20V
 A oxidação do cobre
Cu → Cu2+ + 2e- E° = -0,0337V
 A equação iônica de oxirredução
Cu + SO42- + 4H+ → Cu2+ + SO2 + 2H2O
3) No caso em que a parte aniônica tenha caráter oxidante, como, por exemplo, ácido nítrico, HNO3, no qual o íon nitrato, NO3-, tem esse caráter, é possível ter as reações de redução desse íon.
NO3- + 2H+ + e- → NO2+ H2O E° = não identifiquei (ácido concentrado)
NO3- + 4H+ + 3e- → NO + 2H2O; E° = +0,96V (ácido diluído)
No caso do ácido nítrico:
2 Cu + 6HNO3 → 2Cu(NO3)2 + NO2 + NO + 3H2O

REFERÊNCIA
GLENTIL, VICENTE. CORROSÃO. 4 edição. LTC, 2003
É evidente que o potencial do eletrodo não é o único critério para considerar na análise da eventualidade de uma reação de oxirredução

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

QUESTÕES SOBRE O LIVRO/8 QUESTÕES



A COLHER QUE DESAPARECE
Sam Kean
ZAHAR
Segue abaixo as questões que deverão ser respondidas
INDIVIDUALMENTE e em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO.

1.  Logo na Introdução é feito um relato sobre o comportamento do mercúrio (Hg) quando esse é lançado ao chão devido à quebra do termômetro. Faça uma síntese dessa descrição.
2.Os laxantes conhecidos como Dr. Rush’s Bilious Pills, foram assim denominadas em homenagem ao médico Benjamim Rush, um dos signatários da Declaração da Independência e também um médico heróico, pela coragem de ter ficado na Filadélfia durante uma febre epidêmica em 1793. Descreva como funcionava o tratamento com essas pílulas.
3.No final da Introdução é feito um relato da importância da tabela periódica. Sintetize a descrição desde o nível mais simples ao mais complexo.
4.Na parte 1, a tabela periódica é comparada a um castelo que segundo o autor, possui curiosidades arquitetônicas, dentre elas o fato de ser construído por tijolos diferentes e que portanto não devem ser removidos de suas posições, pois poderiam causar o desmoronamento da estrutura. Assim, é feita a classificação das categorias de elementos que compõe a tabela periódica. Com base em sua leitura, faça a descrição dessas classes de elementos.
5. Demócrito e Leucipo "inventaram' o conceito de átomo, Platão cunhou a palavra “elementos” como um termo genérico para as diferentes pequenas partes da matéria. Naturalmente na época ele não tinha noção do que é um elemento em termos químicos. Como se deu evolutivamente, a compreensão do que vem a ser elemento químico?
6.  Como é feita no livro, a interpretação do comportamento do Hélio (He)?
7.  Em anos de eleições, podemos dizer que os elementos químicos são como os políticos que na busca pela vitória realizam alianças. No caso dos elementos químicos, essas alianças correspondem as ligações químicas. Descreva as formas que os elementos podem usar para realizar essas supostas alianças.
8.Quais características são atribuídas ao Hélio(He) que o torna um elemento tão especial? Essa é a mesma situação do Neônio (Ne), Argônio (Ar), Kriptônio(Kr), Xenônio(Xe), Radônio(Rn)? Justifique sua resposta argumentando sobre a situação eletrônica dos elementos citados.