segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Aula de Campo do Curso de LEdoC/CSHNB
https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-picos/24853-ledoc-da-ufpi-cshnb-participou-de-aula-de-campo-no-ceara
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Glossário de Química em LIBRAS
Embora saibamos da grande tentativa do Governo em realizar a INCLUSÃO escolar de pessoas com necessidades especiais, nem sempre nós professores estamos preparados para lidar com essas necessidades. De modo a tentar minimizar apenas a INTEGRAÇÃO que ocorre comummente nas salas de aulas, devemos buscar meios de nos comunicar com nossos alunos. Uma excelente estratégia para quem tem alunos com surdez, é o GLOSSÁRIO DE QUÍMICA EM LIBRAS.
Segue abaixo o link para acessar.
Bom diaaaa!!!!!
DISPONÍVEL: http://joaopessoa.ifpb.edu.br/librasquim/
ACESSO: 26/09/2018
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
A Química faz MUITO bem....e sem olhar aquém!
Uma coisa é o professor de Quimica dizer que essa ciência faz bem, outra coisa é o aluno perceber por meio das interações no seu cotidiano tal afirmação. Assistam é comprovem!!!!
Disponivel:https://youtu.be/dkkEccP_PJY
Acesso: 21/09/2018
Disponivel:https://youtu.be/dkkEccP_PJY
Acesso: 21/09/2018
terça-feira, 4 de setembro de 2018
Artigo da QNEsc de 2014 aborda temática de FUNÇÕES INORGÂNICAS
O Vol. 36 de Nº 4 DE 2014 da Revista Química Nova na Escola já trazia o artigo Obstáculos Epistemológicos no
Ensino-Aprendizagem de Química Geral e Inorgânica no Ensino Superior:
Resgate da Definição Ácido-Base de Arrhenius e Crítica ao Ensino das
“Funções Inorgânicas”.
Na época, o trabalho problematizava o tópico “funções inorgânicas” presente em
livros e cursos de química geral a partir da noção bachelardiana de
obstáculo epistemológico. Essas funções (ácido, base, óxido e sal) se
confundem quando abordamos a definição ácido-base de Arrhenius: há
óxidos que reagem como ácidos ou bases e igualmente ocorre com os sais. O
acúmulo de classificações quanto à composição faz com que as definições
não só se confundam como causem distorções ao aprendizado. Afinal, os
termos acidez e basicidade são relativos à reatividade e não à
composição. Num questionário, respondido por graduandos do curso de
química, foram detectados os obstáculos relacionados às “funções
inorgânicas” e à definição ácido-base de Arrhenius. As origens desses
obstáculos são atribuídas tanto à qualidade dos livros-textos do ensino
médio como à falta de discussão sobre os aspectos epistemológicos dos
tópicos incluídos nos conteúdos programáticos dos cursos de química no
ensino superior.
DISPONÍVEL: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140031
ACESSO: 04/09/2018
Palestra: A ALQUIMIA ENVOLVIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO SECULO XXI
Abordou os desafios e transformações na reconstrução dos processos educacionais
que representam possibilidades efetivas de aprendizagem em Química. Dessa forma, lgumas associações e citações da Alquimia serão consideradas, para que de
forma não tão convencional, seja percebido pelos presentes que é possível
transformar o ensino-aprendizagem de Química em algo que faça sentido para
todos os envolvidos. Com a exposição, pretendeu-se fomentar nos acadêmicos e
futuros licenciados em Química, o desejo em criar condições diversas tanto para
o ensino quanto para a aprendizagem e que se permitam romper com a concepção
tradicional de Ciência e dos conteúdos, cujo foco maior é o propedêutico,
vislumbrando apenas a preparação sistemática de alunos, desconsiderando aspectos
sociais da formação cidadã.
Levando-se
em consideração que o mundo moderno nos cerca por diversas transformações e nos
possibilita distintas possibilidades de compreender o Universo a partir do
espaço escolar de modo a ampliarmos cada vez mais cedo nossa consciência
individual e social dos alunos e também, ou até mesmo, principalmente dos
professores a partir de um processo alquímico transformador, essa palestra deseja despertar nos presentes o interesse pela investigação que vai além do
que apresenta comumente nos livros didáticos e a Alquimia é uma sugestão, haja vista a necessidade se conhecer a HISTÓRIA DA CIÊNCIA/QUÍMICA para poder realizar tal associação. É
importante perceber que com os avanços tecnológicos, além de lecionar Química
ou outra disciplina, devemos nos preocupar com a formação crítica dos nossos
alunos, capazes de refletir sobre os problemas e as soluções trazidas pelas
Ciência, e não apenas informar sobre determinado conteúdo, para tanto momentos
como esse da XIV ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA são essenciais para fomentar nos
presentes a vontade de transformar a sala de aula em um “vaso alquímico” que
transcende os limites disciplinares e a tornam um lugar de encontro onde a
criatividade e a emoção se fazem presentes e que é possível construir novas
formas de aprender, estabelecendo conexões interdisciplinares entre os
conhecimentos, daí a necessidade de se aplicar verdadeiramente a INTERDISCIPLINARIDADE. Para tanto, é imprescindível que nos tornemos alquimistas e
transformemos nossas práticas em sala de aula.
Minicurso: PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS: PRODUÇÃO e MANUSEIO
É
comum o comércio de produtos domissanitários em nosso cotidiano,
desconsiderando os riscos que a popularização desses produtos podem oferecer a
saúde de quem os manipula, ou mesmo aos animais de estimação. Levando em
consideração que a essa categoria de produtos estão inclusos os saneantes
destinados a uso domiciliar, que são substâncias ou preparações destinadas à
higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar como os detergentes,
alvejantes, amaciantes de tecido, ceras, limpa móveis, limpa vidros, polidores
de sapatos, removedores, SABÕES, saponáceos, DESINFETANTES, produtos para
tratamento de água para piscina, água sanitária, inseticidas, raticidas,
repelentes, entre outros. Paralelamente a isso, e tendo em vista o descarte
inadequado do óleo de fritura, além de se expor teoricamente os cuidados e
riscos na produção e manuseio de produtos domisanitários, foi disponibilizado
a instrução para a produção de SABÃO e DESINFETANTE DE LIMÃO, a partir do reuso
de óleo utilizado em frituras.
No, minicurso foram abordados as
orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), quanto aos
produtos clandestinos, que são produzidos com fins lucrativos e também foi comentado
sobre a necessidade de trabalharmos a Educação Ambiental no que se refere ao
reuso de produtos que podem agredir ao meio ambiente.
Os participantes da atividade, mostraram-se envolvidos com a temática e estabeleceram comunicação proficua com a professora, o que muito facilitou o andamento do minicurso.
XIV Escola de Verão da Universidade Estadual do Ceará
De 27 a 30 de Agosto de 2018, foi realizada a XIV edição da Escola de Verão de Química, sob a responsabilidade do Curso de Licenciatura de Química e coordenado pela Profa. Dra. Micheline Soares Costa Oliveira. O evento vem se consolidando a cada ano e dessa forma oportunizando tanto aos alunos do Curso de Licenciatura em Química da UECE, quanto aos da UFC, de se atualizarem quanto as questões sociais que envolvem a Química, e também aos que já são profissionais na área, de se qualificarem cada vez mais, por meio da participação em Minicursos, Oficinas e/ou Palestras. Mas há também a possibilidade de esses profissionais serem os ministradores das Palestras, Minicursos e/ou Oficinas. Tendo como exemplo essa última perspectiva, a Profa. Me. Edneide Silva, que foi aluna da instituição promotora do evento, ministrou o Minicurso: PRODUTOS DOMISANITÁRIOS: PRODUÇÃO e MANUSEIO, nos dias 27, 28 e 29 de Agosto. Além disso, a Profa. Me. conferiu palestra intitulada: A Alquimia envolvida no Ensino e Aprendizagem de Química no Século XXI.
domingo, 17 de junho de 2018
Copo de plástico???? ..... NÃOOOOO!!!!
Hoje ê dia de reunir a família e deixar a alegria se fazer presente. É muito comum, fazermos uso de copos descartáveis para que ao final o trabalho seja diminuído. Porém, essa prática aparentemente inofensiva traz muitos prejuízos. Vejam abaixo.
Disponivel: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/02/producao-de-copo-de-plastico-gasta-mais-agua-do-que-lavar-copo-de-vidro.html?utm_source=facebook
Acesso: 17/06/2018 as 9:32h
Disponivel: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/02/producao-de-copo-de-plastico-gasta-mais-agua-do-que-lavar-copo-de-vidro.html?utm_source=facebook
Acesso: 17/06/2018 as 9:32h
segunda-feira, 21 de maio de 2018
Educação Ambiental do campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB)
Atualmente estão em desenvolvimento as seguintes atividades:
- Minhocário Didático: uma estratégia para a conservação de abelhas sem ferrão no semiárido piauiense;
- Botânica em cinco sentidos;
- Diálogo entre Educação Ambiental e arte: sensibilização e produção de artes visuais a partir de papel reciclado;
- Semeando no semiárido;
- Testagem da germinação de sementes de hortaliças a partir da modificação de substrato obtido na compostagem;
- Banco de sementes crioulas;
Assinar:
Postagens (Atom)