Abordou os desafios e transformações na reconstrução dos processos educacionais
que representam possibilidades efetivas de aprendizagem em Química. Dessa forma, lgumas associações e citações da Alquimia serão consideradas, para que de
forma não tão convencional, seja percebido pelos presentes que é possível
transformar o ensino-aprendizagem de Química em algo que faça sentido para
todos os envolvidos. Com a exposição, pretendeu-se fomentar nos acadêmicos e
futuros licenciados em Química, o desejo em criar condições diversas tanto para
o ensino quanto para a aprendizagem e que se permitam romper com a concepção
tradicional de Ciência e dos conteúdos, cujo foco maior é o propedêutico,
vislumbrando apenas a preparação sistemática de alunos, desconsiderando aspectos
sociais da formação cidadã.
Levando-se
em consideração que o mundo moderno nos cerca por diversas transformações e nos
possibilita distintas possibilidades de compreender o Universo a partir do
espaço escolar de modo a ampliarmos cada vez mais cedo nossa consciência
individual e social dos alunos e também, ou até mesmo, principalmente dos
professores a partir de um processo alquímico transformador, essa palestra deseja despertar nos presentes o interesse pela investigação que vai além do
que apresenta comumente nos livros didáticos e a Alquimia é uma sugestão, haja vista a necessidade se conhecer a HISTÓRIA DA CIÊNCIA/QUÍMICA para poder realizar tal associação. É
importante perceber que com os avanços tecnológicos, além de lecionar Química
ou outra disciplina, devemos nos preocupar com a formação crítica dos nossos
alunos, capazes de refletir sobre os problemas e as soluções trazidas pelas
Ciência, e não apenas informar sobre determinado conteúdo, para tanto momentos
como esse da XIV ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA são essenciais para fomentar nos
presentes a vontade de transformar a sala de aula em um “vaso alquímico” que
transcende os limites disciplinares e a tornam um lugar de encontro onde a
criatividade e a emoção se fazem presentes e que é possível construir novas
formas de aprender, estabelecendo conexões interdisciplinares entre os
conhecimentos, daí a necessidade de se aplicar verdadeiramente a INTERDISCIPLINARIDADE. Para tanto, é imprescindível que nos tornemos alquimistas e
transformemos nossas práticas em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.