O Vol. 36 de Nº 4 DE 2014 da Revista Química Nova na Escola já trazia o artigo Obstáculos Epistemológicos no
Ensino-Aprendizagem de Química Geral e Inorgânica no Ensino Superior:
Resgate da Definição Ácido-Base de Arrhenius e Crítica ao Ensino das
“Funções Inorgânicas”.
Na época, o trabalho problematizava o tópico “funções inorgânicas” presente em
livros e cursos de química geral a partir da noção bachelardiana de
obstáculo epistemológico. Essas funções (ácido, base, óxido e sal) se
confundem quando abordamos a definição ácido-base de Arrhenius: há
óxidos que reagem como ácidos ou bases e igualmente ocorre com os sais. O
acúmulo de classificações quanto à composição faz com que as definições
não só se confundam como causem distorções ao aprendizado. Afinal, os
termos acidez e basicidade são relativos à reatividade e não à
composição. Num questionário, respondido por graduandos do curso de
química, foram detectados os obstáculos relacionados às “funções
inorgânicas” e à definição ácido-base de Arrhenius. As origens desses
obstáculos são atribuídas tanto à qualidade dos livros-textos do ensino
médio como à falta de discussão sobre os aspectos epistemológicos dos
tópicos incluídos nos conteúdos programáticos dos cursos de química no
ensino superior.
DISPONÍVEL: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140031
ACESSO: 04/09/2018
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