terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

POR QUE TENHO DE ESTUDAR QUÍMICA???????

      Bem, que professor nunca escutou essa pergunta? E mais, qual aluno nunca a fez ou sentiu vontade de fazer? Pensando nisso, estou disponibilizando algumas justificativas além da clássica: PARA NÃO SER IGNORANTE, NO SENTIDO DE IGNORAR A EXISTÊNCIA!!!!!
Podemos iniciar a partir do conceito básico dessa ciência: QUÍMICA ESTUDA A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA........
       A transformação da matéria é o que podemos chamar de "Coração da Química". É na reação química, que transforma os diversos tipos de matéria em substâncias desejadas, que se reunem todos os conhecimentos existentes sobre essa ciência cativante.
      A partir da transformação da matéria rxistente em material necessário, a Química alcança um dos seus objetivos primordiais: servir à sociedade, melhorando as condições de vida e convivência.
      A transformação da matéria, assim vista, é estudada em diversos campos de atuação científica. Daí indagar-se, por exemplo, se os processos biológicos são de natureza química e que a transformação ocorrida nos alimentos, no interior do corpo humano, gerando energia é um processo químico. As pesquisas fundamentadas nas estruturas moleculares das proteínas, hormônios, enzimas, etc. utilizam os conhecmentos da Química; os processos fisiológicos, bem como os detalhes do funcionamento do corpo humano são processos de origem química. 
       Por outro lado, a Química está estreitamente ligada às pesquisas que objetivam diminuir a fome no mundo. A produção de sementes especiais, a fabricação de fertilizantes adequados às realidades, o preparo de pesticidas que alcancem seus objetivos com o mínimo de dano ao homem e ao meio ambiente estão na esfera de pesquisa da Química Agrícola. Isso sem contar nas inúmeras pesquisas que tentam desenvolver nutrientes sintéticos.
       A cada dia que passa, novas ligas são testadas na tentativa de encontrar estruturasmetálicas leves, resistentes, duráveis e de difícil reação, objetivando melhor servir a população e facilitar o avanço da tecnologia. Quem poderia supor, há algumas décadas, a existência do aço inoxidável ou do vidro à prova de bala?
       No campo da energia, a Química participa de maneira intensa e decisiva. Antes, possuíamos apenas as fontes térmicas (geradores a diesel ou a carvão) ou fontes hidroelétricas. Hoje, além dos derivados de petróleo, temos pesquisas satisfatórias sobre fontes alternativas de energia, como o álcool etílico, o baçu, a mandioca, o gás produzido do lixo e as fontes nucleares de energia.
      Ainda no campo da transformação, os materiais sintéticos ocupam um lugar de destaque.Há 50 anos não se imaginava a contribuição e apossibilidade de aplicação dos plásticos e das fibras sintéticas.
      Outro aspecto de vital importância, que significa a valorização da Química na sociedade, é a produção de drogas e medicamentos, que tem contribuido para o prolongamento da vida do homem e para o alívio de suas dores.
      A Química está a serviço da transformação dos produtos existentes na natureza, visando ao bem estar social. A Química não cria a partir do nad; retira da natureza e, no processo de concatenação de reações em situações controladas, transforma a matéria até chegar ao produto final desejado, passando por quantos estágios intermediários sejam necessários. O papel que constitui o seu caderno, sofre uma série de transformações, desde o plantio das árvores em solo preparado até chegar a nós, em forma de papel, recebendo em sua produção as características que nele vemos.
      O fim desse processo, o produto desejado, é tão importante enquanto marco direcionalque, hoje, através da computação gráfica, os químicos podem desenhar a molécula que desejam, com seus componentes dispostos em ângulos, números e proporções desejadas, e prever quais etapas compõem o processo de fabricação do produto desejado.
 
Assim, acredito que você, professor, possa argumentar melhor com seus alunos sobre a importância de se estudar e principalmente estudar QUÍMICA. E aos alunos,  aqui estão boas razões para se dedicarem mais aos estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.