terça-feira, 26 de maio de 2020

O que vocês estão fazendo? VAMOS MARATONAR LIVES?


OLÁ PESSOAL, COMO ESTÃO, TODOS BEM???
Ainda lentamente, mas atuante, estamos retornado as nossas atividades. O importante é não pararmos, se é que algum professor está nessa condição. O que certamente é uma frustação pra muita gente, haja vista que nossa categoria há tempos vem sendo achincalhada por alguns setores da sociedade. Mas, tentando não enveredar por esses caminhos, hoje passo para dividir com vocês alguns acontecimentos e porque não dizer os últimos acontecimentos. 
Bem, desde o último domingo (24/05/2020) estou maratonando lives. O dia foi muito profícuo. Acompanhei pelo IG:@pesquisasdequimica, de curadoria da Profa.: Cristiana Passinato, lives maravilhosas, com destaque para "O LADO LÚDICO DA QUÍMICA" com o Prof. Helio Messeder e "COMO ENSINAR QUÍMICA COM PROJETOS LÚDICOS DENTRO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" com a Profa. Thaiza Montine.  
Na live do Prof. Helio, foi discutico o JOGO na visão de Vygotsky, a importância da compreensão da psicologia Histórico Crítica por parte dos educadores e algumas falas do professor foram marcantes, como as seguintes:
-o professor ensina, não media (relação com signos, significados), na perspectiva da Psicologia Histórico Crítica;
- ao usar jogos, diz-se que os alunos ficam mais atentos, mas atentos a quê? Aonde está a atenção do alunos?
- Será que a atenção está para o conteúdo ou para a parte lúdica/divertida?
- Atenção tem uma interpretação interessante dada por Vygotsky e devemos nos atentar a ela;
- num jogo o aluno deve poder contar com um par mais capaz, que é o professor. Esse por sua vez deve interagir com o estudante no momento do jogo;
- os jogos devem envolver os estudantes durante toda a sua execusão para que não haja distração de um dado grupo enquanto outro está jogando, por isso deve haver interação;
- jogos com competição são atrativos, mas deve-se ter cuidado com os valores que são destacados;
- atenção está vinculada a novidade, se a atividade (jogo) for muito explorada, cansa;
- jogo é meio e não fim!
- lúdico é ponto de partida;
- ao se propor um jogo deve-se considerar aspectos do conteúdo da disciplina (costurar o jogo com a disciplina);
- proposição de sala temática/ transformação do ambiente (aspectos da mobilização e memória);
- devemos considerar a ambivalência da Ciência;
- um jogo não consegue abarcar assuntos em sua totalidade, mas conceitos;
- técnica e arte estão articulados e devem se fazer presentes na docência; 
- avaliação x jogos: todo jogo é avaliativo, se haverá conversão em nota é outra coisa.
    Quem faz essa discussão segundo o Prof. Messeder é Eduardo Cavalcante.
- até onde existe mediação e até onde somos professores (conceitos de Semiótica);
- motivações para o uso de jogos: nota e porque é visto como mais fácil.
Por fim, o prof. Messeder convidou aos interessados em discutir as MOTIVAÇÕES PARA O USO DE JOGOS (e sua relação com a avaliação) a se submeterem ao processo seletivo na UFBA. Sendo assim pessoal, corram porque o tema se mostra muito interessante e desafiador.
Ao final dessa live, a Profa. Cristiana Passinato, concluiu expondo que a Educação não tem limite geográfico,..., que devemos quebrar paradigmas. Disse ainda que não é a favor da construção de muros, mas de pontes para atravessar fronteiras. Essas as vezes podem ser físicas, geograficamente intransponiveis, mas que em rede é possível que isso ocorre e assim nos fortalecemos.
                  
MARAVILHOSAS FALAS E BONS ENSINAMENTOS!

A outra live, que aqui destaco, foi a conduzida pela Profa. Thaiza Montine.
Essa live foi ao encontro do que disse o Prof. Messeder, pois a Profa. Thaiza faz uso da ambientação para trabalhar coneceitos químicos; faz uso de figurino próprio a um dado assunto, dando enfase ao de "BRUXAS". E mais, como o locus de atuação da Profa. Thaiza é Goiânia, a mesma trabalha de forma mais acurada o assunto de RADIOATIDADE, pois devido ao acidente radioativo com o Césio-137, ela acredita ser necessário que os estudantes saibam as causas e consequências, de modo que assim, faz uso de um dos aspectos da educação em Química que é a contribuição social dos conteúdos químicos, sem falar em aspectos da alfabetização científica. 
Outra maravilha exposta nessa live, foi o resultado do projeto que a mesma desenvolve há alguns anos. A Profa. Thaiza, mostrou trabalhos belíssimos, em que a temática central é a Radiotividade. E mais, a Profa. Thaiza é Cossplayer, o que certamente torna suas aulas mais dinâmicas e interativas.

TRABALHO DE EXCELÊNCIA!

Seguindo na maratona de lives, segui a sugestão feita na live anterior, e fui ao IG: @quiciencialqb. E assim soube que estava ocorrendo a 3ª Jornada de lives temáticas, da UFAL. Dessa forma, no dia 25/05/2020 fui assistir à Profa. Monique Gonçalves falando sobre "Moléculas que entraram pra História". Foi simplesmente FANTÁSTICO!
A Profa. Monique relatou várias experiências, com estudantes de EJA, Ensino Médio e Ensino Superior. Expôs, o que para mim surgiu como novo, a denominação ENSINO HUMANIZADO. Fez uma apresentação sensacional sobre o assunto e ainda deixou inúmeras ideias para trabalharmos a Química Orgânica de modo humanizado e interdisciplinar. Abaixo deixarei dois links com trabalhos de autoria da Profa. Monique com outos autores para que por meio da leitura seja possível a apropriação desses conceitos. Ainda sobre a live proferida pela Profa. Monique, a mesma nos faz sonhar e idealizar atividades vinculadas a QUÍMICA DOS CHÁS; QUÍMICA DOS CORANTES; QUÍMICA DS ALIMENTOS; QUÍMICA DAS MOLÉCULA. Inclusive quanto a esse último tema, a Profa. sugere livros como OS BOTÕES DE NAPOLEÃO: as 17 moléculas que mudaram o mundo; BARBIES, BAMBOLÊS E BOLAS DE BILHAR; e por fim o livro MOLÉCULAS. Exceto o último, conheço os dois primeiros e vos digo que são excelentes e em sala de aula nos possibilitam trabalharmos de forma diversificada contemplando grupo de substâncias específicas, como ALCALÓIDES (cocaína), FLAVONÓIDES (presentes em chás), ... 
Além disso, a Profa. Monique nos mostra nas entrelinhas de suas atividades o quão importante é o nosso papel social, principalmente quando contribuímos para que na vida de nossos estudantes, esses possam tomar decisões sobre aquisição de produtos, medicamentos, vestimentas, alimentos que contenham e se destinem aquilo que se propõem, de modo que não sejam influendiados pelas fake news, infelizmente cada vez mais comuns.
Por fim, a Profa. Monique é curadora do IG:@inclusivequimica, passem por lá e conheçam mais sobre as ações desenvolvidas por ela.


A live de hoje, 26/05/2020 no IG:@quiciencialqb foi com o Prof. Leonir Lorenzetti sobre "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS". Os comentários irei postar amanhã, porque sei que vocês estão com muita vontade de assistir as lives que sintetizei aqui. Sendo assim, corram no @pesquisasdequimica e @quiciencialqb. Ah, e não esqueçam de nos ajudar a divulgar o nosso trabalho e se possível FIQUEM EM CASA!

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vamos lê???

 

Olá pessoal, vou disponibilizar aqui o link de três livros de excelência para aprimorarmos nossas leituras. São três clássicos. Vamos iniciar com o livro de Demerval Savianni: ESCOLA E DEMOCRACIA de 2008. A resenha que segue, foi realizada por Janaina Cassiano Silva.  

A presente obra trata-se de uma edição especial, comemorativa, devido ao fato deste livro ter completado 25 anos de seu lançamento em 1983 e ter atingido a 40ª edição. Por se tratar de uma edição comemorativa Saviani fez dois acréscimos no conteúdo do livro, a saber: o prólogo à edição Uruguaiana, elaborado em março de 1988 pela professora Ema Julia Massera Garayalde da Universidade de La República e um apêndice composto pelo texto “Setenta anos do Manifesto e vinte anos de Escola e democracia: balanço de uma polêmica” apresentado por Saviani em Belo Horizonte em agosto de 2002 no “Colóquio Nacional 70 anos do Manifesto dos Pioneiros: um legado educacional em debate”. Além disso, foi acrescida a carta de Zaia Brandão como anexo. O livro apresenta oito prefácios. No prefácio à edição comemorativa o autor discorre acerca dos acréscimos feitos nessa obra e faz alguns agradecimentos. No prefácio à edição uruguaiana a professora Ema Julia ressalta que a preocupação central da obra é gerar uma teoria educacional capaz de contribuir à transformação da sociedade brasileira. Esta destaca ainda que as principais ideias de Saviani se apresentam em duas direções, uma voltada às críticas às propostas educativas existentes explicando seu fracasso e insuficiência e outra direcionada à formulação de sua proposta, uma teoria crítica que não seja reprodutivista e responda aos interesses das classes subalternas. Além dos prefácios mencionados, há também os prefácios às 36ª, 35ª, 34ª, 33ª, 30ª e 20ª edições. É importante destacar que no prefácio à 35ª edição Saviani ressalta que “[...] uma certa corrente da historiografia da educação brasileira nos anos de 1990” (p.xxvi) leu o livro como se este fosse um Manifesto contra a Escola Nova, ou um anti-Manifesto de 1932, porém o autor afirma que a obra tem um caráter polêmico e não historiográfico, o que pode ter gerado esse tipo de interpretação. Saviani, nesse prefácio, ainda aponta que se o presente livro for lido como um manifesto, este seria um Manifesto de lançamento da Pedagogia Histórico-Crítica e não um anti-Manifesto de 1932. No prefácio à 33ª edição Saviani faz uma homenagem a Anísio Teixeira se reportando à Marx que apesar de crítico de Hegel o proclamou grande pensador.

 

ESCOLA E DEMOCRACIA 

Visita ao Museu de História Natural



Olá pessoal, passando aqui rapidinho pra convidar a tod@s para participarem de uma live no Museu. Será hoje as 15h.Vocês podem entrar pelo IG: spcriancas; FACE: /spparacriancas.
Vamos realizar um passeio virtual.
Aproveito para convidá-los a nos seguir no
IG: @edquimicaedbem; @quimicast
e no nosso canal: EdQuímica EdBem: o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Atualizar é preciso! Prof. Attico Chassot nos estimula a leitura e atualização profissional.



Em tempos de Pandemia, nada melhor que está em constante processo de formação e atualização.
Na manhã de hoje, 19 de Maio de 2020, às 10h da manhã no Canal Educação em Ciências, o Prof. Attico Chassot, proferiu a live "Confabulações acerca da Alfabetização Científica" mediada por José Francisco. A live et´s disponível atualmente em nosso canal,EdQuímica EdBem: o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano. Lá vocês terão a oportunidade de acompanhar as falas do Prof. Chassot sobre o LAUDATO SI', O QUE É CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LETRAMENTO CIENTÍFICO.
Além disso, o autror ainda comentou sobre suas obras, o que certamente estimulou bastante aos participantes a realizarem as leituras e se atualizarem sobre as temáticas.
Ainda fez convite para outros dois eventos em que irá participar nos próximos dias.
ASSISTAM NO NOSSO CANAL, SE INSCREVAM, DIVULGUEM E SE ATUALIZEM.

A seguir, algumas obras de Chassot...boa leitura!
-A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 28ªed. 2014). 
-Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed EdUNIJUÍ, 2014)
-Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 6ªed, 2014)
-A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 6ªed, 2013)
-Educação conSciência (EdUNISC, 2003, 3ªed, 2014)
-Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007)
-Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ, 2012).



quarta-feira, 6 de maio de 2020

E vamos em frente...ações do CSHNB contra a Covid-19




Tendo terminado o II CONDEQUI, que por sinal foi excelente, principalmente no que se refere ao nível dos palestrantes, o que temos para fazer? Bem, há ainda muito por fazer. As lives estão bombando e não me refiro aqui apenas àquelas musicais, mas as de nivel "palestra" principalmente. Passo hoje para divulgar a página do FACEBOOK, Brasil Pedagogo. Há ainda o IG do grupo que é @BrasilPedagogoconsultoria. Esse grupo reune educadores de todo o Brasil e tem a finalidade de difundir a Educação nas suas mais diversas perspectivas. Além dessa divulgação, quero convidá-los a particpar no próximo dia 08, as 17h da Live "A UFPI cuidando de Picos-PI: ações do CSHNB diante da Covid-19". A live contará com a presença da Profª.: Cleânia Sales (Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI), da Profª.: Lia Cruz (Médica ginecologista e Professora da UFPI), do Prof. Gleison Monteiro (Diretor da UFPI/CSHNB) e do Prof. Raimundo Nonato (Assessor de Extensão da UFPI/CSHNB). Na oportunidade serão divulgadas as ações que estão sendo desenvolvidas a nivel de CSHNB que beneficiam direta ou indiretamente a população de Picos. Gostaríamos de contar com a participação dos alunos do curso LEdoC/CN e demais integrantes da comunidade acadêmica, mas que esse convite possa ser extendido por meio de vocês a seus familiares e amigos pois a divulgação de nossas ações bem como de notícias verídicas que possam combater as fake news, são muito importantes nesse momento.
A live será transmitida pelo IG:@LIACRUZ
Nos vemos por lá e não esqueçam: SE FOR POSSÍVEL, FIQUEM EM CASA!


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Que tal aproveitarmos o isolamento social para nos atualizar?

Olá pessoal, como estão tod@s?
Espero e desejo que estejam bem e se possível em casa. Hoje passo para compartilhar minha experiência de participante no II Congresso Online Nacional de Química. O II CONDEQUI teve início hoje e por isso ainda há tempo participar...CORRAM! Além da abertura, realizada pelo Prof. Denny Mesquita, idealizador do evento, assisti às diversas palestras/apresentações com destaque para duas. A primeira, do Prof. Leonardo Costa, intitulada QUAL O PAPEL DO QUÍMICO NA PANDEMIA COVID-19? Na apresentação, o Prof. contou com a participação de duas alunas o que trouxe interatividade e dinamismo. A abordagem dada ao assunto atual do Coronavírus e da Covid-19, foram expostos de modo bastante esclarecedora e objetiva. A segunda apresentação foi do Prof. Antonio Florencio com o tema, A QUÍMICA DO ACASO, tendo sido elaborada, segundo o palestrante, com base no livro: Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts, da Editora PAPIRUS, com ano de publicação 1995. O Prof. Florencio trouxe casos de Serendipidade (descobertas ao acaso) nas areas de medicina e indústria. Excelente apresentação, onde assuntos de capítulos selecionados pelo palestrante foram tratados de forma didática propiciando entendimento e interesse pelo assunto.
As palestras estarão disponiveis até amanhã e são minhas indicações, pois vale a pena assistir.
Além disso, compartilho com vocês materias didáticos elaborados pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM...
Ah, já ia esquecendo... VOCÊS JÁ VISITARAM NOSSO CANAL? E O INSTAGRAM?
Não esqueçam de se inscrever e nos seguir. Em breve teremos nosso segundo vídeo no canal e no IG.
Aguardo vocês!

terça-feira, 21 de abril de 2020

E que tal fazermos SHAMPOO?

Nesses dias em casa, muita gente está descobrindo dotes nas mais diversas areas: culinária, artesanato e porque não realizarmos atividades manuais de modo que possamos aplicar nossos conhecimentos químicos? Bem, nossa sugestão é a produção de shampoo. De brinde, o link do texto que está disponível na Revista Química Nova sobre o assunto. Mãos a produção domestica e para uso próprio de shampoo, xampu, ou pampu. Divirtam-se e FIQUEM EM CASA!


quarta-feira, 8 de abril de 2020

Em tempos de Corona, boas leituras amenizam a sensação de impotência.

Olá pessoal, que bom retornar.
Estive ausente devido a uns incomodos na coluna, mas agora estou melhor. Assim, voltarei a divulgar links de leitura. Para além, hoje de modo especial, compartilho com vocês uma poesia de um amigo do meu amigo...kkk. Exatamente assim. Meu amigo postou num grupo a poesia do amigo dele. Vi, gostei e pedi para dividir com vocês.

O Corona na zona rural

Famílias agricultoras
Fiquem na zona rural
Se guardem nas suas casas
Trabalhem no seu quintal
Pra não sentir tanto a falta
Que faz ter um hospital.

A pandemia é real
E o vírus nem dar pra ver
Cuide bem da sua casa
Cuidando bem de você
Para tudo dá-se um jeito,
Mas se você não morrer.

Produzir para comer
Sempre foi o seu legado
Comprar o que precisar
Deixar um pouco estocado
Não está tão diferente
Do que você tem passado.
Se precisar dum trocado
Se tiver que ir à rua
Siga a recomendação
Proteja a vida que é sua
Esse vírus vai passar,
Mas a vida continua.

A pessoa fica nua
Sem máscara, álcool e sabão
Não ache que é exagero
Proteger o seu pulmão
Se lembre de quanta gente
Morreu sem respiração.

Se você tem produção:
Sua família primeiro
Depois a comunidade
E o seu cliente parceiro
Primeiro fazer a vida
Pra depois fazer dinheiro.

Companheira e companheiro
Juventude organizada
O nosso povo é unido
E quando a carga é pesada
Quem tem mais força é quem bota
Mais força na caminhada.

Quem tem idade avançada
Pode ser forte e robusto,
Mas se até o jovem morre
Melhor evitar o susto
Não faça esse investimento
Sem saber ao certo o custo.

Se o Presidente é um bruto
Seja você diferente
Cuide do grupo de risco
Tente pensar para frente
Só quem passou é quem sabe
O quanto é ruim tá doente.

Faça parte da corrente
Proteja a zona rural
Se a pandemia chegou
Primeiro na capital
Pode ser que falte pouco
Pra chegar no seu quintal.

Essa doença é viral,
Mas temos outra doença
As mulheres tão sofrendo
O aumento da violência
Entre o Corona e o machismo
Não há muita diferença

Caio Meneses

Parabéns ao Caio Meneses e ficamos na torcida para que em breve estejamos aqui a divulgar outras produções.
E não esqueçam, FIQUEM EM CASA!



quarta-feira, 1 de abril de 2020

UM por todos e TODOS por um!

Duas postagens no mesmo dia...pois é, fato que só a quarentena é capaz de promover.
Lembram do que falei sobre as parcerias? Então, elas sáo fundamentais. Nessa postagem quero dividir com vocês uma cartilha elaborada por um grupo de Professores e uma aluna da UFPI com a finalidade de divulgar formas simples e seguras de preparar soluções que podem minimizar as possibilidades de contaminação com o corona vírus.
Alertamos para que todos os procedimentos sejam realizados por adultos, sem a presença de crianças ou animais no momento do preparo. Além disso, chamamos atenção para o fato de NÃO HAVER INTERESSE FINANCEIRO, e que portanto, esses produtos não devem ser comercializados, pois o nosso objetivo é difundir os conhecimentos químicos e auxiliar na informação da população.
Abraços e não esqueçam: FIQUEM EM CASA!


De Bohemian Rhapsody a Corona Rhapsody!

E a criatividade está cada vez mais pulsante!
Vocês lembram do desenho animados Muppets? Foi um clássico estatudinense, originalmente transmitida pela CBS em 1984. Segundo dados do blog dos curiosos, foram "criados por Jim Henson em 1954". E do grupo musical Queen, que teve como seu vocalista mais famoso Freddie Mercury? Bem, vocês está se perguntando, mas e daí, qual a relação? Vamos lá, só mais uma pergunta: vocês lembram da música "Bohemian Rhapsody"? Talvez vocês não lembrem, mas essa música fez muito sucesso em 1975. De lá pra cá muita coisa mudou e infelizmente já não temos mais a presença desse excelente interprete. Diante desses icones, e frente a pandemia de corona vírus, foi feita uma paródia dessa música com a presença dos Muppets, resultando em Corona Rhapsody. 
Assista no link abaixo:


REFERÊNCIAS:
Os Muppets
Disponível em:
http://www.guiadoscuriosos.com.br/curiosidades/cultura-e-entretenimento/televisao/programas/muppets/os-muppets/
Acesso: 01/04/2020

Muppet Babies
Disponível:https://pt.wikipedia.org/wiki/Muppet_Babies
Acesso: 01/04/2020