sábado, 21 de março de 2020

Enfim....temos tempo!!!

   Quem diria, que nós, a humanidade tão atarefada, cheia de compromissos, reuniões, afazeres diversos, que muitas vezes nos ocupavam tanto que nem podíamos acompanhar o desenvolvimento de nossos filhos, hoje estaria com tanto TEMPO disponível que não sabe o que fazer para ocupar esse tempo...
    Brincadeiras inocentes, como as de nossa infância passaram a ter viés pejorativo, e desconhecemos as brincadeiras modernas, então o que fazer?
   Eita TEMPO TEMPO TEMPO... que para muitos não passa e se passa, é de forma lenta, enfadonha, como dizemos pras bandas de cá! Bem, disso todos nós já sabemos, inclusive Eu ... kkk. Minha passada aqui, além de me desculpar pela ausência longínqua é para dividir com vocês opções de leitura. Entre tantas, sugiro as Revistas em quadrinhos. Inicio hoje, com o SUPER ALMANAQUE.
Amanhã, tem mais! Boa Leitura.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Quimicast: o podcast que tem Química!

Uma breve história.....
Eis que um dia ouvi falar em Podcast. Em uma reunião familiar, uma prima me apresentou a um Podcast fantástico: CHÁ COM RAPADURA (qua agora vos indico!). Desde então, além de seguir a esse Podcast, passei a seguir outros como INDO E VOLTANDO (maravilhoso!) e aleatoriamente, ouvi a tantos outros. Porém um dia, numa buca rápida localizei um Podcast cultural.....he he he. Um que abordava a temática de Química e logo me interessei em ouvir e passei a seguir. Esse é o MOLÉCULAS (fabuloso, maravilhoso e interessante!). Logo me viciei. Fazia maratonas, alternando esses três e por vezes repetindo episódios. Até que um dia, pensei em convidar o grupo de professores a montar um podcast que abordasse os conteúdos com os quais trabalhávamos, mas não deu certo. Os colegas não demonstraram interesse. Então pensei.......posso adaptar essa ideia e trablhar a divulgação científica envolvendo os estudantes do curso. Assim, convidei a uma ex-bolsista (graduação), que de imediato aceitou e convidou outro estudante (mestrado). Assim estava formada a equipe do Quimicast: o podcast que tem Química. Porém, outra fase se iniciou....como faríamos para gravar, pois os integrantes estavam fisicamente separados: um em Natal, uma no Piauí e outra no Ceará. Ha ha ha....não contava com os conhecimentos do "bendito sois entre as mulheres" que rapidamente criou uma solução. Fizemos a gravação da vinheta pelo celular e o mesmo editou. Ficou ESPLÊNDIDO.....aí me empolguei. Entrei em contato com a assessoria de comunicação da Universidade e enviei dados para uma possível divulgação. Na vinheta e nos dados, planejamos gravar o primeiro episódio a tempo de publicar no dia 10 de Fevereiro, mas dificuldades de ordem espacial nos impossibilitou de gravar e por isso não publicamos o episódio. Porém, no último dia 12, nos reunimos pessoalmente na sala de estágio para numa reunião que acabou gerando uma entrevista para a assessoria de impresa do campus e nosso primeiro e tão sonhado episódio foi gravado. Desconsiderando alguns eventos de natureza comportamental, saiu tudo muito bem. Abaixo seguem algumas fotos, que foram realizdas no momento das gravações. Ah, em breve, estaremos divulgando a data certa do primeiro episódio .... AGUARDEM!!!
Caso queiram nos seguir no instagram, é só ir em @quimicast
Até breve!!!!









Marcelo (Pernambucano), Poliana (Piauiense) e Edneide (Cearense)....o que pode dá errado?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Artigo: ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

         Olá pessoal, é com muita satisfação que divido com vocês essa maravilhosa notía: hoje o artigo ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, de autoria de Antônio Marcelo Silva Lopes, Poliana de Sousa Carvalho e Edneide Maria Ferreira da Silva, foi publicado na REVISTA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO, V.13, n.1 (2020). Nele, é feito uma análise de quatro cenas da 1ª temporada do seriado Breaking Bad, transmitido pelo canal NETFLIX, objetivando incentivar a sua utilização como estratégia de ensino pelos professores da citada disciplina. Foram selecionadas algumas cenas desses episódios sobre as quais foram analisados: linguagem, precisão científica e aspectos históricos sociais e epistemológicos. Essa análise revelou que a abordagem mostrou-se acessível em relação aos fenômenos químicos representados e que sua precisão científica é considerada coerente. Entretanto, ainda de acordo com os critérios observados, a Química é colocada em xeque, quando se imagina sua utilização e os princípios morais necessários para praticar Ciência. Finalmente, observou-se que mesmo com alguns desvios conceituais, a série pode ser usada para fins didáticos desde que seja com a orientação adequada do professor que deverá realizar as intervenções corretas sobre os conteúdos explorados na série, de modo que os discentes possam refletir com coerência sobre aspectos científicos e sociais, bem como compreender melhor os conteúdos químicos.
       Para que vocês possam realizar a leitura do texto e se inspirar em criar, desenvolver e aplicar estratégias de ensino inspiradoras e motivadoras para o ensino e a prendizagem de Química, diponibilizamos o link da revista. 
Boa leitura e divulguem com seus amigos, professores e parentes!

Disponível em:

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Disciplina de Tópicos Especiais em Ensino de Química do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza da UFPI/CSHNB

No dia 01 de Fevereiro de 2020, a disciplina de Tópicos Especiais em Ensino de Química (TEEQ), da primeira turma do curso de Especialização em Ensino de Ciências, com 30h, organizada em nove encontros, distribuídos ao longo de três semanas foi concluída. O processo avaliativo da disciplina se deu a partir da escolha individual de temas associados a Química e que foram apresentados com o uso de Técnicas de Ensino (T.E) selecionadas por cada estudante. A seguir, seguem os registros fotográficos bem como os títulos dos livros que foram trabalhados.
T.E: Aula expositiva e dialogada

T.E: Caixa do Segredo


T.E: Jogos Educativos e Pedagógicos

T.E: Roda de Conversa

O ensino de Química nas leituras de embalagens/rótulos
Educação Química e Licenciatura: propostas e reflexões
Ensinando Química
Atividade experimental problematizadora
Os preconceitos e a Química
Estratégias para a inserção da HC no ensino
Experimentos de Química Geral na perspectiva da Química Verde
A história de um professor feliz
Aula de Química
Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências
Tópicos em Ensino de Química

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Encerramento de disciplina é comemorado por estudantes e professoras do Curso de LEdoC/CN no campus de Picos

          Na tarde do dia 31 de Janeiro do corrente ano, estudantes do VIII do Curso de LEdoC/CN, da UFPI concluíram a disciplina de QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO ministrada pela Prfª. Dra. Fabrícia Castro. A disciplina foi encerrada com a apresentação de conteúdos referentes à Química Orgânica. Como a proposta é que conteúdos do Ensino Médio sejam abordados de forma dinâmica e contextualizadas, a profª. responsável, propôs aos participantes que apresentassem, no formato de aulas diferenciadas, os conteúdos referentes à funções orgânicas. Dessa forma, observou-se o envolvimento e motivação de todos. Para o encerramento, a profª. Edneide Silva foi convidada a participar e a contribuir com os demais presentes. Por fim, nas palavras finais da responsável pela atividade, os estudantes a surpreenderam com uma pequena festividade acompanhada de bolo, suco e refrigerante. Segundo a Profª.: Fabrícia Castro, esses pequenos momentos tornam mais prazeroso o trabalho docente e ainda de acordo com a mesma, retornar de seu período de afastamento doutoral e ter a satisfação de trabalhar com uma turma tão envolvida e cativante é de expressivo significado.Abaixo, seguem alguns registros fotográficos do momento.






Profª.: Fabrícia Castro

Turma do VII Bloco

Estudantes e Professoras

Professoras

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Curso de Especialização em Ensino de Ciências da UFPI/CSHNB

        Trabalhando com a disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS NO ENSINO DE QUIMICA, tivemos a oportunidade de discutir sobre: métodos, metodologia e técnicas de ensino. Além de trabalharmos mais a finco algumas Técnicas de Ensino. Dessa forma, a EXPERIMENTAÇAO surge como excelente forma de atrair e estimular o senso criativo e crítico dos estudantes, principalmente no Ensino Médio. Como sugestão de atividades, disponibilizamos o material a seguir:

Atividades experimentais investigativas no ensino de química
       


quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO SEMIC 2019/IF Cedro

          Na manhã do dia 04/12/2019, houve o momento de apresentação dos trabalhos. As salas foram divididas de acordo com os eixos abaixo:
     -Engenharia de Software; 
     -Controle e Processos Industriais; 
     -Informática na Educação; 
     -Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs; 
     -Informática na Educação; 
     -Formação de Professores; 
     -Educação Matemática; 
     -Práticas de Ensino; 
     -Gestão, Currículo e Políticas Educacionais.
          A nossa contribuição se deu no eixo de Formação de Professores/Educação Matemática. O objetivo da equipe organizadora foi de colocar como avaliadores, professores que não necessariamente trabalhassem com a temática dos trabalhos apresentados, pois essa é uma forma de se investigar se os estudantes conseguem transmitir aos avaliadores a ideia central da pesquisa que estão realizando.
          Os trabalhos avaliados foram:


TÍTULO DO TRABALHO
01
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Francilene de Souza Pastoura, Francisco José de Lima, João Nunes de Araújo Neto
02
APORTES TEÓRICOS SOBRE ASPECTOS DA APRENDIZAGEM QUE DIFICULTAM O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS INGRESSANTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Joyce Pereira Oliveira, Francisco José de Lima
03
APROPRIAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O QUE DIZ A LITERATURA?
Marcelo de Sousa Machado, Francisco Jose de Lima
04
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR-ORIENTADOR
José Araújo Almeida, José Iellyson Ribeiro Barros, Kaique Bizerra Tomaz, Roberta da Silva
05
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NA PERSPECTIVA DAS COMUNIDADES DE PRÁTICAS A PARTIR DE DIÁRIOS OBSERVAÇÃO
Larissa Oliveira Bezerra, Celestina Barros de Souza, Ana Cristina de Oliveira Nogueira, Roberta da Silva
06
GESTÃO DE SALA DE AULA: O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Luana Clementino Ferreira, Roberta da Silva
07
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Meirilania Primo, Francisco José de Lima
08
SALA DE AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO Maria Laísse Bezerra de Souza, Roberta da Silva
09
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: REVISÃO DA LITERATURA
Elisama Costa Tomaz, Francisco José de Lima

           A seguir, o registro fotográfico dos participantes:
Joyce, Francilene, Ielysson e Kaique

Luana, Meire e Larissa

Marcelo, Laisse e Elisama
Professores avaliadores:Edneide Silva (UFPI), Leda Cabral (IFCE);Marcos Silvano (IFCE) e Nivaldo Baia  (IFCE)           e demais participantes



      Ao final da manhã do corrente dia, estamos a agradecer a toda equipe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós graduação e Inovação (DEPPI), de modo particular ao Prof. Dr. Francisco Jósé de Lima pelo convite para nossa participação no evento, bem como pela confiança creditada no trabalho que estamos desenvolvendo na Universidade Federal do Piauí.
      
















































terça-feira, 3 de dezembro de 2019

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFCE CEDRO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE Profa. DO CURSO LEdoC/CN DO CSHNB

         
            O  Instituto Federal campus do Cedro está realizndo nos dias 3 e  4 de dezembro o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semic) 2019. O evento é promovido, anualmente, pelo Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi), que no local está sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco José de Lima e tem como objetivo acompanhar e avaliar os projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, conforme as normas internas e das instituições de fomento nacionais, funcionando ainda como espaço para a divulgação dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE. 
          Na tarde de hoje, 03 de Dezembro de 2019, a Profa. Edneide Silva ao lado do Prof. Ciswal Santos, participou da Mesa Redonda com o tema: Teoria e Prática no Ensino de Ciências: experiências do curso de LEdoC/CN em Educação Ambiental. Após a exposiçãoo do Prof. Ciswal, que versou sobre a Educação para o desenvolvimento sustentável e a formação profissional: do local ao global, a profa. Edneide fez suas colocações a cerca da construção na Universidade de espaços não formais de educação/formação que possibilitem o desenvolvimento de ações para estimularem a Educação Ambiental bem como favorecerem aos estudantes dos cursos envolvidos na atividade, o exercício da docência por meio de exposição oral da temática, bem como pela monitoria que esses estudantes fazem como atividade exracurricular.
          Abaixo, seguem fotos das apresentações proferidas no turno da tarde.