quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Artigo: ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

         Olá pessoal, é com muita satisfação que divido com vocês essa maravilhosa notía: hoje o artigo ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, de autoria de Antônio Marcelo Silva Lopes, Poliana de Sousa Carvalho e Edneide Maria Ferreira da Silva, foi publicado na REVISTA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO, V.13, n.1 (2020). Nele, é feito uma análise de quatro cenas da 1ª temporada do seriado Breaking Bad, transmitido pelo canal NETFLIX, objetivando incentivar a sua utilização como estratégia de ensino pelos professores da citada disciplina. Foram selecionadas algumas cenas desses episódios sobre as quais foram analisados: linguagem, precisão científica e aspectos históricos sociais e epistemológicos. Essa análise revelou que a abordagem mostrou-se acessível em relação aos fenômenos químicos representados e que sua precisão científica é considerada coerente. Entretanto, ainda de acordo com os critérios observados, a Química é colocada em xeque, quando se imagina sua utilização e os princípios morais necessários para praticar Ciência. Finalmente, observou-se que mesmo com alguns desvios conceituais, a série pode ser usada para fins didáticos desde que seja com a orientação adequada do professor que deverá realizar as intervenções corretas sobre os conteúdos explorados na série, de modo que os discentes possam refletir com coerência sobre aspectos científicos e sociais, bem como compreender melhor os conteúdos químicos.
       Para que vocês possam realizar a leitura do texto e se inspirar em criar, desenvolver e aplicar estratégias de ensino inspiradoras e motivadoras para o ensino e a prendizagem de Química, diponibilizamos o link da revista. 
Boa leitura e divulguem com seus amigos, professores e parentes!

Disponível em:

Um comentário:

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.