Olá pessoal, é com muita satisfação que divido com vocês essa maravilhosa notía: hoje o artigo ANÁLISE DA QUÍMICA PRESENTE NO SERIADO BREAKING BAD E SUA UTILIZAÇÃO NO
ENSINO DE QUÍMICA, de autoria de Antônio Marcelo Silva Lopes, Poliana de
Sousa Carvalho e Edneide Maria Ferreira da Silva, foi publicado na REVISTA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO, V.13, n.1 (2020). Nele, é feito uma análise de quatro cenas da 1ª temporada do seriado Breaking Bad, transmitido pelo canal
NETFLIX, objetivando incentivar a sua utilização como estratégia de ensino pelos
professores da citada disciplina. Foram selecionadas algumas cenas desses
episódios sobre as quais foram analisados: linguagem, precisão científica e aspectos
históricos sociais e epistemológicos. Essa análise revelou que a abordagem mostrou-se
acessível em relação aos fenômenos químicos representados e que sua precisão científica é
considerada coerente. Entretanto, ainda de acordo com os critérios
observados, a Química é colocada em xeque, quando se imagina sua utilização e os
princípios morais necessários para praticar Ciência. Finalmente, observou-se que mesmo com alguns desvios
conceituais, a série pode ser usada para fins didáticos desde que seja
com a orientação adequada do professor que deverá realizar as intervenções
corretas sobre os conteúdos explorados na série, de modo que os discentes
possam refletir com coerência sobre aspectos científicos e sociais, bem como
compreender melhor os conteúdos químicos.
Para que vocês possam realizar a leitura do texto e se inspirar em criar, desenvolver e aplicar estratégias de ensino inspiradoras e motivadoras para o ensino e a prendizagem de Química, diponibilizamos o link da revista.
Boa leitura e divulguem com seus amigos, professores e parentes!
Disponível em:
Que legal,adorei!😊
ResponderExcluir