quarta-feira, 4 de maio de 2022

PROPOSTA DIFERENCIADA DE TRABALHAR COM O TEMPO COMUNIDADE EM CURSO LEdoC/CN - CSHNB DA UFPI


  Com o surgimento da  pandemia do coronavírus (Corona Virus Disease - COVID-19) diversos setores da sociedade foram submetidos a mudanças. Com a educação não foi diferente. Professores e estudantes tiveram de se adequar  de forma inesperada ao ensino remoto e assim desenvolver habilidades e competências até então não desconhecidas. Embora na Universidade, alguns curso e docentes, fizessem uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), essa prática não era amplamente explorada no meio acadêmico, o que de certa forma, pode ter contribuído para a resistência da comunidade acadêmica em se adequar ao novo cenário educacional.
 Frente a isso, projetos de Extensão foram submetidos e aprovados com a finalidade de contribuir para minimizar a carência identificada ao longo do momento pandêmico. Assim como estratégias metodológicas diferenciadas tiveram de ser adotadas no desenvolvimento de algumas disciplinas acadêmicas. Aqui trouxemos o relato da disciplina de Bioquímica para o Ensino de Ciências (BEC), do curso de Licenciatura em Educação do Campo área Ciências da Natureza (LEdoC/CN) da Universidade Federal do Piauí. 
      A professora responsável pelo desenvolvimento da referida disciplina, vem buscando a cada período letivo, inserir ferramentas digitais em suas aulas ao passo que propõe atividades aos licenciandos que os estimule ao uso das mesmas, possibilitando que os estudantes se aproximem e façam uso recorrente dessas TDICs, tanto no que se refere à sua formação acadêmica quanto profissional. 
    Nesse período, a professora manteve a abordagem da disciplina, na perspectiva alimentar e acrescentou o uso de Livros Paradidáticos com a finalidade de ampliar o arcabouço teórico dos discentes quanto a associação dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina como os fatos do cotidiano. Para tanto, tendo duas turmas, a docente trabalhou os volumes 1 e 2 do Livro O QUE EINSTEIN DISSE AO COZINHEIRO, MAIS CIÊNCIA NA COZINHA, de Robert L. Wolker, Editora ZAHAR, 2005. Para cada turma, um volume, e atividades específicas. 
       Por exemplo: a turma 01 ficou com o volume 1 do livro citado. Com a turma reduzida, foi possível trabalhar PodCast e Padlet. Já a turma 02, que trabalhou o volume 2, fez uso exclusivo de Padlet, uma vez que o quantitativo de capítulos correspondia ao número de discentes na disciplina. Com a execução da atividade referente ao Tempo Comunidade do curso, a professora pode ouvir relatos dos acadêmicos do quão importante, ainda que desafiador, foi esse momento, uma vez que, segundo eles, ao longo do curso, em disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, essa foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de associar o conhecimento acadêmico como as ferramentas digitais de modo que a criatividade de cada um foi exaltada e valorizada, além dos aspectos teórico próprios da disciplina. 

     A apresentação das atividades propostas em cada turma, está disponível no EdQuímica EdBem, o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano! no link: https://www.youtube.com/watch?v=eeKm6gTvpSs
     Convidamos a todos/as para nos visitarem no canal, se inscreverem e divulgarem, para que outras pessoas se sintam estimuladas a desenvolver e aplicar formas mais dinâmicas em sala de aula, ainda que no formato híbrido, mas que potencializem a formação daqueles que estão em processo formativo, seja inicial ou continuado. 
Abraços e até breve com mais notícias do que estamos desenvolvendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.