terça-feira, 29 de dezembro de 2020

II WEBNÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO: Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais

 


O PAINEL do II Webnário foi
“Retorno às aulas - COM ou SEM vacina?”. Os painelistas foram o Prof. Dr. Heleonardo Dantas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Picos e o Prof. Dr. Lauro Mota, da Universidade Federal do Piauí – do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, campus Picos.Olá pessoal, estamos passando para apresentar o resumo do II WEBNÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO: Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais, que ocorreu no dia 18 de dezembro. A mediação do evento esteve sob a responsabilidade da Profa. Dra. Edneide Silva e do bolsista voluntário Antônio Marcelo, além da participação dos demais estudantes/bolsistas voluntários do projeto na assistência e transmissão do evento. Aproveitamos para pedir desculpas a todos e todas pelos problemas técnicos na transmissão do evento, e dizer que por isso esse Webnário ficou dividido em 3 partes. No final do resumo estamos disponibilizando o link de todas as transmissões.

O Prof. Dr. Lauro Mota abordou a seguinte temática: “Os desafios do retorno as aulas em 2021”, com questões relacionadas ao retorno presencial frente ao cenário pandêmico atual. Em sua fala, o painelista pontuou que estamos vivenciando um momento de grande transformação, que nos demanda desafios e nos mobiliza a usar uma série de recursos externos (tecnológicos) e internos (de ordem emocional) no enfrentamento dessas condições adversas e que a instituição escolar, as Universidades, a educação como um todo, necessita e exige que os professores se mobilizem velozmente no atendimento das necessidades de seus alunos/as, na tentativa de minimizar os prejuízos causados, uma vez que esse período que está sendo desconhecido para todos/as.

O grande desafio é pensar no retorno das atividades escolares tanto na educação infantil, no ensino fundamental, médio e superior. Propor atividades de reencontro, a retomada dessas atividades com alternativas de enfrentamento diante das condições que estamos vivendo na atualidade.

Ainda foi destacado pelo Prof. Dr. Lauro, a importância de garantir a segurança de todos da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), criar condições para assegurar que as pessoas possam retornar sem ser contaminadas, muito embora saibamos que essa ação deve ser pensada e estruturada pelo Estado. Acredita-se que a situação mais indicada é que as aulas presenciais só ocorressem após campanha de vacinação em massa da população.

Nesse contexto também existe o desafio do retorno de forma remota, na qual precisa-se garantir que as pessoas tenham condições de terem acesso ao ensino remoto, visto que, existem dificuldades tanto dos estudantes como dos professores, em se adequarem a situação.

Destaca-se ainda a falta de condições docente, visto que a maioria não tinha os recursos necessários ou passou-se a utilizar dos recursos de forma privativa, pois nem todos tinham domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Outro fator abordado, foi a desigualdade de gênero, pois as professoras passaram a ser mais sobrecarregadas com relação as atividades, pois além das atividades da escola, há também as atividades domésticas. E tudo isso pode implicar em adoecimento, cobrança excessiva, ansiedade e mesmo depressão.

Já o Prof. Dr. Heleonardo Dantas, abordou em sua fala a relação da pandemia e as escolas no mundo, assim como os impactos que a pandemia causou em diversos setores da sociedade, a saber: economia, educação, saúde, transporte. Trouxe dados interessantes e atualizados que nos remetem a pensar sobre os critérios que devemos observar para tomar a decisão sobre o retorno ou não das aulas.

Dessa forma, segundo o painelista, observam-se que na pandemia vários problemas e prejuízos foram identificados, podendo ser destacados aqueles vinculados ao não suprimento das necessidades formativas dos indivíduos por meio das atividades remotas, se comparadas as oportunidades que podem ser lançadas para alcançar esse objetivo quando se faz uso das aulas presenciais. Outro aspecto abordado foi sobre o corte da merenda escolar de milhões de alunos/as, apesar de que algumas escolas estão distribuindo as merendas escolares. Por último há a questão do impacto da saúde mental e psicológica, devido a perda do convívio social. O fechamento das escolas afeta principalmente as crianças mais vulneráveis, de classe baixa, que pode refletir e impactar contribuindo cada vez mais para o aumento na desigualdade social.

Com isso, o Prof. Dr. Heleonardo aponta que teremos sérios problemas causados pelo fechamento das escolas e sua abertura deve ser prioridade, mas que deve ocorrer com segurança e baseada em planejamento que assegure as condições necessárias para a aprendizagem dos alunos/as e que leve em consideração a situação da pandemia na localidade.

Todos os dados apresentados pelo painelista foram coletados a partir dos links abaixo, atestando confiabilidade as informações disponibilizadas em sua apresentação.

https://sites.google.com/ifpi.edu.br/boiles/covid19?authuser=0

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55409699

https://www.imperial.ac.uk/media/imperial-college/medicine/sph/ide/gida-fellowships/Imperial-College-COVID19-NPI-modelling-16-03-2020.pdf

https://covid.saude.gov.br

https://www.who.int

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNzRhMWE5ZmEtMjA0My00YjQ5LTlkMTgtZjhmYjFiMjAwN2VlIiwidCI6ImFmZjU2ODdkLTlkZDUtNDJkMS04ZTMzLThjMTIyODk5NzNkOSJ9

http://www.saude.rn.gov.br

http://www.saude.pi.gov.br

https://coronavirus.jhu.edu/map.html

https://www.worldometers.info/coronavirus/

https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse

https://covid.lais.ufrn.br

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55415505

http://revista.ibict.br/liinc/announcement/view/60

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55400341

Além dos dados coletados nos links acima, no final de sua fala o Prof. Dr. Heleonardo, solicitou a divulgação de um aplicativo desenvolvido com a finalidade de contribuir para o enfrentamento à violência contra a mulher e a prevenção à covid-19 com atuação nas cidades de Currais Novos e Acari no Rio Grande do Norte. É possível você conhecer mais sobre esse app no seguinte endereço eletrônico: www.salveela.com.br

Na oportunidade, indicamos também o livro Educação Especial Inclusiva e Formação de Professores: contribuições teóricas e práticas, organizado pelas docentes Geandra Claudia Silva Santos e Giovana Maria Belém Falcão e publicado pela Editora Appris, com contribuição do  Prof. Dr. Lauro Mota.

Para maiores detalhes e mais informações, assistam a transmissão completa do II Webnário, que está disponível no canal do YouTube EdQuímica EdBem – O canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano! Passem lá, se inscrevam e ativem as notificações. Temos certeza de que vocês irão gostar.

Além disso, disponibilizamos abaixo os links de todas as mídias que trabalhamos no Projeto. Nos sigam, curtam e nos ajudem a divulgar nosso trabalho.

Para acessar: II WEBÁRIO – PARTE 1: https://www.youtube.com/watch?v=ZbkQVACXea4

                     II WEBNÁRIO – PARTE 2: https://www.youtube.com/watch?v=qUxYrCXZKw

                     II WEBNÁRIO – PARTE 3: https://www.youtube.com/watch?v=8FmCbpbF0iI&t=4s

Esperamos que vocês tenham gostado do resumo.

BOA LEITURA e FIQUEM EM CASA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.