domingo, 29 de março de 2020

EPIDEMIAS, SURTOS, ENDEMIAS E PANDEMIAS.....o que significam?

Nos últimos dias todas essas palavras que antes eram pouco conhecidas, hoje estão literalmente na boca de todos. Mas, qual o significificado desses termos?
Em 2008, trabalhei como professora de Biologia e na epoca, esse foi assunto de uma atividade. Propusemos naquele momento que os estudantes fizessem um seminário apresentando as doenças características de cada um desses grupos. Foi fantástico, mas confesso que não tenho registros, fato que em muito me entristece, pois não tenho como dividir com vocês. Entretanto, fica a dica.
Quanto as definições, serei bem direta. Vamos lá:
Sgundo a ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388729/Guia_Vig_Epid_novo2.pdf/99464018-d6d1-486b-853b-9871d6eff16f?version=1.0)


O QUE É?
EXEMPLOS
EPIDEMIA:


Elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinado lugar e período de tempo, caracterizando de forma clara um excesso em relação à frequência esperada. manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência prevista. O número de casos, que indica a existência de uma epidemia, varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à enfermidade e local e época do ano em que ocorre.  

SURTO


Tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada (creches, quartéis, escolas, etc.). 
Em algumas cidades (como Fortaleza), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

ENDEMIA

Presença contínua de uma enfermidade, ou agente infeccioso, em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica. As doenças endêmicas podem ser sazonais.
A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

PANDEMIA

Epidemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes.
Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.  A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. 

  Fonte: ANVISA

     Espero que tenha auxiliado e não esqueçam: FIQUEM EM CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.