terça-feira, 19 de novembro de 2019

X Seminário Internacional de Investigação sobre Educação Rural/Uruguai

          No início do corrente mês, a Profa. Msc. Edneide Silva, da UFPI lotada no curso LEdoC/CN, foi apresentar dois trabalhos sobre a temática de Educação do Campo no Centro Augustin Ferrero em Canelones no Uruguai. O evento, reconhecido internacionalmente, aborda a Educação Rural, equivalente a nossa Educação do Campo, de forma a divulgar as atividades executadas no mundo sobre essa modalidade de ensino, bem como as políticas que a regulamentam. Muito embora, haja aspectos consideraveis que diferenciam a situação brasileira da uruguaia, observamos que os desafios e as conquistas se assemelham, principalmete por empenho daqueles que estão diretamente envolvidos com a Educação.
Profa. Edneide Siva em apresentação.
      O primeiro trabalho, foi apresentado dia 07 pela manhã sob o título: Educação no Campo + Educação para o Campo = Educação do Campo! O texto é um recorte da escrita de uma tese em andamento, no Programa de Pós Graduação em Educação, linha Educação em Ciências da UFU. Nele, a autora faz a discussão dos enfrentamentos e disputas no entorno da Educação, defende a necessidade de reflexão sobre as propostas de formação docente e de currículos em funcionamento, e apresentadas no horizonte dos cortes nas políticas públicas, para as pessoas do campo. Dessa forma, o objetivo foi apresentar um panorama geral de algumas legislações da educação nacional que permitiram produzir o que neste século chamamos de Educação do Campo. Do ponto de vista teórico-metodológico, dialogamos com autores do campo da abordagem qualitativa e de pesquisa documental na área da educação, da educação do campo e da Educação em Ciências.
 
Apresentação do segundo trabalho.
          Já o segundo trabalho, apresentado no final do mesmo dia, sob o título: Cursos de Licenciatura em Educação do Campo:perspectivas outras para a formação docente, com palavras-chaves Educação do Campo. Formação inicial. Contextualização, foi escrito com a estudante do curso no qual a professora é lotada, Poliana de Sousa Carvalho. A discente está no VII período co curso e ao longo do mesmo tem mostrado interesse e se empenhado na participação de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. 
          De modo particular, esse trabalho apresenta as  lutas dos movimentos sociais para garantir o surgimento dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Aborda ainda, o diferencial do curso que está na valorização da população e dos saberes do campo, além de apresentar o local de origem como meio adequado para viver e aprender. Outro aspecto abordado no trabalho fundamenta-se no fato de que esse curso é recente, e que não está presente em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território brasileiro, há distinções na sua estrutura organizacional de acordo com as características climáticas, sociais e econômicas do local implementado.  A partir disso, nossa pesquisa, além de apresentar política e historicamente o surgimento nacional das LEdoC’s, caracteriza essencialmente como esse curso foi implementado na UFPI, e de modo mais específico no campus Senador Helvídio Nunes de Barros, além expor as contribuições e impactos sociais do curso na cidade de Picos e macrorregião.  
Entrada do Centro Augustin Ferrero em Canelones no Uruguai, local do evento.
         A participação nesse evento, traz significativas contribuições tanto para a professora, no que se refere a troca de informações e conhecimentos para a conclusão de sua Tese, quanto para a estudante, pois segundo a mesma, esses eventos oportunizam o conhecimento de outras realidade sobre a Educação do Campo, bem como possibilita a troca de vivências e experiências. 
         Para que o curso, bem como o DINTER (Doutorado institucional UFU/UFPI) contassem com representatividade no referido evento, o apoio e colaboração do coordenador do Curso de LEdoC, Prof. Dr. Alexandre Leite, do diretor do campu, Prof. Dr. Gleidson, da secretária do campus, Shiara, do coordenador local do Dinter, Prof. Dr. Petrúcio e do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Arimatéia, foram essenciais e aos quais fazemos agradecimento mais especial.



 
                    

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