terça-feira, 6 de agosto de 2019

Livro: Aprender Experimentando Física, Química e Biologia


O ensino das Ciências, principalmente nas disciplinas de Física, Química e Matemática,com frequência é abordado de forma muito teórica.Na maioria das vezes, tem consistido na transmissão do saber científico,desvinculado do saber popular. Há uma prevalência de conceitos desarticulados do cotidiano, vazios de significado. Esse modelo de ensino pode fazer com que o educando, ao receber informações prontas que nem sempre fazem parte do seu dia a dia, acabe se desinteressando pelo conteúdo de ensino. Além disso, os alunos conhecem e usam as ferramentas tecnológicas para diferentes atividades diárias, mas raramente como apoio para construção de gráficos, planilhas, simulações; que podem ser importantes para a construção do conhecimento, em particular na área das Ciências Exatas. 
A experimentação pode ser uma estratégia de ensino que vincule dinamicamente a Ciência com vivências do aluno. Em outras palavras, é necessário valorizar a visão do conhecimento científico trabalhado na escola como um saber mediador, dinâmico, provisório, capaz de articular o teórico com o prático, o ideal com o real, o científico com o cotidiano. 
As atividades propostas fazem parte das ações desenvolvidas no projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Edital MCTI/CNPq/SECIS No 90/2013 – Difusão e Popularização da Ciência; e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – Fapergs, Edital FAPERGS/CAPES 15/2013 – PICMEL (Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras), proposto pela equipe da pesquisa “Tecnologias no Ensino”. O intuito é instigar e auxiliar os professores da área das Ciências Exatas da Educação Básica a abordar conteúdos de Matemática, Física e Química a partir da exploração de atividades experimentais em seu fazer pedagógico.  
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU DO QUE ENCONTROU POR AQUI? Esperamos que sim, caso contrário, nos envie sugestões.