Objetivos
Ao final da sequência de atividades, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um seminário;
- Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência;
- Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral;
- Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral;
- Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição;
- Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado;
- Reconhecer e utilizar as marcas lingüísticas características de uma exposição oral em um seminário.
Ao final da sequência de atividades, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um seminário;
- Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência;
- Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral;
- Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral;
- Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição;
- Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado;
- Reconhecer e utilizar as marcas lingüísticas características de uma exposição oral em um seminário.
Organização da sala
No momento da apresentação, organize o espaço de forma a facilitar o trabalho. Garanta que os ouvintes possam ver e ouvi-los. Círculo e semicírculo geralmente são disposições mais adequadas, principalmente se o debate estiver previsto na apresentação.
No momento da apresentação, organize o espaço de forma a facilitar o trabalho. Garanta que os ouvintes possam ver e ouvi-los. Círculo e semicírculo geralmente são disposições mais adequadas, principalmente se o debate estiver previsto na apresentação.
Introdução
O seminário tem por objetivo informar uma determinada audiência sobre um determinado tema. É uma situação comunicativa que prevê várias exposições de aspectos diferenciados de um tema comum. Por isso, é situação privilegiada de estudo nas mais diversas áreas: história, Matemática, Geografia, educação Física, ou seja, presta-se ao trabalho com todas as áreas do currículo escolar.
Trata-se de uma situação comunicativa em instância pública - a escolar - que prevê diferentes exposições orais articuladas, mediadas por um coordenador que, ao final, pode tentar articular as diferentes exposições procurando a melhor compreensão do tema pela audiência.
Essas exposições podem ser sustentadas por recursos materiais diversos (retroprojetor, slides, vídeo, Power Ponit, datashow, quadros-sinóticos, músicas, fotografias, apresentações musicais e de dança, tudo o que for mais adequado para esclarecer a audiência sobre o tema), inclusive por esquema escrito que sintetize as principais ideias que serão focalizadas.
Em instâncias acadêmicas, um seminário pode pressupor a organização de um caderno de resumos das exposições que serão feitas, a ser distribuído antecipadamente para a audiência. Da mesma forma, pode pressupor a organização de um volume, posterior às apresentações, com artigos expositivos de cada uma das falas realizadas.
Desenvolvimento das atividades
A organização de um seminário e de cada umas das exposições orais que o compõem precisa dar-se em dois grandes eixos: o da alimentação temática e o da organização da exposição, propriamente.
A alimentação temática é fundamental para que se estude, de fato, o aspecto do conhecimento que se pretende trabalhar. Para esse estudo, é necessário ler textos que apresentem as informações necessárias para a aprendizagem. A exposição oral (assim como o resumo antecipado, se houver, e também o artigo expositivo ou ensaio posteriores ao seminário) pressupõe articulação de informações e seleção daquelas que forem consideradas fundamentais para o tratamento do assunto, de modo a garantir a compreensão da audiência.
1ª etapa
Levantamento prévio dos alunos a respeito do que vem a ser um seminário:
a) o que é um seminário; b) qual a sua finalidade; c) como se organiza; d) quem dele participa;
e) quais os papeis/funções dos participantes; f) em que lugares/espaços sociais costumam acontecer seminários.
O seminário tem por objetivo informar uma determinada audiência sobre um determinado tema. É uma situação comunicativa que prevê várias exposições de aspectos diferenciados de um tema comum. Por isso, é situação privilegiada de estudo nas mais diversas áreas: história, Matemática, Geografia, educação Física, ou seja, presta-se ao trabalho com todas as áreas do currículo escolar.
Trata-se de uma situação comunicativa em instância pública - a escolar - que prevê diferentes exposições orais articuladas, mediadas por um coordenador que, ao final, pode tentar articular as diferentes exposições procurando a melhor compreensão do tema pela audiência.
Essas exposições podem ser sustentadas por recursos materiais diversos (retroprojetor, slides, vídeo, Power Ponit, datashow, quadros-sinóticos, músicas, fotografias, apresentações musicais e de dança, tudo o que for mais adequado para esclarecer a audiência sobre o tema), inclusive por esquema escrito que sintetize as principais ideias que serão focalizadas.
Em instâncias acadêmicas, um seminário pode pressupor a organização de um caderno de resumos das exposições que serão feitas, a ser distribuído antecipadamente para a audiência. Da mesma forma, pode pressupor a organização de um volume, posterior às apresentações, com artigos expositivos de cada uma das falas realizadas.
Desenvolvimento das atividades
A organização de um seminário e de cada umas das exposições orais que o compõem precisa dar-se em dois grandes eixos: o da alimentação temática e o da organização da exposição, propriamente.
A alimentação temática é fundamental para que se estude, de fato, o aspecto do conhecimento que se pretende trabalhar. Para esse estudo, é necessário ler textos que apresentem as informações necessárias para a aprendizagem. A exposição oral (assim como o resumo antecipado, se houver, e também o artigo expositivo ou ensaio posteriores ao seminário) pressupõe articulação de informações e seleção daquelas que forem consideradas fundamentais para o tratamento do assunto, de modo a garantir a compreensão da audiência.
1ª etapa
Levantamento prévio dos alunos a respeito do que vem a ser um seminário:
a) o que é um seminário; b) qual a sua finalidade; c) como se organiza; d) quem dele participa;
e) quais os papeis/funções dos participantes; f) em que lugares/espaços sociais costumam acontecer seminários.
A seguir, o contexto de produção do seminário deve
ser definido:
a) determine a finalidade;
b) defina quem serão os interlocutores;
c) defina o espaço no qual se realizará (escola, por exemplo, ou classe...).
Além disso, a determinação da data, grupos e planejamento de modo geral devem ser definidas.
a) determine a finalidade;
b) defina quem serão os interlocutores;
c) defina o espaço no qual se realizará (escola, por exemplo, ou classe...).
Além disso, a determinação da data, grupos e planejamento de modo geral devem ser definidas.
2ª etapa
Elaboração de um roteiro para orientar a apresentação do grupo:
a) qual a finalidade do seminário;
b) quais foram os participantes;
c) como foi organizado: ordem de participação; função dos participantes, por exemplo;
Elaboração de um roteiro para orientar a apresentação do grupo:
a) qual a finalidade do seminário;
b) quais foram os participantes;
c) como foi organizado: ordem de participação; função dos participantes, por exemplo;
Ao final o grupo deve se reunir e auto-avaliar,
considerando:
a) como se deu a exposição de cada participante:
como iniciou a apresentação, como terminou, que recursos utilizou, se foi
possível compreender o que foi exposto e porque, entre outros aspectos;
b) como se deu a participação da audiência (em quais momentos foi participação direta perguntas, por exemplo; se houve anotações; se as perguntas foram adequadas ou não e porquê, de que maneira as perguntas foram apresentadas por escrito e lidas pelo coordenador do seminário ou em viva voz pelos participantes);
c) de que maneira o seminário terminou.
b) como se deu a participação da audiência (em quais momentos foi participação direta perguntas, por exemplo; se houve anotações; se as perguntas foram adequadas ou não e porquê, de que maneira as perguntas foram apresentadas por escrito e lidas pelo coordenador do seminário ou em viva voz pelos participantes);
c) de que maneira o seminário terminou.
Seria muito
interessante que o seminário fosse filmado, para que se pudesse utilizar em
estudos posteriores, quando se buscará um aprofundamento na análise. Caso não
seja possível, grave em áudio e depois transcreva alguns trechos para que se
possa estudar as expressões utilizadas na abertura e fechamento do seminário, a
maneira de apresentar cada participante, os modos de passar a palavra para a
audiência para sua intervenção, a organização interna das exposições, assim
como suas arcas lingüísticas.
Esta etapa é, portanto, a momento de participar de um seminário para estudá-lo.
Esta etapa é, portanto, a momento de participar de um seminário para estudá-lo.
3ª etapa
Deve haver em sala de aula, momentos próprios para as dúvidas serem elucidadas e os alunos treinarem suas apresentações.
Deve haver em sala de aula, momentos próprios para as dúvidas serem elucidadas e os alunos treinarem suas apresentações.
Avaliação
A avaliação deve acontecer no processo e no final e serão seguidos os critérios abaixo com a finalidade de orientar tanto a professora quanto aos alunos.
A avaliação deve acontecer no processo e no final e serão seguidos os critérios abaixo com a finalidade de orientar tanto a professora quanto aos alunos.
CRITÉRIOS
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NOTA MÁXIMA
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NOTA OBTIDA
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O uso do tempo (20-30 minutos) foi adequado?
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1,0
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Houve organização e planejamento da apresentação?
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1,0
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A postura foi adequada (gestos, movimentação,
olhar, voz)?
|
1,0
|
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A apresentação foi clara e objetiva?
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3,0
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O discente demonstrou conhecimento sobre o
assunto abordado?
|
3,0
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Os recursos didáticos (imagens, textos, etc.)
foram usados de maneira correta?
|
1,0
|
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TOTAL
|
10,0
|
|
REFERÊNCIA:
Revista
Nova Escola Online (ADAPTADO): http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml
Acesso:
06/08/2014 as 23:24h.
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